As surpresas na recuperação das vendas da indústria

Pelos últimos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados ontem, a indústria finalmente começa a acordar.

São tempos curiosos. Os últimos dados do IBGE, divulgados semana passada, indicavam um quadro de estagnação da indústria. O único setor mais dinâmico foi o de caminhões e máquinas agrícolas , muito mais em função de demanda reprimida (no ano passado os financiamentos estiveram quase paralisados), havendo dúvidas se o crescimento se repetiria nos próximos meses.

Os dados referentes a abril, no entanto, mostram um quadro totalmente distinto, com o crescimento se refletindo em quase todos os setores industriais, insuficiente para repor ainda os níveis de 2011 mas suficiente para reverter a queda dos últimos meses

***

Em geral, essas dissintonias estatísticas ocorrem quando há inflexões agudas na economia – mudanças rápidas de patamar, para baixo ou para cima.

A pesquisa IBGE mostrou aumento de produção em 17 dos 27 ramos investigados. O crescimento no mês foi de 1,8%, puxado principalmente por veículos automotores (8,2%), máquinas e equipamentos (7,9%) e alimentos (4,8%).

Nos dois últimos meses, o setor de veículos automotores acumulou expressiva alta de 15,6%l e o de máquinas e equipamentos de 19,3%; enquanto o de alimentos eliminou  a perda de 4,5% registrada em fevereiro e março.

***

Em relação a abril de 2012, o avanço foi expressivo: no geral a indústria cresceu 8,4% com crescimento registrado em 23 das 27 atividades, 58 dos 76 subsetores e 63,4% dos produtos pesquisados. Ou seja, crescimento amplo e disseminado.

***

As quedas foram em poucos setores, entre os quais os da indústria extrativa (-8,3%), afetada pelas cotações internacionais, a da edição, impressão e reprodução de gravações (-5,8%) e metalurgia básica (-2,1%).

***

Ainda não se produziram análises mais apuradas para explicar essa volatilidade dos indicadores.

Autor de uma avaliação bastante negativa da indústria, em cima dos dados anteriores, o IEDI (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) reformulou parte de suas previsões.

Registrou um conjunto de fatores excepcionais que ocorreram em abril, mas não pode fugir da conclusão final, de que abril foi positivo para todos os setores da indústria. Na margem, a indústria de bens de capital cresceu pelo terceiro mês seguido.

***

Levará algumas semanas, ainda, até o mercado consolidar as novas expectativas em relação ao PIB de 2013. O próprio OBGE recomenda cautela na avaliação dos dados, devido aa extrema volatilidade dos indicadores e do tom negativo de alguns indicadores recentes, como a redução de 5,25% na venda de veículos em maio, e a volatilidade dos indicadores de confiança da indústria, medido pela Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro.

***

De qualquer modo, é o primeiro dado positivo sobre o PIB, desde a desaceleração ocorrida a partir de 2011, como reflexo das medidas prudenciais adotadas pelo Banco Central e pela Fazenda.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador