Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

Banco Central independente de quem?, por Andre Araujo

Banco Central independente de quem?

por Andre Araujo

Fui testemunha presencial da fundação do Banco Central em 1966 por iniciativa de Roberto Campos. Eu era então funcionaio do Banco do Brasil e quase todos meus colegas foram para o BC. Só não fui porque já tinha outro projeto em andamento. Conheci e fui amigo da turma pioneira do BC de Denio Nogueira, a primeira leva de funcionários veio toda do Banco do Brasil.

Esse “mantra” de Banco Central independente vem da mesma vala comum dos economistas neoliberais “de cartilha”, que não têm o mínimo conhecimento histórico do tema. NUNCA existiu um banco central POLITICAMENTE independente do Estado, no mundo real a história é outra.

Qual Estado digno desse nome abre mão do poder de comandar a economia? Ah, dirão os Tecos da vida, nos EUA o FED é independente da Casa Branca.

ERRADO. No meu pesado (quase um quilo) livro de 900 páginas MOEDA E PROSPERIDADE, Editora Top Books, trato em longos capítulos dos episódios da demissão “na marra” de dois Chairmen do Fed, Eugene Mayer em 1933 por Franklin Roosevelt e, em 1952, Thomas Mc Abe pelo Presidente Dwight Eisenhower. Ambos NÃO eram afinados com a política econômica do Presidente dos EUA. Sou amigo da neta de Eugene Meyer, Lally Weymouth, editora senior do jornal The Washington Post. Meyer foi depois o primeiro presidente do Banco Mundial, Roosevelt o demitiu porque ele não queria emitir moeda em grande escala para o New Deal, programa para enfrentar a Grande Depressão e o desemprego de 25%. Conheço os bastidores complexos dessa estória. Meyer era poderoso mas Roosevelt mandou ele desocupar a cadeira em uma hora e foi obedecido, ou seria possivel Meyer enfrentar o popular Presidente dos Estados Unidos?

Mas como assim, o Fed não é independente? É LENDA! O poder POLITICO do Presidente dos EUA vale 100, o do Chaiman do Fed vale 1 ou será que tem alguma lógica um burocrata sem NENHUM voto desafiar um Presidente da Nação com milhões de votos? ISSO NÃO EXISTE! O Poder Politico simpesmente NÃO PODE SER AFRONTADO por um burocrata sem votos. O Presidente dos Estados Unidos pede para o Chairman do Fed renunciar, o sujeito vai encarar? Vai ficar isolado do Governo? Claro que não. Então essa LENDA é teórica, para coxinhas da CBN, na vida política real não existe.

Nos EUA o mandato do Chiarman do Fed é DUPLO, assegurar estabilidade monetária e PLENO EMPREGO. Aqui querem a independência só com ESTABILIDADE MONETÁRIA, o que é MUITO FÁCIL, basta jogar a economia numa recessão, com alto desemprego, ninguém tem dinheiro, a inflação acaba.

Na hoje longa história do Banco Central do Brasil há dois periodos: de 1966 a 1994 o BC esteve a serviço do desenvolvimento economico do Brasil, de 1994 até hoje está a serviço do MERCADO FINANCEIRO. Hoje basicamante do Banco Itau, que arrendou o Banco Central como satélite do conglomerado.

É bem verdade que nos governos do PT o Banco Bradesco tinha poder superior ao Itau na regência do BC., são coisas da política e da simpatia.

Quando se fala HOJE em independência do Banco Central está se falando exatamento do quê?

TODOS os dirigentes do Banco Central a partir de 1994 vêm do MERCADO FINANCEIRO ou da Universidade e DEPOIS vão para o MERCADO FINANCEIRO com o cacife de ter sido Diretor do BC. A partir dai viraram MULTIMILIONÁRIOS ou BILIONÀRIOS, manipulando a conexão Banco Central. Estão ai Arminio Fraga que vendeu sua Gavea Investimentos para a J.P. Morgan (dizem por US$700 milhões), Gustavo Franco que vendeu sua Rio Bravo para chineses (dizem por US$200 milhões), Luis Fernando Figueiredo criou sua Maua Investimentos. Todos ficaram podres de ricos e formam a “curriola” do Banco Central, que domina o BC intelectualmente e pelas suas conexões na midia e no mercado financeiro internacional, lembrando que no caso americano do FED os sete diretores com mandatos de sete anos NÃO TEM CONEXÃO com o mercado financeiro, são economistas ACADEMICOS sem empregos em bancos. Não precisa de lei, É REGRA ESCRITA porque é inconcebivel quem tem poder sobre a moeda ser antes ou depois BENEFICIARIO dessa posição para enriquecer.

QUE INDEPENDENCIA MAIS QUEREM? São donos NA PRÁTICA DO BC, mas querem ser donos de papel passado, com escritura e a obtusa, ignorante, idiota MIDIA ECONOMICA compra essa trapaça e vende ao público como uma grande vantagem para o PAIS. É uma grande TACADA, a independencia de papel passado significa entregar o Banco Central às raposas e águias do mercado financeiro. O que ganha o Pais com isso?

NENHUM ESTADO QUE SE PREZE ABRE MÃO DE PODER E MUITO MENOS PODER SOBRE SUA MOEDA.

Aos direitistas, perguntem ao Presidente Trump o que ele acha de banco central independente. Cuidado para para não receberem um pontapé bem dado.

Andre Araujo

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A única coisa que me pergunto

    A única coisa que me pergunto quando acabei de ler esse post é ter a dúvida é saber entre  os presidentes do BC e os analistas econômicos da mídia oficial quais são aqueles que acreditam realmente nessa balela de BC independente e quais são os que pregam isso sabendo que isso é uma asneira que vai dar muitos lucros a eles apesar de ferrar com os países. Arriscaria que André Lara é do segundo grupo, o dos oportunistas, e Gustavo Franco, o do primeiro grupo, os dos fanáticos. 

    1. Veja Cinismo Esclarecido, Peter Sloterdijk

      Eles sabem muito bem disso, são mercenários muito bem pagos para dizer qualquer coisa para defender o rentismo.

      Quem acompanha a historia rescente dos estaos unidos conhece muito bem o motivo do fracasso social do governo Clinton, ele herdou uma gigante divida dos neo-liberais Regan e Bush pai, motivo? Corte de impostos para os mais ricos que aumentaram o deficit da divida americana, Solução? Corte de gastos sociais que tornaram a america mais pobre e reacionária que continua votando em neo-liberais.

      Não é só pelo lucro de curto prazo, é um projeto politico de conformismo a longo prazo.

       

  2. Patrimonialismo
    Esse é o “segredo da cavalaria”. Sabem muito bem que qualquer projeto de pais decente passa por acabar com a farra de juros e do rentismo. Mesmo para um projeto Capitalista, com “C”, isso é condiçao necessária. Ou entao, empurre-se com a barriga e deixe para as proximas gerações uma tremenda divida a ser rolada a peso de ouro sem tocar em privlegios.

    A desigualdade brasileira, o conflito estrutural há muito nao esta mais no chão de fabrica (e cada vez menos estara), mas sim no Orçamento.

    E o maior item de despes publica esta na despesa de juros, isso se sabe desde pelo menos os anos 80.

    Quando eu ouço conversa de coxinhas falando em “levar para administraçao publica principios da administraçao privada”, rindo provoco: “ora, para sanear as contas de uma empresa procura-se atacar o principal item de despesa, o principal “ralo”, nao e? E qual é a principal despesa publica?”

    Ai, começam a falar de Cuba, Venezuela, intervencionismo… É tragicomico.

    Nao é nada gratuita essa baboseira toda de “vai pra Cuba”, “venezuela” “marxismo cultural”…de envergonhar secundarista dos anos 60! Sabem (ou nao querem nem saber) que a encruzilhada está ai, na cara de quem quiser ver.

    Diversionismo puro.

    É a sauva.

  3. Marx
    No livro ‘a guerra civil da frança’, marx conta q a comuna perdeu a guerra quando seus representantes, no momento de tomar o banco de frança, estacaram, intimidados, diante fele, e entregaram-no aos burocratas da burguesia tidos como ‘mais preparados’ p geri-lo.

  4. É por isso que os juros do cartão de crédito é para roubar.

    Os juros do cartão de crédito praticado no Brasil, não existe em nenhum lugar no mundo.

    O Banco Central não regulamenta o mercado, e mesmo se regulamentar, não pune os bancos.

    Os bancos fazem o que bem quiserem aqui no Brasil.

    Então, os juros do mercado, eles é que estipulam e mantém nas nuvems.

    Riem de quem busca o xerife dos bancos.

    Banco Central não é xerife de banco nenhum, tá mais para quenga dos bancos.

  5. Amo todos os post do Andre.

    Amo todos os post do Andre. Ele devia editar um livro, com todos os artigos escritos no GGN.

    Desde a denucia sobre a entrega da Petrobras até a histórica ocupação da França pelos os nazistas, com a elite colaboracionista. André entro num rol do Muniz Bandeira.

     

  6. Na verdade, existe no mundo

    Na verdade, existe no mundo moderno um banco central completamente independente. Este é o Banco Central Europeu. Vá lá que sua independência não vale para a Alemanha, vale só para os demais países da UE, particularmente os que tem pouco peso político como Grécia.

  7. A ignorância perdeu a vergonha

    UAI, independente da sociedade, do DEVEDOR  ..é o credor dizendo quanto o Estado deverá remunerá-lo pra todo sempre.

    É o RABO dominando o cachorro.

    Aqui o BC já não tem compromisso com emprego, crescimento, desenvolvimento, bem estar social  ..disse-se, só preocupado com a inflação (como se nela residisse todo e qq mal)

    O Presidente do ITAU já brada pela previdência privada em todo canto (capitalização)  ..e agora quer a garantia da divida bem remunerada  ..MAMATA, negociata  ..submissão  ..RENDIÇÃO definitiva  ..HUMILHAÇÃO à sociedade, e a boa ciência tb

    uma historinha …ONTÈM mesmo, empurrado pela necessidade, tive que ir a um banco – desses que classifica o cliente como que se fosse uma RES no pasto. Lá, diante de pessoas de “fino trato”, antes de ser atendido, vi “empresários” – ONTÈM MESMO – desfilando um rosário bolSSonarista contra o 13o, as poucas horas dedicadas ao trabalho pelos brasileiros (comparado aos dekasseguis e chineses), contra o excesso de direitos trabalhistas, enfim, um festival de ANIMOZIDADES contra os mais desvalidos  ..teve até um reclamando do SALÀRIO MÍNIMO  ..não resisti, tive que bater na divisória de vidro jateada e listrada pra dizer que estava com pressa, afinal, é difícil ter que encarar ir ao banco e ainda ser submetido a uma saraivada de indecências mesmo que vindo de pessoas “VIP”.

  8. Imbecís

    Infelizmente, não é pequena (conta-se em milhões) a multidão de imbecís que apoia a idéia do Banco Central independente dos governos democraticamente eleitos, total e exclusivamente dependente do mercado financeiro. Ou seja, o fim da democracia. A submissão legal (nunca legítima) do ser humano ao deus dinheiro.

  9. Aproveitando

    E neste mundo de reformas, até agora não ouvi os planos de se cobrar ( seriamente) dos grandes devedores da previdência.

  10. BACEN independente de quem, cara pálida?
    Eu credito a eliminação do Lula das eleições/18 ao fator juros. Lula passou 8 anos no governo sabendo que não poderia deixar de pagar o montante de juros que o orçamento continha. Consequentemente, se voltasse ao governo, fatalmente iria mexer na taxa de juros (diminuindo) e nos prazos dos títulos do governo (aumentando). Os bancos, nacionais e estrangeiros, devem ter feito as contas bem antes de sua candidatura ser registrada. Quanto deixariam de receber de juros em mais 8 anos de governo Lula caso a taxa fosse reduzida. Se, a esse montante acrescentarmos os royalties do petróleo, o PT jamais sairia do poder pois, a cada eleição a população beneficiária do desenvolvimento com inclusão social reconduziria o PT ao poder. Seriam vitórias sucessivas para os candidatos do PT. Onde, então, o Lula errou. Pra mim ele errou ao apoiar a reeleição da Dilma. Se, ali, ele retorna, estaria até hoje no poder e preparando um sucessor para dar continuidade ao desenvolvimento do país. Concordo com o André, BACEN independente de quem, cara pálida?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador