A desvalorização das ações da Petrobras

Do Valor

Ações da Petrobras já estão abaixo do valor patrimonial

Cláudia Schüffner e Nelson Niero| De São Paulo
06/07/2011 

O valor de mercado da Petrobras está, pela primeira vez desde 1999, abaixo do patrimônio líquido da empresa. O indicador é uma maneira de medir o que o mercado coloca de expectativa em uma ação. Quanto maior a diferença, mais se espera da empresa no futuro. Ontem, o preço sobre o valor patrimonial da ação preferencial da Petrobras fechou em 0,98 vez, ou seja, o papel vale menos na bolsa do que nos livros. Para a ação ordinária, a relação era de 1,08 vez.

Maior empresa da América Latina e uma das maiores empresas de energia do mundo, a Petrobras tem hoje uma das ações mais desvalorizadas do setor de petróleo e gás. Na maior companhia do setor, a americana ExxonMobil, a relação está acima de 2,5 vezes. Numa lista de 56 ações elaborada pelo Valor, os papéis da estatal brasileira só ganham de quatro, entre eles, a Petrobras Argentina.

Entre as ações do Índice Bovespa, a maior relação ontem era a da Cielo: 23,91 vezes. O menor, da Eletrobras, a holding estatal do setor elétrico: 0,36 vez na ordinária e 0,45 vez na preferencial.

No caso da Petrobras, as ações, preferenciais ou ordinárias, eram negociadas desde 1999 com um ágio.

Para especialistas ouvidos pelo Valor, a destruição de valor só deve ser revertida quando aumentar a confiança do mercado na empresa. Parte dessa retomada depende da qualidade dos investimentos que a companhia planeja executar, alguns já em marcha.

Almir Barbassa, diretor financeiro da estatal, acha que a perda de valor das ações é resultado de um conjunto de fatores que passa pela capitalização com barris de petróleo (cujo preço foi considerado elevado na época) e aumento da percepção de interferência do governo na companhia. “A capitalização não foi bem entendida e ainda não foi digerida. O investidor acha que fizemos mau negócio”, admite.

A estatal brasileira, que chegou a estar entre as cinco empresas de maior valor de mercado do mundo, estava ontem no 11º lugar, segundo a Bloomberg. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador