Banco do Brasil começa reestruturação com integração de diretorias

Jornal GGN – O Banco do Brasil deu início a um processo de reestruturação, reunindo a Diretoria de Crédito Imobiliário (Dimob) com a Diretoria de Empréstimos e Financiamentos (Diemp). Atualmente, o BB ocupa a segunda posição no crédito imobiliário, com R$ 53 bilhões em financiamentos, atrás apenas da Caixa Econômica Federal.

Segundo o Correio Braziliense, outra diretoria deverá ser extinta no processo de reestruturação, e é possível que o banco tenha a meta de reduzir em até 18 mil o número de funcionários.

Leia mais abaixo:

Enviado por Marcelo Soares Souza

Do Correio Braziliense

Banco do Brasil inicia processo de reestruturação
 
POR PAULO SILVA PINTO E ANTONIO TEMÓTEO

O Banco do Brasil (BB) acaba de iniciar o processo de reestruturação. Os 93 funcionários da Diretoria de Crédito Imobiliário (Dimob) foram avisados no final da tarde de hoje que a área será integrada à Diretoria de Empréstimos e Financiamentos (Diemp), na qual trabalham outras 133 pessoas. O enxugamento será inevitável. O diretor da seção que está sendo extinta, Hamilton Rodrigues, vai se aposentar.

A Diretoria de Habitação foi criada há cinco anos, separando-se da Diemp, quando o Brasil e o governo bombavam e a popularidade de Dilma Rousseff estava nas alturas. Não há dúvidas de que a área perde prestígio dentro do banco. O foco da área era o programa Minha Casa Minha Vida, uma das principais vitrines da administração petista. O BB é hoje o segundo em crédito imobiliário, com uma carteira de R$ 53 bilhões em financiamentos, perdendo apenas para a Caixa Econômica Federal.

Outra diretoria deverá ser extinta no processo de restruturação, mas ainda não se sabe qual. A extinção da diretoria é o início do processo de reestruturação da estatal comandada por Paulo Rogério Caffarelli. Duas unidades vinculadas diretamente a ele também deverão ser cortadas. Além de reduzir a estrutura organizacional, ele deve anunciar nos próximos dias um plano de demissões voluntárias.

Os números ainda não estão definidos. Comenta-se nos corredores do BB que a meta da instituição da financeira é de reduzir em até 18 mil o número de empregados de um total de 115 mil colaboradores. A ideia do governo do presidente Michel Temer é tornar a instituição mais leve, o que poderá também reduzir o escopo de negócios.

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Privataria Golpista

    Cortar a execução de políticas públicas e repassar aos conspiradores privados os lucros gerados pelos negócios que não serão mais do BB.
    Demissão de 18 mil só nesta primeira etapa!
    Bradesco e Itaú serão os grandes receptadores do que for roubado. 

    “capitalismo de gabinete”: Quem ganha ?

  2. Collor de novo? Mais velho,

    Collor de novo? Mais velho, mais piorado, mais decrépito? Esqueci um detalhe: mais ridículo, como disse bem a  Tiburi.

  3. segundo

    <p>Governo paneleiro:</p><p>Primeiro a Petrobrás,</p><p>Segundo o Banco do Brasil,</p><p>Depois a Caixa Federal,&nbsp;</p><p>Por último o território nacional que terá a venda/terceirização aprovada por 366 deputados. (367 se o Kunha já tiver reassumido).</p>

  4. segundo

    <p>Governo paneleiro:</p><p>Primeiro a Petrobrás,</p><p>Segundo o Banco do Brasil,</p><p>Depois a Caixa Federal,&nbsp;</p><p>Por último o território nacional que terá a venda/terceirização aprovada por 366 deputados. (367 se o Kunha já tiver reassumido).</p>

  5. Muitos funcionarios do BB e

    Muitos funcionarios do BB e Petrobras foram bater panela  na paulista  agora  aguentem .  Um belo dia desses um amigo chamou um UBER no RJ  na  madrugada e pasmem  o motorista  era  funcioanrio graduado  da BR Distribuidora , e falou que  já sabia que sua demissão estava proxima  portanto já estava se preparando  pro pior …

    E o ano que vem tem ;

    Venda da BR Distribuidora  , Venda e parceira das Refinarias  e Comperj , venda das Termoeletricas  ,  e etc…..ou seja vão desmontar  a Petrobras como empresa integrada  .. Inclusive o Pedro AParente  que foi do Conselho de administração da Peroba no Governo FHC é o mesmo que deu a  ideia  de  trocar o nome para   PETROBRAX   

  6. Muitos funcionarios do BB e

    Muitos funcionarios do BB e Petrobras foram bater panela  na paulista  agora  aguentem .  Um belo dia desses um amigo chamou um UBER no RJ  na  madrugada e pasmem  o motorista  era  funcioanrio graduado  da BR Distribuidora , e falou que  já sabia que sua demissão estava proxima  portanto já estava se preparando  pro pior …

    E o ano que vem tem ;

    Venda da BR Distribuidora  , Venda e parceira das Refinarias  e Comperj , venda das Termoeletricas  ,  e etc…..ou seja vão desmontar  a Petrobras como empresa integrada  .. Inclusive o Pedro AParente  que foi do Conselho de administração da Peroba no Governo FHC é o mesmo que deu a  ideia  de  trocar o nome para   PETROBRAX   

  7. Volta ao Passado

    Nos oito anos de FHC o Banco do Brasil e seus funcionários sofreram ataques, foram 8 (oito) anos sem reajuste salarial, a cada dissídio era oferecido um abono que aliviava as contas no momento, mas não repunha as perdas com a inflação, em 8 anos tivemos uma redução real de 50% em nossos salários, vários planos de demissões voluntárias, que de voluntário só tinham o nome, nestes planos havia um terrorismo vindo da alta administração, remoções forçadas de local de trabalho, alguns colegas se suicidaram diante das pressões. A direção da empresa a exemplo do “Petrobrax” queria mudar o nome do Banco do Brasil para Banco Brasil, tirando o “do” do nome, com a evidente finalidade de desvirtuar a missão do BB e retirar o seu vínculo com o país.

    Nos 13 anos de Lula e Dilma, embora não fosse um paraíso, pois parte da cultura imposta pelos neoliberais ficou incorporada na administração do Banco, tivemos momento de relativo maior respeito. Tivemos reposições salariais em todos os dissídios, alguns aumento reais, que embora modestos permitiram aos funcionários auferirem parte do aumento da produtividade.

    O Banco incorporou a Nossa Caixa e o BESC, respeitando os funcionários dos bancos adquiridos, ao contrário das privatizações dos períodos anteriores no Banespa, Banerj, Banestado, onde os funcionários destes bancos foram na maioria demitidos sumariamente.

     O Banco do Brasil na verdade, nos governos Lula e Dilma dentro do presidencialismo de coalizão, ficou na mão do PMDB, mas sob o freio da filosofia de esquerda de preservar maior respeito ao funcionário, segurança no emprego e preservação do poder aquisitivo dos salários.

    Infelizmente, também no Banco, muitos funcionários mostraram-se alienados quanto ao desenrolar do processo político, muitos envolvidos pela propaganda da grande imprensa torceram pela queda da Dilma, outros omissos, mas a maioria cega quanto aos perigos resultantes da implantação dos velhos valores na administração do Banco, para o futuro do próprio Banco e das suas carreiras.

    Agora temos aí, reestruturações, procurando tirar o Banco da área da habitação e voltar à antiga lógica das aquisições, demitir funcionários, vender patrimônio. Em São Paulo e Santa Catarina haverá maiores pressões, pois coexistem agências dos antigos BESC e Nossa Caixa com as antigas agências do BB. É evidente que essa gestão aumentará em muito a taxa de retorno do Banco em relação ao seu Patrimônio líquido, hoje 1/3 dos seus principais concorrentes, Itaú e Bradesco, mas com a redução da sua legítima e justificadora missão em prol da sociedade brasileira.

    1. Consewuenvis
      Poucas palavras resumem: miopia adminastriva, por não entender da extensão da logística do banco.
      Hoje já existe a trava, na rede, da marcação de mercado, ou seja, os salários iguais dos privados, porém a capilaridade do BB é bem maior principalmente, pelo apoio aos agricultores.
      Quero ver o latifúndio, ou “agricultor de camionetão’ se virar sem este modelo…que dá arrego sempre… será que vai dar pros presidentes pedalarem, em benefício do “agro-busines_negocio+from-Caiado..????

  8. Paneleiros aguentem o tiro


    Muitos fuincionários do BB e CEF se manifestaram contra a Dilma abertamente e foram bater panela e gritar na Paulista. Agora aguentem o tiro dos golpístas. E vem mais pela frente. Muitos aposentadosque que também bateram panela já estão sentindo o golpe no corte dos medicamentos gratuitos e não são pobres não porque estes pegavam seus medicamentos nos postos de saúde. São de classe média e média alta que andavam pela farmácias para levar os seus. E vem mais porretada com a falta de aumentos com base na inflação. Gritem agora!!!

  9. ÍCONES

    Petrobrás e Banco do Brasil sempre foram os ícones do país, as jóias da coroa respeitadas interna e externamente. Foram. Agora, o que se espera é o desmantelamento e esquartejamento total dessas duas instituições, que tanto trabalharam para o desenvolvimento desse país. O verdadeiro povo brasileiro está sendo solapado e roubado em suas mais importantes instituições e sem representação política no congresso nacional. As elites neoliberais, colonialistas e entreguistas, conseguiram assaltar  a nação e, rapidamente, tratando de desossar tudo o que encontra de estatal pela frente. A Caixa Federal será a única instituição estatal bancária, mas apenas para atender aos programas sociais e gerenciar as loterias, deixando de operar como banco comercial.O Banco do Brasil e todo o resto será fatiado e vendido. Por isso, necessário diminuir sua estrutura administrativa e o quadro de funcionários, para facilitar a vida dos novos compradores. Estão vendendo o país e se lixando para o futuro da população. Nós ficamos e eles vão embora, morar em países de primeiro mundo, com muita grana nos bolsos, porém pessoas vazias e sem caráter que serão odiadas e amaldiçoadas, juntamente com suas famílias, eternamnte. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador