Tecnologia inteligente invade a linha-branca

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

A cozinha do brasileiro ficará cada vez mais high-tech. Os fabricantes de eletrodomésticos promovem uma verdadeira corrida para adaptar tecnologias da indústria de tablets e smartphones nos lançamentos de geladeiras, fogões e lavadoras. A Whirlpool, dona das marcas Brastemp e Consul, começa a vender nesta terça-feira (14), seu ‘smart fogão’, um produto desenvolvido no Brasil e considerado pela empresa o item mais “conectado” do seu portfólio global.

O fogão permite ao consumidor baixar receitas em um aplicativo no smartphone e programar o forno para prepará-las automaticamente. Esse é o segundo eletrodoméstico conectado à internet lançado pela companhia no Brasil. O primeiro foi uma geladeira que permite compartilhar listas de compras com toda a família.

“Estamos entrando na era da conectividade. O consumidor quer se comunicar com o produto”, diz o diretor de Design e Inovação da Whirlpool na América Latina, Mario Fioretti. Para se adaptar a essa tendência, a companhia trouxe profissionais da indústria de tecnologia para trabalhar nos seus quatro centros de inovação no Brasil. “Antes, nossos designers planejavam todo o layout do produto. Desde 2010, esse trabalho envolve também uma equipe que estuda a experiência do usuário para interagir com o produto”, explica Fioretti.

Corrida

As duas maiores fabricantes de linha-branca no país vão ampliar os lançamentos neste ano. A Whirlpool apresenta hoje 32 novos produtos de um total de 160 que lançará no varejo brasileiro – 15% a mais do que em 2012. Já a Electrolux trará cem novos produtos neste ano, 30% a mais do que em 2012.

Desde dezembro de 2010, a Electrolux oferece produtos da linha “i-kitchen”, que vêm equipados com tecnologia de smartphone, como telas touchscreen, memórias carregadas de receitas e entrada USB. Os produtos ainda não se conectam à internet, mas são capazes de interagir com o consumidor, segundo a gerente de produto da companhia, Luana Inocentes. Criada no centro de desenvolvimento de produtos da Electrolux em Curitiba, a tecnologia será “exportada” para unidades da empresa dos Estados Unidos e na Austrália. “O Brasil é referência em inovação na Electrolux”, disse Luana.

Utilidade

A inclusão de novas tecnologias nos eletrodomésticos só faz sentido se trouxer benefício real ao consumidor, afirmam as fabricantes. “Estamos avaliando produtos com conectividade, mas o benefício precisa ser relevante para o consumidor. Ele não vê utilidade em entrar no Twitter pela geladeira ”, disse Luana. A Whirlpool concorda. “O consumidor não quer firula. Ele quer uma funcionalidade que torne sua vida mais fácil”, diz Fioretti.

A LG oferece produtos “superinteligentes” no exterior, como lavadora e aspirador de pó que podem ser controlados à distância. A empresa, no entanto, entende que a demanda por esse produto ainda é restrita no Brasil. O problema é que a tecnologia vem com preços salgados. “O brasileiro com condições de pagar por uma lavadora que pode ser controlada à distância, por exemplo, já tem um empregado doméstico em casa que faça esse serviço por ele. Então, ainda não sentimos o interesse por esse tipo de funcionalidade”, disse Marcelo Perin, diretor de vendas de linha branca da LG Electronics do Brasil.

Em um cenário de custos mais caros para empregados domésticos, a perspectiva dos fabricantes é de que mais consumidores limpem a própria casa e precisem de tecnologia para facilitar a tarefa. Outra tendência é de uma explosão de aparelhos conectados no mundo. A estimativa da Ericsson é que até 2020 existirão 50 bilhões de dispositivos conectando pessoas com outras pessoas ou com objetos, como carros e geladeiras. 

Ver original

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador