Retomar o crescimento com a política industrial, por Benjamin Steinbruch

País precisa aproveitar ambiente econômico para substituir “política rentista” por estímulos ao crescimento sustentável, propõe empresário 
 
Indústria automobilística Foto Agência Brasil
 
Jornal GGN – O Brasil precisa aproveitar a retomada positiva de alguns índices econômicos para “se recuperar dos três anos de retrocesso econômico”, resultado de políticas “conservadoras”, “rentistas” e de “viés ideológico”. E um dos princípios que devem nortear a recuperação é investir e criar um ambiente saudável para a indústria nacional. É o que defende o diretor-presidente da CSN na sua coluna desta terça, na Folha.
 
O empresário diz que é “lamentável e até ingênuo” o discurso de que todos os incentivos setoriais são os “vilões da crise fiscal”, argumentando que nos países europeus setores estratégicos, como o automobilístico, seguem sendo incentivados pelo poder público. Steinbruch também pontua que a desindustrialização brasileira é uma das principais causas da perda de receitas do governo. Leia a seguir o artigo na íntegra.
 
 
Benjamin Steinbruch
 
Folha de S.Paulo
 
É preciso compensar o rentismo para ter notícias boas
 
Uma razoável sequência de boas notícias deu certo refresco ao cenário econômico do início de ano.
 
A Bolsa bateu recordes de alta no Brasil e nos Estados Unidos. O superavit da balança comercial brasileira atingiu US$ 67 bilhões em 2017, o maior da história.
 
A previsão de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) se aproxima de 3%. A inflação continua abaixo da meta de 4,5%, e a taxa de juros básica, embora ainda alta, está para 7%.
 
Até o deficit fiscal da União, calcanhar de Aquiles para a atual equipe econômica do governo, ficou R$ 30 bilhões abaixo do esperado.
 
Trata-se, sem dúvida, de onda favorável, mas o país está longe de comemorar uma nova fase de conquistas econômicas. Além das reformas, faltam ações afirmativas em áreas importantes para engrossar esse movimento gerador de boas notícias e estimular a volta do crescimento sustentável.
 
É lamentável e até ingênuo que os incentivos setoriais sejam todos considerados vilões da crise fiscal. Com essa justificativa, vem sendo adiado, por exemplo, o acordo para que a indústria automobilística possa acompanhar a atualização tecnológica em curso no mundo.
 
Enquanto isso, outros países, menos infectados pela ingenuidade neoliberal, oferecem generosos subsídios e isenções tributárias aos carros elétricos, que consomem energia mais limpa. Na Noruega, os elétricos já respondem por metade dos automóveis novos vendidos.
 
Para se recuperar do trauma, a indústria, que encolheu 17% em três anos, precisa de apoio creditício, com juros civilizados, para que possa operar em condições de igualdade com seus concorrentes globais. Setores estratégicos e aqueles voltados para o futuro tecnológico e digital precisam —por que não?— de incentivos.
 
Esquemas retranqueiros, como sabemos, não ganham jogo e não vão ajudar a consertar nosso calcanhar de Aquiles, a crise fiscal. Podem agravá-la.
 
A desindustrialização brasileira é uma das principais causas da perda de receitas do governo. Um trabalho da Fundação Getulio Vargas, publicado meses atrás na revista “Conjuntura Econômica”, mostra que a contração de 4,2% na arrecadação federal de 2011 a 2016 teve como uma das principais causas a redução de 22% das receitas tributárias provenientes da indústria de transformação.
 
Agora que o Brasil começa a se recuperar dos três anos de retrocesso econômico, chegou a hora de refletir sobre quanto custou ao país o conservadorismo que agravou a recessão desnecessariamente com juros exorbitantes, enquanto o mundo praticava taxas negativas.
 
Será difícil identificar, no passado e no futuro, outro caso de país que tenha convivido ou venha a conviver com juros tão absurdamente altos em momentos de devastação recessiva.
 
A política rentista e o viés ideológico fizeram com que os juros fossem mantidos, durante toda a recessão, em nível muito mais alto do que a inflação exigia. Ainda hoje, a inflação está em 3% ao ano, e o juro básico, em 7%. Isso foi -e continua sendo- um desastre para o país: encareceu o custo de capital, aumentou as despesas com a dívida pública, espalhou desemprego, fechou negócios, destruiu consumo e reduziu renda.
 
Em resumo, a enorme recessão brasileira foi agravada impunemente por uma política rentista que tem de ser compensada com muito mais do que foi feito até agora para que as boas notícias do começo do ano sejam melhoradas. 
Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Depois de destruirem a amão

    Depois de destruirem a amão de obra especializada, colocarem engenheiros trabalhando de camelô, interromperem a educação de milhares de estudantes, implantarem uma discplina baseada no terrorismo do desemprego, reduzirem salários, acabar com toda e qulauquer polpitica de recurso humanos estão preparados para o voo da galinha que planejaram com tanto empenho. 

    A satisfação dos tolos é proporcional a sua decepção com a própria estupidez.

  2. Efeitos Colaterais e Babados Mais da Bruta Mediocridade Golpista

    Benjamin, tá difícil de entender que não se jogam mais de 54 milhões de votos e toda uma política de desenvolvimento social para diminuição da desigualdade, no lixo impunemente?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador