As perdas das bolsas asiáticas

Do Estadão.com.br

Bolsas da Ásia têm novas perdas

Principais mercados asiáticos abriram em forte recuo, mas recuperaram parte dos prejuízos; Europa opera em baixa

09 de agosto de 2011 | 5h 22

Hugo Passarelli, do Economia & Negócios, com Agência Estado e Reuters

SÃO PAULO – As bolsas asiáticas enfrentaram mais um dia de perdas nesta terça-feira, 9, após fortes quedas nosmercados europeus e em Wall Street na véspera. A alta de 6,5% do índice de preços ao consumidor da China em julho, acima do esperado pelos economistas, ajudou a acelerar as perdas dos índices na abertura. Ao longo do dia, porém, os mercados conseguiram se recuperar, o que não impediu que algumas bolsas da região encerrassem com baixas relevantes.

Os investidores seguem receosos de que uma nova desaceleração afete a economia dos Estados Unidos. Na semana passada, a agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixou os títulos de dívida de longo prazo norte-americanos.

Em Tóquio, o índice Nikkei 225 chegou a cair mais de 4% após a abertura, mas recuperou parte das perdas e encerrou o pregão em baixa de 1,7%, aos 8.944,48 pontos, o nível mais baixo desde 15 de março.

Em um pregão volátil e com pesado volume de negociações, o índice Hang Seng atingiu o pior nível desde julho de 2009. O HSI caiu 1.160 pontos, ou 5,7%, e encerrou aos 19.330,70 pontos – nas últimas seis sessões, o índice já acumula perdas de 16,7%. 

A Bolsa de Xangai fechou estável. O índice Xangai Composto terminou aos 2.526,07 pontos, depois de cair 3,5% na sessão da manhã. Já o índice Shenzhen Composto baixou 0,2% e encerrou aos 1.111,40 pontos.

Em Seul, o pregão chegou a ser interrompido, quando a bolsa acumulava perdas próximas de 10%. O índice Kospi terminou o pregão com queda 3,6%, aos 1.801,35 pontos, ainda assim o pior resultado desde setembro de 2010.

A Bolsa da Sydney também oscilou fortemente, saindo de uma perda de cerca de 5% no início do pregão para um ganho de 1,2% no fechamento, aos 4.034,8 pontos.

Europa

As bolsas europeias operam em queda nesta terça-feira com volatilidade, dando prosseguimento a uma sessão carregada na Ásia. O índice FTSE 100, da bolsa de Londres, o Dax, de Frankfurt, e o CAC 40, de Paris, chegaram a abrir em alta, mas inverteram a tendência e caíam na primeira hora do pregão.

Às 6h49 (de Brasília), o FTSE 100 caía 1,97%, o DAX perdia 3,67%, e o CAC 40 recuava 1,61%.

Bovespa

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) encerrou a segunda-feira em queda de 8,08%, mas chegou bem perto de ter os negócios interrompidos, o chamado circuit breaker. Isso aconteceria se o Ibovespa – índice que mede o desempenho das ações mais negociadas na Bolsa – batesse em uma perda de 10%. No pior momento do dia, a queda chegou a 9,73%.

(Com BBC)

Texto atualizado às 7h20

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador