Supercapacitor de silício pode amplificar bateria de celulares

Jornal GGN – Cientistas da Universidade de Vanderbilt, nos EUA (Estados Unidos), desenvolveram um tipo de supercapacitor feito de silício que poderia garantir, com apenas uma carga, uma semana de uso ininterrupto de aparelhos celulares. Instalado em um microchip, o silício capta a energia (elétrica ou solar) por meio de íons localizados em sua superfície. O tempo de carga é garantido, segundo os pesquisadores, porque o material não trabalha à base de reações químicas, como acontece com as baterias tradicionais.

O silício, à primeira vista, não seria o material mais interessante para o desenvolvimento de células para armazenamento de energia. Alguns cientistas da comunidade internacional, segundo os desenvolvedores, poderiam dizer que se trata de “uma ideia maluca”. “Se você perguntar a especialistas sobre como fazer um supercapacitor de silício, vão te dizer que é uma ideia louca. Mas nós encontramos uma maneira fácil de fazê-lo”, explica o professor Cary Pint, que chefiou a pesquisa.

Os cientistas de Vanderbilt revestiram o silício de carbono, garantindo propriedades energéticas adicionais ao material. Além disso, eles usaram nanotecnologia para aprimorar ainda mais os resultados. Grafeno em escala nanométrica também foi aplicado na superfície do silício, estabilizando suas propriedades de armazenamento de energia para que possa ser usado como uma bateria de longa duração.

Com informações do Mashable.com

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador