Atividade econômica no país cai 0,11% em janeiro

Jornal GGN – A atividade econômica apresentou queda de 0,11% em janeiro na comparação com dezembro, de acordo com o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) elaborado pelo Banco Central. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda foi mais expressiva, chegando a 1,34%. Os percentuais divulgados têm ajuste sazonal – ou seja, já estão descontados os efeitos que as diferentes épocas do ano têm sobre a economia.

Levando em conta o período acumulado de 12 meses, o recuo contabilizado pela autoridade monetária chega a 0,39%. Em fevereiro, o BC havia divulgado que o indicador encerrou 2014 com queda de 0,12%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária. Ele é considerado por analistas como uma “prévia mensal” do resultado oficial do PIB, publicado a cada três meses pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O último dado oficial do IBGE foi divulgado em novembro, mostrando que o país cresceu 0,1% no terceiro trimestre após duas quedas consecutivas.

 

(Com Agência Brasil)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ricardo Cavalcanti-Schiel

- 2015-03-16 21:00:25

Recessão à vista

Ainda não estamos tecnicamente em recessão, mas a tendência do índice acumulado não deixa dúvidas de que isso pode se tratar apenas de uma questão de tempo, ou melhor, do simples passar do tempo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador