A S&P condenou Guido e não a economia brasileira

A decisão da agência de risco Standard & Poors – de sinalizar a possibilidade de rebaixar a nota de risco do Brasil – é a chamada crônica da trombada anunciada.

É apenas ameaça de rebaixamento e não consta que – com exceção das contas externas – a economia brasileira esteja às portas da UTI. Mas reflete o desconforto geral com a falta de estratégia e de comunicação do Ministério da Fazenda e do Banco Central.

Há meses alerta-se, aqui, para essa desmoralização gradativa da Fazenda, pela insuficiência do discurso de Guido Mantega, pelo amadorismo das decisões pontuais.

Mas o governo Dilma Rousseff desenvolveu uma insensibilidade para as críticas e para os alertas que já beira a irracionalidade. Assim como em determinado período do governo Itamar, ficarão apenas os que criticam por criticar. Os que pensam a crítica como instrumento de aprimoramento estão prestes a desistir, por inútil.

***

A opinião da S&P é relevante, ao menos para Mantega, Tanto que a agência o alertou em maio e, imediatamente, Mantega deu início a uma série de procedimentos, visando impedir a revisão sobre o Brasil.

Um dos procedimentos mais polêmicos da Fazenda foi em relação ao superávit primário (a economia feita para pagamento de juros) em 2012 e 2013. A taxa Selic havia caído, o PIB estava quase se arrastando. Qualquer teoria econômica racional justificaria a redução do esforço fiscal – em uma tentativa de atuar anti-ciclicamente, isto é indo contra o movimento de resfriamento da economia.

Dentro da equipe econômica, o Secretário de Política Econômica Nelson Barbosa defendeu a explicitação da redução  do esforço fiscal. Ou seja, definir-se-ia uma meta menor e Guido explicaria essa decisão racionalmente ao mercado.

Em vez disso, Guido optou pela sugestão do Secretário do Tesouro Arno Augustin, de mascarar a redução do superávit com uma série de manobras fiscais. Com os olhos do mundo sobre a economia brasileira, julgaram ser possível passar a perna no mercado global.

Quando as manobras vieram a público, mataram o principal atributo de um Ministro da Fazenda: sua credibilidade.

Em um governo racional, Guido seria substituído por um novo Ministro, técnica e operacionalmente mais sólido, que anunciaria como primeira medida a volta à realidade fiscal.

Em vez disso, Guido conseguiu a demissão de Nelson Barbosa – apesar de até as pedras do Palácio do Planalto saberem que o que motivava era ciúme intelectual.

***

A saída de Barbosa foi o petardo final na credibilidade da Fazenda. Mesmo assim, Guido insistiu na manutenção dos expedientes toscos. Como o de inflar as expectativas de crescimento do PIB, para trabalhar em cima de uma meta fiscal mais alta – e ilusória.

Quando soube da possível reavaliação da S&P, com a falta de convicção dos fracos, imediatamente deu meia volta. Nas discussões seguintes, Arno foi voto vencido. E Guido falou da intenção de voltar ao realismo fiscal preconizado por Barbosa.

Em vão. Na quinta-feira saiu a nota da S&P. Longe de representar uma condenação da economia brasileira, a decisão representou a condenação da equipe econômica.

Uma troca inteligente da equipe mataria de imediato a onda que começa a se formar contra o Brasil. Mas a teimosia é maior que a prudência.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador