BCE revê seu programa de compra de dívida

Por Paulo F.

Do dinheirovivo.pt

Ewald Nowotny teme que as imperfeições do mercado que o BCE pretende corrigir possam criar outros problemas

BCE procura plano B para o programa de compra de dívida

17/01/2012 | 12:37 | Dinheiro Vivo

O Banco Central Europeu (BCE) está à procura de uma alternativa ao seu actual programa de compra de dívida, o Securities Markets Program (SMP), segundo reconheceu o membro do conselho de governo da instituição, Ewald Nowotny.

O responsável, que também é presidente do Banco Central da Áustria, assegurou ao Wall Street Journal que existe cepticismo e dúvidas sobre o programa de compra de dívida “porque tememos que as imperfeições do mercado que queremos corrigir com este programa surgam por outro lado”.

“Estamos a discutir outras alternativas possíveis”, que apesar de tudo, reconhece Nowotny, não se afastam muito do actual SMP. Entre as alternativas incluem-se todos os instrumentos de política monetária, afirmou o responsável, evitando entrar em detalhes, segundo o Expansión.

“A necessidade de algum tipo de intervenção é amplamente reconhecida”, indicou. Por um lado, o BCE está debaixo de pressão política para colocar em marcha acções mais agressivas que ponham fim à crise da dívida na Europa, mas por outro lado, muitas vozes procedentes da Alemanha, ou mais concretamente desde o Bundesbank, opõem-se à compra de dívida ou de qualquer mecanismo que se afaste um pouco mais dos estatutos do BCE.

O Bundesbank considera que o programa de compra de dívida coloca o BCE mais próximo da política orçamental que do seu principal mandato, que é manter a estabilidade dos preços. De resto, as discordâncias sobre este tema levaram à saída do presidente do banco central alemão, Axel Weber, assim como à de Jürgen Stark.

O BCE multiplicou por mais de três o seu programa de compra de dívida na última semana, até ao nível mais alto desde Novembro. Elevou para os 3,770 milhões a aquisição de obrigações da zona euro para acalmar o endurecimento da crise da zona euro.

O membro do conselho de governo do BCE está consciente das descidas de obrigações que foram levadas a cabo pelo BCE nos últimos dois meses, assim como a injecção de liquidez a três anos para dar estabilidade ao sistema. Agora, “o próximo objectivo é esperar que as medidas surtam efeito. Então vamos tomar decisões adicionais”, disse Nowotny, acrescentando que o BCE não está a preparar-se para descer os juros.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador