Ações da OGX caem mais de 30%

Do Estadão

Ações da OGX despencam após confirmação de que poços são inviáveis

Queda do valor das ações chega a 34% após fato relevante sobre inviabilidade do campo de Tubarão Azul

Fátima Laranjeira

SÃO PAULO – As ações da OGX, do empresário Eike Batista, caem mais de 30% na manhã desta segunda-feira, 1, após a empresa divulgar fato relevante em que informa que não existe, no momento, tecnologia capaz de viabilizar economicamente qualquer investimento adicional para aumentar o perfil de produção nos três poços de petróleo do Campo de Tubarão Azul .

A empresa informou ter concluído análise detalhada do comportamento de cada um dos três poços atualmente em operação e diz que eles poderão cessar de produzir ao longo do ano de 2014.

Os três campos são Tubarão Tigre, Tubarão Gato e Tubarão Areia. Com isso, a empresa pedirá à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para suspender o desenvolvimento desses campos.

A OGX informa que não devem mais ser consideradas válidas as projeções anteriormente divulgadas, inclusive as que dizem respeito a suas metas de produção.

Segundo fato relevante, o aluguel pelo afretamento do FPSO OSX-1, plataforma conectada ao Campo de Tubarão Azul, continuará a ser pago à OSX conforme contratado.

A companhia submeterá à ANP uma revisão do Plano de Desenvolvimento com base nas conclusões resultantes desta análise.

Segundo a OGX, o comportamento dos poços produtores de Tubarão Azul levou a empresa a reprocessar e reinterpretar os dados geológicos e geofísicos existentes, o que permitiu a construção de novo modelo de reservatório, onde ficou evidente a intensa compartimentalização e descontinuidade desses reservatórios, o que compromete a produtividade deles. 

De acordo com a OGX, o aluguel pelo afretamento do FPSO OSX-2, plataforma que seria utilizada nesse desenvolvimento, será pago a OSX nos termos do respectivo contrato a partir de janeiro de 2014 e até que essa unidade seja vendida ou destinada a outro local. Pelos mesmos motivos, a companhia decidiu interromper a construção pela OSX das seguintes unidades de produção: FPSO OSX-4, FPSO OSX-5, além da WHP-1, WHP-3 e WHP-4.

Tubarão Martelo. O Campo de Tubarão Martelo continuará a ser desenvolvido normalmente, com primeiro óleo previsto para o 4º trimestre de 2013, conforme cronograma já divulgado. As unidades FPSO OSX-3 e WHP-2 que serão instaladas nesse campo terão o prazo do contrato de afretamento ajustado de forma a dar para a OGX o direito de terminar os contratos sem ônus a partir do 13º e 12º anos, respectivamente.

“Tal modificação do contrato de afretamento do FPSO OSX-3 somente entrará em vigor após a amortização total pela OSX do financiamento contraído pela mesma para construção da unidade, previsto para 2015”, informa a empresa.

Com isso, as partes celebraram um acordo pelo qual a OGX terá um desembolso imediato de caixa para a OSX no valor aproximado de US$ 449 milhões. Pelo acordo, aproximadamente 70% desse montante será empregado no pagamento de custos de construção do FPSO OSX-3 e WHP-2.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador