Atividade econômica recua 0,3% em maio

 

 

Jornal GGN – O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica recuou 0,3% em maio de 2014 em relação a abril/14. Em relação a maio do ano passado, o recuo da atividade econômica foi de 0,1%. No acumulado do ano, a atividade econômica desacelerou de uma alta de 1,4% em abril/14 para 1,1% em maio/14.

De acordo com os economistas da consultoria, a lentidão da atividade econômica é reflexo da política monetária apertada, com juros elevados para combater a inflação e também do baixo grau de confiança de consumidores e empresários quanto à evolução das condições econômicas.
Tudo isso acaba inibindo investimentos das empresas, bem como a disposição em ampliar o endividamento por parte dos consumidores.
 
Houve também recuo de 1,6% na atividade agropecuária em maio, seguido de queda de 0,2% da atividade industrial.
 
Já o consumo das famílias avançou apenas 0,2% na comparação com abril. E o governo teve comportamento um pouco melhor: alta de 0,6%. Os investimentos praticamente ficaram estagnados no mês, mas na relação com maio de 2013, apresentaram queda de 6,8% (4,8% no acumulado de janeiro/14 a maio/14).
 
O melhor desempenho em maio ficou por conta das exportações, que avançaram 0,7% contra abril. Já as importações também cresceram: 0,5% contra o mês anterior.

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador