A rendição de Temer e a não-solução para a greve, por Luis Nassif

O tique de fechar a boca, como quem está engolindo a saliva que escorre do beiço; as mãos magras, desossadas, melífluas, espelhos da alma; a dissimulação de disfarçar a leitura do teleprompter com observações vazias, e, principalmente, o tom impositivo, ridículo para cenas de rendição, como que estivesse batendo em retirada de costas, para não levar projéteis no traseiro. Todo esse conjunto ajuda a compor a mais execrável personalidade política da história da República.

https://www.youtube.com/watch?v=_-2dQP623Lk

Depois de ameaçar os caminhoneiros com processo e prisão, depois de anunciar o fim dos bloqueios várias vezes, o presidente Michel Temer encerra o dia pedindo peloamordeDeus para os caminhoneiros voltarem ao trabalho. E paga a conta com recursos fiscais, sangrando ainda mais um quadro fiscal desastroso. Aliás, em todos esses movimentos, não foi notada a presença do Ministro da Fazenda, Eduardo Guardia.

A subordinação da política energética à lógica de mercado atropela o próprio documento legal que dispõe sobre o tema, a Lei 9478/97, como informa a economista Ceci Juruna. Aliás, a posição de parte majoritária da velha mídia, não aceitando qualquer decisão que possa impor algum custo aos acionistas da Petrobras, ainda que à custa do bolso do contribuinte e do consumidor, é significativa desses tempos de profunda ignorância jurídica, de desconhecimento sobre o chamado interesse nacional e de adesão cega ao mercadismo mais irresponsável.

É um tratamento escandaloso, a começar do mega-acordo da Petrobras, nas ações propostas por minoritários norte-americanos.

Diz a lei:
CAPÍTULO I

Dos Princípios e Objetivos da Política Energética Nacional

Art. 1º As políticas nacionais para o aproveitamento racional das fontes de energia visarão aos seguintes objetivos: 

– preservar o interesse nacional;

II – promover o desenvolvimento, ampliar o mercado de trabalho e valorizar os recursos energéticos; 

III – proteger os interesses do consumidor quanto a preço, qualidade e oferta dos produtos; (…)

Sendo privada ou pública, como empresa quase monopolista, a Petrobras tem responsabilidades impostas por qualquer princípio de direito econômico. Às vantagens do monopólio deve corresponder a responsabilidade pela política de preços. Em nenhuma sociedade minimamente civilizada, admite-se o poder absoluto de um monopólio em fixar preços. Ainda mais em um preço chave da economia, como o dos combustíveis.

O encontro de contas

Aliás, se houvesse governo, seria o momento de experimentar o encontro de contas, especialmente com estados e municípios. Há um enorme passivo acumulado pela Lei Kandir – que obriga a União a ressarcir os estados de isenções tributárias para produtos exportados. E, na outra ponta, dívidas consolidadas de 1995, que impõem custo alto aos estados devedores. Aliás, dívidas profundamente infladas pelas taxas de juros praticadas pelo Banco Central no período.

Muitos dos estados credores – na ponta da Lei Kandir – estão se inviabilizando na questão previdenciária ou na quitação das dívidas com a União. O encontro de contas ajudaria a normalizar o quadro fiscal, dando um fôlego aos estados e quitando passivos históricos da União.

Luis Nassif

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E assim a vaidade, a

    E assim a vaidade, a arrogância e o passado nebuloso de Temer sepultam a figura pública dele. Ele derrotou definitivamente a si mesmo. Não consegue mais nem bico de chapa ou guia de caminhão em beira de estrada.

    1. Apenas corrigindo: Temer

      Apenas corrigindo: Temer chegou onde chegou, porque nunca foi figura ‘pública’; homem dos subterrâneos nos quais se fez, vai agora para um andar abaixo, o esgoto e, adiante, quem sabe, para outro mais abaixo ainda.

      1. Tentando corrigir a correção:

        Tentando corrigir a correção: Bom seria se ele nunca tivesse tido figura pública, poderia ser perdoado !  Fosse apenas uma figura privada (sem trocadilho) poderia até entrar no reino do céu, onde acredita-se habitarão os pobres de espírito. O que se conhece de sua vida pública, apesar da blindagem, já é mais do que suficiente para ser colocado no inferno. Por mim,  me daria por satisfeito, se cumprisse prisão em um tempo igual a metade daquele em que um ex-presidente e futuro presidente foi injustamente condenado, sem uma mínima prova, por 2 tribunais justiceiros.

  2. Mas agora eu pergunto: não

    Mas agora eu pergunto: não era o que os patos amarelos da FIESP queriam e pediam? Agora tão reclamando do quê?

     

  3. Nessse país sem memória,

    Nessse país sem memória, alguém ainda se lembra dos adesivos nos carros: FORA DILMA E LEVE O PT JUNTO ???

      1. Sexta feira 13

        Esse golpista não passa de sexta feira. Já começaram movimentos de protestos nas cercanias do Palácio do Planaldo. Por enquanto de Moto Boys. Ou Temer cai fora ou o país vai ao caos.

  4. O feito do Michel Temer!
    O Michel Temer conseguiu desmoralizar o golpe e destruir a economia. Cada dia a mais que ele ficar à frente do golpe, mais caro se torna manter esse golpe e mais expostas ficam aa entranhas dos golpistas.

    A população já perdeu a paciência e pode muito bem aderir aventuras totalitárias. O Temer não tem condições de continuar, ele funciona com o Rei Midas às avessas, ou seja, tudo o que ele toca apodrece.

  5. Todo o mundo ganha menos o povo?

    Os caminhoneiros, manipulados pelas empresas de transporte, vão ganhar redução de impostos (CIDE e ICMS dos Estados) e/ou compensação financeira, que também será paga pelo povo. O Governo manterá o Parente e a sua irresponsável política de preços em favor dos acionistas. O país destruiu as suas ferrovias e é refém do caminhão. O povo não apenas pagará a conta em favor dos acionistas da Petrobrás, mas continuará cozinhando a lenha. A greve (ou lockout), que se espalhou e mostrou problemas por todas partes parece ter sido resolvida apenas para as grandes empresas de transporte, mantendo o ruim da política da Petrobras contra o povo. Mas, o povo não fez greve, apenas os caminhoneiros, não é?

  6. Temer conta com o VÁCUO de

    Temer conta com o VÁCUO de Poder ..Golpistas pensam, se não ele, quem estaria disposto a ocupar o cargo por 2 bimestres ?

    O PLANO era esperar as eleições e apostar numa possibilidade (remota) de vitória de alguns de seus candidatos  ..ou isso, ou se fecharia de vêz

    Tirar Temer antecipa a estratégia ..num momento perigoso ..a coisa pode sair ainda mais do controle visto que CADA PARTE da sociedade fragmentada ainda aposta no seu candidato como vencedor no próximo pleito (tem até eleitor de branco e nulo que ainda pensa que se em 51% provocar-se-ia novo pleito  ..inocente)

    AQUI OS GOLPISTAS foram na frente  ..eles tem décadas de experiência

    DIFAMARAM, processaram em tempo recorde, condenaram e prenderam o UNICO líder que poderia, neste momento, ter cacife pra nos levar a uma transição minimamente civilizada (já que ele tb se chamuscou pelo FIASCO de DILMA)

    De positivo é o fato das NOVAS GERAÇÕES entenderem o que é a tal PRIVATARIA que os mais velhos tanto temem, e o que seria do consumidor se o país deles (com  mercados cartelizados subjulgando o Estado) viesse a ser tocado por libertinos, tipo com os BANDIDOS dos tucanos nos tempos de THC (o PIOR dos tipos)

    De negativo, e VERGONHA é o enrosco ainda mantidos pelo Poder Judiciário que insiste em dar ares de legalidade a uma FARSA que mantém na prisão, de forma injusta, LUIZ INACIO LULA da SILVA  ..a unica, na média de opinião, menos pior opção

     

  7. São escritas infindáveis

    São escritas infindáveis linhas para definir Temer como tendo comportamento assim, assado. Escreve-se sobre o que deixa de fazer e o que faz é sempre mal feito, mas, não é escrito sobre algo simples e óbvio que é o fato de ser um traidor, um pústula, um fiel representante da casta que emergiu do lodo que são as pessoas concursadas, se adonaram do Estado dando cartas e tomando o que podem de recursos e mordomias execráveis para si. Temer é procurador do estado de São Paulo, Dallagnol é procurador geral da república e Moro é juiz federal concursado.

  8. Estava ontem mesmo

    Estava ontem mesmo conversando com um dos meus irmãos caminhoneiros. Só posso dizer que a coisa é bem complicada de se analisar, por isso só falo pelo pouco que vi dos autônomos:

    1. Se comunicam direto por zap-zap e sabem o que ocorre no pais todo;

    2. O movimento tava extremamente forte ontem. Os caminhoneiros estão furiosos. Vai ser difícil baixar a temperatura;

    3. Estão sim bem cientes que podem ser enganados por um governo em que não confiam mais;

    4. A princípio nenhum sindicato responde por eles. Mas não sei dizer o quanto é um movimento espontâneo ou organizado por forças alienígenas (leia-se CIA);

    5. Estão sendo fortemente apoiados pela população;

    6. É uma mistureba política. Tem caminhoneiro bolsonarista, petista, fdp e de tudo um pouco. A única coisa que os une é o ódio visceral ao governo;

    7. Estavam recebendo a simpatia da polícia e das FA;

    8. Se as FA querem uma guerra civil é só encostar a mão no primeiro caminhão de autônomo. Como já escrevi: muitas vezes é um patrimônio grande, construído ao longo de toda uma vida. É melhor brigar com um vespeiro;

    9. Estão violentamente p**** com a Globo, que desde sexta tenta jogar a culpa dos problemas do país nas costas deles. Virou inimiga mortal: cínica, falsa, mentirosa. Tinha que ver os palavrões que ouvi ontem.

    Isso foi ontem. Vamos ver hoje.

     

     

    1. O descaso de Temer com a

      O descaso de Temer com a propriedade privada (no caso os caminhões dos autônomos) deixa bem claro como o governo dele é só mais uma ditadura que alega ser de direita (para os que esqueceram história, ditaduras alegam ser de esquerda ou de direita mas são sempre ditaduras). E uma ditadura antinacional bem como os cabeças-brancas de Wall Street gostam: Corrupta, vira-lata e sempre disposta a satisfazer o dono em troca de migalhas.

  9. Eclesiates 1 v2

    Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.

    Chegou lá sem um único voto. Tem menos legitimidade do que os generais-presidentes (porque nunca houve almirante ou brigadeiro presidente? Um picolé de limão para quem acertar!).

    Vai entregar de bandeja para outro ciclo onde retornaremos ao início da República Velha!

    De volta para a República da Espada!

    Sic transit gloria mundi!

  10. Bolsa Diesel

    Alô, coxinhas (em minúsculas mesmo)!

    Vocês eram contra o Bolsa Família porque o dinheiro sai do seu imposto pago. Parabéns! Agora o seu imposto vai pagar o Bolsa Diesel para garantir o lucro dos acionistas minoritário da Petrobrás!

    Antonio Carlos 

    1. Mas por que o povo não vai às

      Mas por que o povo não vai às ruas ? Por que deixamos para os outros decidirem por nós ? Sempre participo de atos da esquerda, mas nem os sindicalistas saem mais dos escritórios. Não há lugar para debate. As universidades se elitizaram, por incrível que pareça tem muito aluno pobre Da Silva neoliberal achando que vivemos numa “meritocracia”.

      O Bolsa Diesel para os acionistas da Petrobrás é o retrato da burrice e apatia nacionais.

  11. Nos temos um vampirão perdulario e ladrão

    Como é que a gente vai sair dessa? Com os militares tomando conta do Palacio do Planalto “apenas até as eleições”, com Temer vendendo até a cueca dos brasileiros e o Brasil cada vez mais na lona ? Porque Michel Temer não sabe fazer outra coisa se não jogar dinheiro publico fora ou no bolso de uns e outros para manter as aparências. 

    1. Em grupos de família a única

      Em grupos de família a única menção direta a Temer que recebi foi uma piada se referindo à possível falta de Viagra …

  12. Com calma nas interpretações

    Com calma nas interpretações nesse primeiro momento. Rendição? As coisas não retornaram ao que eram antes da trupe de assaldo chegar ao poder, ainda faltam devolverem o resto, volta dos valores dos combustíveis e do gás, devolução dos patrimônios subtraídos do estado brasileiro, e mais as multas por danos morais causados aos cidadãos brasileiros.
    Repararam que os projetos desse governo é o mesmo projeto que os tucanos que tentaram nas eleições anteriores e foram derrotados, ou seja, os brasileiros não queriam eles e por isso votaram nos projetos do PT? Então, o referendo revogatório é moralmente justificavel em qualquer direito dito civilizado.

  13. Com calma nas interpretações

    Com calma nas interpretações nesse primeiro momento. Rendição? As coisas não retornaram ao que eram antes da trupe de assaldo chegar ao poder, ainda faltam devolverem o resto, volta dos valores dos combustíveis e do gás, devolução dos patrimônios subtraídos do estado brasileiro, e mais as multas por danos morais causados aos cidadãos brasileiros.
    Repararam que os projetos desse governo é o mesmo projeto que os tucanos que tentaram nas eleições anteriores e foram derrotados, ou seja, os brasileiros não queriam eles e por isso votaram nos projetos do PT? Então, o referendo revogatório é moralmente justificavel em qualquer direito dito civilizado.

  14. O Michel Temer e o Pedro Parente não têm condições de continuar!
    Manter o Michel Temer e o Pedro Parente é prolongar o caos. As manifestações tendem a crescer para outros setores. O próximo foco de instabilidade será a greve dos petroleiros.

    A esquerda tem que aproveitar o momento e entrar em cena para não permitir que toda a insatifação popular seja capturada pela extrema direita!

  15. AVENTAL DOS VELHACOS AGORA SUJAM DE PETRÓLEO

    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

    Maçons chegam a Brasilia

     “Uma comitiva com centena de maços chegou em Brasília vindo de varios estados brasileiros, para representar o povo pedindo um fim a esse governo opressor.”

    Os Velhacos sujaram os aventais de petróleo e nem sabiam o que era o significado da opressão, fizeram política suja e oportunista com os direitos do povo, e se combatem a tirania, foi tirando governante honesta e colocando tiranos no poder para os velhacos continuarem mamando, claro, sem generalizar, na maçonaria também tem gente boa, o correto é, que lojas e potencias que conspiraram para o GOLPE tem que serem fechadas, não era esse o prósito da maçonaria, quem conspirou não são maçons, são conspiradores e da pior espécie, que preferiram o canto da sereia dos poderosos do mercado, ante a escolha democrática dos cidadãos, alguns se acham donos de toda honestidade do mundo, como se além deles as pessoas não tivessem opinião, e muito menos direito de escolha. Agora os aventais estão sujos de toda desordem aos sons de panelas e gritos de masmorra ao comunismo, numa bobeira sem limites em pleno século XXI.

     

  16. Só atualizando: acabei de

    Só atualizando: acabei de trocar uma ideia com motoristas autônomos.

    Eles descobriram a força deles e estão furiosos. Consideram a “oferenda” de Temer uma esmola, tem receio do que vai acontecer depois de 60 dias e tem medo de sofrer represálias por parte de um governo no qual não mais confiam e em representantes picaretas que podem ferrá-los (tem boato de todo tipo circulando no zap-zap, o que os deixa ainda mais indignados). Não confiam mais em ninguém. Da parte deles o movimento não só continua, como vai ser ainda mais intenso.</p><p>Mais: estão recebendo fortíssimo apoio da população e já começam a circular rumores de que só voltam a trabalhar depois da queda do Temer.

    Agravante: muitos estão longe das famílias a dias, o que os deixa ainda mais irritados, obstinados e disposto a irem até o fim, custe o que custar.

    Agora a opinão é minha: não sei o quanto o movimento é espontâneo ou está sendo coordenado por forças alienígenas (CIA, no caso). Pra mim tem toda pinta de algo articulado pela CIA, de modo que os caminhoneiros estão sendo usados para produzir o desabastecimento, que vai produzir o caos total. A desculpa de conter o caos será a justificativa para o golpe militar. Preocupante, pois alguns me disseram estão apenas esperando a tomada de poder pelos militares para terminar com a paralisação… Então…

    ndependente disso constatei in loco que a fúria deles é bem real.

    Veremos…

  17. Temer não apenas é um nada no

    Temer não apenas é um nada no golpe como faz questão de espalhar uma fama que oscila entre completamente inepto e absolutamente vil. Nesse momento pode trocar Temer, Parente… quem for. Nesse momento (depois dos golpistas terem aberto uma fissura na nossa democracia e na nossa soberania, que agora está um buraco enorme dando passagem para os detentores do dólar infiltrarem-se no estado brasileiro) quem for posto lá será contra os interesses nacionais. Claro que Temer, Parente e corja querem se manter no poder. Mas se não forem eles, quaisquer outros que entrarem só entrarão se for pelo rombo dos golpistas nas nossas intituições.

    Nesse momento qualquer tentativa de fechar esse rombo será violentamente sabotada pelos donos do dólar. E deixar o dólar entrar será assumir pobreza e desigualdades características a qualquer subordinado, comuns a todos os países, sem exceção, em que a economia é regida pelo dólar.

    Ainda ia se fizéssemos como a China que deixou o dólar entrar mas sob sua supervisão e controle, e agora o aprisiona e o condiciona segundo seus interesses. Mas enquanto nosso povo, nossa classe média inclusive, continuar acreditando que civilidade é o modelo de civilidade anglo-estadunidense, continuará difícil. É que esse modelo diz que somos subdesenvolvidos, que desenvolvidos são eles, e o pior: que somos um país do futuro, que é para continuarmos trabalhando em benefício deles.

  18. Fato importante a ser

    Fato importante a ser abordado pelo Nassif: a queda de Temer não é um processo simples para os golpistas, pois o sistema golpista que o alçou à presidência (inclusive a lava-jato ) terá que prendê-lo quando abandonar a presidência.

  19. Percebo que essa bagunça é

    Percebo que essa bagunça é reflexo do Brasil atual, qualquer reles aventureiro está “lançando a mão”…..

    todos visam seus interesses, uns poucos são legítimos, a maioria, inconfessáveis……

    A midia, oras, como sempre não foge à luta, faz seu papel sujo, aqueles que querem derrubar o golpisto bombardeiam a moringa do povo  com um futuro caótico, já os apaniguados governistas gritam, locaute!!!!

    Nenhum desses grupos visam ao bem-estar do país e de seu povo…….

    No meio da desordem, da manipulação e das “tenebrosas transações”, como afirmou Mama Joad: nós, o povo.

  20. A HORA é AGORA .. ou FICAR a PÁTRIA LIVRE ou MORRER pelo BRASIL!

    A HORA é AGORA .. ou FICAR a PÁTRIA LIVRE ou MORRER pelo BRASIL!

    …(repassem rápido pra todos que puderem) ==> GENTE BOA do BRASIL ==> agora, de hoje(segunda-feira=28/05) para amanhã é o EXATO MOMENTO de IRMOS TODOS para as RUAS do BRASIL (não podemos mais esperar nem perder o “timing” desta vez!) para nos juntarmos aos que já PARARAM (caminhoneiros, petroleiros, etc.) e aí, TODOS UNIDOS para o BEM e FUTURO do BRASIL, de nossos AVÓS, PAIS, FILHOS, NETOS e BISNETOS e de nosso POVO BOM, ALEGRE e FESTIVO podermos DERRUBAR TODOS os GOLPISTAS num efeito DOMINÓ SEM PARAR até a VITÓRIA FINAL com a “QUEDA de TODOS os PATOS TUPINIQUIS” pois “ESTA é a HORA … a HORA é AGORA! (“quem sabe faz a hora, não espera acontecer – Vandré) pois temos que DERRUBAR todos os GOLPISTAS TRAIDORES da PÁTRIA (incluidos: Ministros, Congressistas, Juízes, Procuradores, enfim, TODOS os GOLPISTAS que TENTAM ARRUINAR nossa PÁTRIA em PROL de GRINGOS … FORA GRINGOS,… FORA TEMER, FORA PARENTE e FORA TODOS os GOLPISTAS e “CADEIA JÁ pra TODOS”, pois NÃO HÁ PERDÃO PARA TRAIDORES da “NOSSA PÁTRIA, MÃE GENTIL”… ou “FICAR a PÁTRIA LIVRE, ou MORRER pelo BRASIL” …!!!

  21. PedroParente, lesa-pátria apátrida, em benefício de quem?
    PEDRO PARENTE, O MAIOR LESA-PÁTRIA DA PETROBRAS EM TODOS OS TEMPOS, SÓZINHO LESOU MAIS QUE TUDO QUE FOI LESADO ATÉ HOJE, EM BENEFÍCIO DE ALGUM TUCANO QUE ESTÁ NA LISTA DOS ACIONISTAS AMERICANOS BENEFICIADOS. Porque ninguem está investigando isso? Quem são esses inevstidores americanos que vão ficar bilionários sem fazer nada, só por uma canetada do lesa-pátria PEDRO PARENTE? Indenização oferecida pela Petrobras para encerrar ação nos EUA é 6,5 vezes maior do que dinheiro recuperado pela Lava JatoEstatal do petróleo anunciou nesta quarta (3) acordo de US$ 2,95 bilhões com acionistas da empresa nos EUA para pôr fim à disputa judicial. Até o momento, Lava Jato recuperou R$ 1,4 bilhão.https://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/indenizacao-oferecida-pela-petrobras-para-encerrar-acao-nos-eua-e-65-vezes-maior-do-que-dinheiro-recuperado-pela-lava-jato.ghtml

     

  22. Achei jogado no lixo

    Você está entendendo que o golpista é julgado incapaz se não exercer os atos dos apressores para os oprimidos?

    Por não aprovar medidas regressivas da quadrillha, artigo 1º:  provoque todo tipo de caos para desestabilizar a Petrobras e a nação.

    Os porquês são os mesmos que atingiram o impeachment, elas por elas; aquele que não completa a traição, se esforçe para trazer o autogolpe militar. 

    A lei do livre mercado tem a mesma força da corrupção.

    O chefe.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador