A oligopolização da carne

É temerária a iniciativa do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) de patrocinar uma conglomerização do setor de carne no país. O banco estuda cacifar o Friboi para adquirir o concorrente Bertin e outros de porte. Na laranja, a concentração trouxe problemas enormes aos fornecedores. No setor de carne, poderá desorganizar uma cadeia produtiva complexa e competitiva.

Luis Nassif

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Luna,

    acho que não entendi,
    Luna,

    acho que não entendi, mas os problemas potenciais serão para os produtores e nóis!

    Ainda bem que não sou vegetariano.

    Até

  2. E assim estão levando nosso
    E assim estão levando nosso país ao atraso e pro buraco, donde saíremos com muito custo, dentro de algumas décadas.

  3. Como o Brasileiro está
    Como o Brasileiro está deixando de com er carne, pelo preço e também pela saúde, estes oligopólios de grande latifundiários que só produzem para exportação(soja-carne de gado), não vão fazer a mínima diferença com um, dois ou mais donos. Nós os mais de cem milhões de Brasileiros que ganhamos até 600 reais, não notaremos nenhuma diferença.

  4. Nassif,
    É muito pouco
    Nassif,
    É muito pouco provável que aconteça isso que você está dizendo. Hoje, existem cinco ou seis grandes frigoríficos de carne bovina que são os grandes exportadores: JBS-Friboi, Marfrig, Bertin, Minerva, Independência e Mercosul. A Sadia e a Perdigão estão entrando lentamente no ramo do bovino, mas ainda não concorrem. O mais provável é que esses grandes adquiram outros frigoríficos menores, tanto da área de bovino, quanto de suínos e aves. Há muitos frigoríficos menores que não tem escala para disputar o concorrido e especializado jogo do comércio internacional de carne. Veja que a Tyson está entrando nesse jogo justamente comprando pequenos frigoríficos, e é exatamente isso que tem sido a estratégia de apoio do BNDES até aqui. Nada a ver com conglomerização, pelo que sabemos.

  5. Pra entender os problemas que
    Pra entender os problemas que podem surgir de uma concentração no setor dos frigoríficos, recomendo expressamente o livro “Fast Food Nation”, de Eric Schlosser, onde explica a transformação no setor nos EEUU durante o Séc XX e como a produção de carne está nas mãos de 4 ou 5 grupos que controlam tudo. Outro detalhe é que as taxas de acidentes com mutilações e mortes de trabalhadores é a maior de todos os outros setores dos EEUU.
    Algumas consequências:
    – Preço da arroba controlado pelo cartel de frigoríficos.
    – Condições laborais massacrantes.
    – Poucos controles sanitários, com risco de contaminação por E. Coli.
    – Poluição de pastos e efluentes.

    Existe um documentário feito a partir do livro.

  6. Caro Zaka,
    discordando de vc,
    Caro Zaka,
    discordando de vc, essa concentração já está ocorrendo.
    Os grandes, menos Minerva e Independecia, cresceram consolidando a compra de outros menores. Marfrig, Friboi e Bertin compraram vários frigoríficos menores e acabaram c/ a concorrencia regional que sempre existiu na carne.
    P/ o pecuarista tem sido muito ruim essa concentração.
    Se criou grandes grupos exportadores mas, o grande problema fica sendo no dominio de mercado que essas empresas exercem e que pressionam os pecuaristas em relação a poder de barganha e preço.

    Há dois anos foi feita uma investigação, não me recordo se pelo CADE ou pela SDE, sobre a formaçao de cartel entre os frigorificos. Isso existe!! Assim como na laranja.
    E, se o friboi comprar o Bertin, ficará pior ainda. É o primeiro comprando o segundo!!

  7. Até aí nenhuma novidade, é o
    Até aí nenhuma novidade, é o velho capitalismo “à brasileira”.
    Se alguém quiser saber como funciona, é só analisar a operação que colocou alguns bilhões no referido grupo em 2008, via fundos de pensão (Petros e Funcef).
    Não foi à toa que o “visionário”, o “gênio das finanças”, o grande amigo de petista e tucanos, Daniel Dantas, resolveu investir em bovinos.
    É tudo uma grande piada.
    Pra quem não viu, vai a dica: “Nação Fast Food” do Richard Linklater.
    Baita filme.

  8. diante o exposto, essa
    diante o exposto, essa tendência natural da concentração da industria frigorífica e das benesses do financiamenteo público pra corroborar , me
    faço a seguinte indagação: deva eu investir mais na atividade, aumentando eficiência e baixando custos , pra sobreviver como fornecerdor de carne,,,,,,, ou…. aproveitando o assédio das organizações informais do Incra, interessados em intermediar a desapropriação de minhas terras ( terras essas que não tem dupla aptidão…ou seja ,não para agricultura, só pra percuária)para assentamentos de reforma agrária( que vão depender do assistencialismo eterno de nosso governo),facilitando assim a implementação das politicas públicas ,para que as mesmas (terras) venha cumprir sua função econômica e social,aceitando os preços sugeridos e destinando meus futuros recursos da indenização,`a compra de uma carteira de ações (aproveitando o ibovespa a menos dos 40000 pontos) composta da Sadia, Perdigão…..JbsFriboi e Marfrig ??????? me dê uma luz,Sr. Nassif,? sei que o Sr tem as credenciais pra me aconselhar nesse assunto!!! agradeço em atecipaçao pelas sugestoes!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador