Apesar de evolução, confiança do comércio ainda é discreta

Jornal GGN – Apesar de registrar a primeira evolução favorável desde fevereiro, o Índice de Confiança do Comércio (Icom) fechou o segundo trimestre do ano com recuo de 6,3% em relação ao mesmo período de 2013. Os dados, divulgados hoje, são da Sondagem do Comércio do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV). 

A taxa interanual trimestral do Índice de Expectativas (IE-COM) passou de -6%, em junho, para -4,7% em julho. No mesmo período, o Índice da Situação Atual (ISA-COM) passou de uma taxa de -7,1% para -8,9%.

O levantamento do Ibre indica que a melhora das expectativas ocorreu de forma mais notável exatamente nos segmentos que observaram as maiores quedas de confiança nos meses anteriores. No segmento veículos, motos e peças a variação interanual trimestral do IE-COM passou de uma avaliação negativa de 16,4%, no trimestre encerrado em junho, para -9,8%, em julho. Material para construção passou de -11,5% para -9,8%; enquanto no varejo restrito houve ligeira piora das expectativas, com as taxas passando de -3,7% para -4,6%, respectivamente.

 
O Índice da Situação Atual (ISA-COM), que retrata a percepção do setor em relação à demanda no momento presente, na média do trimestre terminado em julho, 12,5% das empresas consultadas avaliaram o nível atual de demanda como forte e 28,1%, como fraca. No mesmo período de 2013, os percentuais haviam sido de 15,7% e 23,0%, respectivamente.
 
De junho para julho, o indicador que mede o otimismo com a situação dos negócios nos seis meses seguintes foi o que mais contribuiu para a melhora do Índice de Expectativas (IE-COM), ao passar de uma variação interanual trimestral de -7,2% para -4,9%. A taxa de variação do indicador que mede o otimismo em relação às vendas nos três meses seguintes passou de -4,7% para -4,6%, no mesmo período. 

Segundo o instituto, o resultado é consequência da combinação de piora do quadro atual com a melhora das expectativas em relação aos meses seguintes. Para os analistas do Ibre, passado o período de intensificação da desaceleração do setor em função dos feriados relacionados à Copa do Mundo, as empresas parecem esperar alguma recuperação no volume de vendas ao longo dos próximos meses.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. essa tal da desconfiança no

    essa tal da desconfiança no mercado está evidentemente relacionada à onda de pessimismo espraiada pela grande mídia – o tal do famigerado pig.

    parece que um pauteiro copia o outro ou tenta desdobrar o assunto levantado pelo outro – seria a tal da lei da inércia matando o jornalismo? os caras não lêem o que diz a própria consciência? ou não dão uma espiadinha no que fez e faz o governo?

    e os empresários, como se sabe´m querem é levar o deles, claro e correto par o lado deles. mas uma pesquisa de tempos mais obscurso da ditadura me faz lembrar que a maioria deles é formada por gente que sequer tem o ensino superior. logo, seria a parte sujeita a ser engambelada pelo pig.ou não?

     

  2. Será que vão pensar em

    Será que vão pensar em diminuir a margem de lucro?

     

    Bom, quase tudo é comprado de monopólios… o poder de barganha nem é tão alto assim.
    Mas mesmo assim abusam.

  3. “Seo Nassif” . Jornal GGN o

    “Seo Nassif” . Jornal GGN o novo PIG do pedaço kkkkkkk Mas o grupo Pão de Açucar não teve lucro de1 bi ? Não li, vi somente a manchete. Nem sei se é no último semestre ou no ano passado. Esses criadores da inflação não sossegam o o novo PIG acha que é culpa do Mantega e do Tombini. Desculpe a brincadeira, não consegui resistir.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador