Brasil deve aprofundar os laços com os BRICS

Por Diogo Costa

SOBRE A RÚSSIA, O BRASIL E OS BRICS – Segundo o insuspeito Goldman Sachs, a Rússia terá em 2050 (faltam apenas 36 anos, ou seja, é logo ali) a 6ª maior economia do globo terrestre. 

Entre as 05 maiores economias em 2050, 03 fazem parte dos BRICS, cuja próxima Cúpula será em Fortaleza, no Brasil, em julho deste ano de 2014. 

Entre as 10 maiores economias do mundo em 2050, 04 fazem parte dos BRICS! Seguem as dez primeiras economias em 2050, segundo o Goldman Sachs:

1- China;
2- Estados Unidos;
3- Índia;
4- Brasil;
5- México;
6- Rússia;
7- Indonésia;
8- Japão;
9- Reino Unido;
10- Alemanha.
E não é só isso. Também de acordo com as projeções do Goldman Sachs, a Rússia terá o 4º maior PIB per capita do globo terrestre, entre as grandes nações, no ano de 2050. 

Mais uma vez contata-se que entre os 12 países com maior renda per capita, no ano de 2050, teremos a presença de 03 representantes dos BRICS. Segue a projeção:

1- Estados Unidos;
2- Coréia do Sul;
3- Reino Unido;
4- Rússia;
5- Canadá;
6- França;
7- Alemanha;
8- Japão;
9- México;
10- Itália;
11- Brasil;
12- China.

Como vemos, é um disparate completo e absoluto dizer que a Rússia não terá papel relevante no mundo nas próximas décadas. Este disparate é fruto de mentes colonizadas que ao invés de estudar com rigor as projeções políticas, econômicas e sociais do mundo, trocam o rigor analítico pela repetição acrítica da propaganda ocidental.

A Rússia já é um ator importantíssimo no globo terrestre e todas as projeções futuras aumentam a projeção política, econômica e bélica da Rússia, não o contrário!

O que está a acontecer agora, neste episódio da Ucrânia e da Crimeia, é que alguns reacionários, verdadeiros papagaios dos interesses dos EUA, repetidores de fantasias que são, tratam de escrever textos inúteis e imprestáveis, verdadeiras peças de propaganda anti Rússia e anti multipolaridade de poder global. 

Passam vergonha estes colonizados, mas o tempo há de lhes mostrar o ridículo de suas estúpidas posições.

Agora um pouco mais sobre a propaganda e a tática diversionista do Ocidente, repetida pelos seus papagaios colonizados. Para não falar no Golpe de Estado praticado por nazistas financiados pelos EUA, deitam falação contra a Rússia! 

A quem pensam que enganam com esta torpe tática? Nem o mais idiota ser humano da face da Terra acredita nestes leguleios dos golpistas, dos nazistas e dos imperialistas!

Quanto a questão da Crimeia, basta lembrar que ela cumpriu os mesmos trâmites internacionais pelos quais passaram o Kosovo (quando se separou da Sérvia) e a própria Ucrânia (quando se separou da antiga URSS). Nestes dois casos citados, o Kosovo e a Ucrânia contaram com o apoio incondicional dos EUA, da União Europeia e da OTAN. 

Ou seja, os cínicos criticam a Rússia e a Crimeia a respeito de medidas que eles próprios apoiaram e implementaram em passado não muito distante!

Enfim, as críticas à Rússia são apenas uma lamúria de papagaios dos interesses dos EUA. De papagaios que perderam de vez o senso crítico e o senso do ridículo. 

Que lamentável é constatar que mentes colonizadas insistem com as suas medíocres falácias, e que insistem em trocar a realidade concreta e objetiva dos fatos pelos seus sonhos, delírios e devaneios. 

E chegam, para tanto, os papagaios do discurso dos EUA, até mesmo a apoiar nazistas!

Por fim, notem que em 2050 o PIB dos BRICS será superior ao PIB somado dos EUA e da União Europeia. 

Alguma dúvida sobre o fato de que o Brasil deve aprofundar imediatamente os seus laços políticos, econômicos, sociais, culturais e de infraestruturas com os demais países que compõe os BRICS?

Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. http://en.wikipedia.org/wiki/

    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_GDP_%28nominal%29

    Sua lista está COMPLETAMENTE FURADA. A China tem o PIB metade dos EUA por qualquer criterio, a Alemanha tem economia menor que o México?  Só se for nos filmes do Cantinflas.

    E aprenda uma coisa: os BRICS são CONCORRENTES do Brasil por espaço politico, diplomatico, economico, não são “”companheiros “” do Brasil, disputam alargar seu protagonismo no mesmo picadeiro que o Brasil quer, não tem lugar para todo mundo ao mesmo tempo, a India e o Brasil são disputantes frontais por uma cadeira no CS, não tem cadeira para dois emergentes.

    1. Tu bebeu alguma coisa?

      A lista não é minha, é do Goldman Sachs. Aliás, não é uma lista, mas sim uma projeção. E esta projeção foi feita lá para o ano de 2050, ou seja, não tem absolutamente nada a ver com o PIB ou com o PIB per capita atual dos países citados.

       

      Repito, tu bebeu alguma coisa?

       

      http://es.wikipedia.org/wiki/BRICS

      1.  
        Diogo, você está

         

        Diogo, você está absolutamente certo .

        Acho até que a G.S. está subavaliando o potencial dos BRIC’s  . Acredito que antes de 2040 os gigantes dos BRICS incontestavelmente tomarão a dianteira econômica mundial .

         

        1. Com Renans e Sarneys

          Com Renans e Sarneys dominando as estatais, o futuro está garantido. Grande investimento em pesquisa, educação inovadora e de qualidade, um povo que só pensa no Pais e não nele mesmo, orgulhoso de seus valores civicos e morais,

          uma classe politica patriota e focada no bem coletivo, o futuro dos Brics e do Brasil será brilhante.

      2. GOLDMAN SACHS é a pior

        GOLDMAN SACHS é a pior referencia que voce poderia encontrar no planeta para qualificar projeções.

        GOLDMAN SACHS foi a empresa que inventou os titulos “”sub-prime””, entupiu desses titulos fundos de investimento e de pensões do mundo, deu IMENSO  prejuizo a esses fundos, quando os papeis estavam no chão a GOLDMAN começou a compra-los por centavos e forçou o Governo  americano a montar uma operação de resgate dos titulos.

        O nome GOLDMAN em muitos fundos não passa da porta de entrada.

        Jim O Neal é NÃO é o criador do conceito BRIC, ele apenas divulgou isso e assumiu a paternidade.

        Quem criou o conceito foram os historiadores Robert Chase, Emily Hill e Paul Kennedy em um artigo da revista FOREING AFFAIRS publicado cinco anos antes de O Neall divulgar o acronimo BRIC como se dele fosse.

        O Neall é um economista de banco de negocios, não é um economista de pesquisa e pensamento, suas projeções visam a ganhar dinheiro para o Goldman, não são ciencia economica.

  2. Calma marMOTA, é só pra 2050,

    Calma marMOTA, é só pra 2050, até lá voce ainda poderá falar muita marmotagem, mas o tempo passa viu, tal qual Pasadena . . . . .

    1. Prever economia de cada Pais

      Prever economia de cada Pais para daqui a 36 anos? Não dá para prever para 2015, como se tem a pretensão absolutamente ridicula de se prever para 36 anos à frente?   Quem em 1764 poderia prever a Revolução Francesa, Napoleão, a invasão da peninsula Iberica, a fuga de Dom João VI para o brasil, a independencia do Brasil, Dom Pedro I ?

      É muita falta de noção, alem da pretensão de controlar o futuro como se deus fosse.

      1. Lembrando também, pouco antes de 1989 – 1990,

        o grupo alemão Daimler-Benz, fabricantes dos veículos Mercedes-Idem, achou que deveria investir fortemente no ramo de armamentos; daí andou comprando inúmeras empresas. 

        Só não contava com dois pequeniníssimos detalhezinhos bobos:

        a) a União Soviética do Gorbachov andava meio que sem grana naquela época;

        b) em 27 de junho de 1989, os ministros Gyula Horn, da Hungria e Alois Mock, da Áustria, operando juntos um alicate, eliminaram a cerca que separava os dois países.

        Logo depois, alguns alemães orientais “de férias” na Hungria, passaram para a Áustria.

        E aí, em questão de meses todos os regimes da Europa oriental ruíram, e um comunista alemão oriental meio ingênuo (Günter Schabowski em http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%BCnter_Schabowski), para não dizer bobalhão, com poucas palavras fez ruir o famoso muro de Berlim. Ou seja, pos o prego final no caixão da Alemanha comunista. 

        Daí, os regimes que substituíram esses “comedores de criancinhas” não necessitavam mais armamentos, e quase todo o investimento da Daimler-Benz se revelou inútil. 

        Até chegaram a investir numa fábrica holandesa de aeronaves, Fokker, cujo maior cliente na época era uma tal de TAM; como o investimento não mais valia a pena, a Daimler-Benz permitiu que a Fokker quebrasse. 

        Depois ter rasgado um bocado de dinheiro, a Daimler finalmente descobriu que sabe melhor fabricar automóveis e caminhões, do que se aventurar em outras plagas. Só que, nesse meio tempo, a Audi e a BMW tomaram boa parte do mercado da Daimler. 

        É, quem tem boa bola de cristal, não vende de jeito nenhum ! Nem a Dilma tem. 

      2. Grandes economistas como

        Grandes economistas como Solow ganharam até o prêmio Nobel por seus modelos de cescimento econômico.

        Mas o Solow deve ser burro, diferente do senhor Motta Araújo – o “historiador econômico”.

        1. Absolutamente nada a ver

          Absolutamente nada a ver Robert Solow com essa baboseira. Solow criou uma teoria do crescimento economico onde quatro quintos do fator de crescimento é absorção de novas tecnologias, é a teoria do capital novo como alavancagem do crescimento por aumento de produtividade versus o capital velho que não traz esse fator adicional.

          A teoria de Solow, alias contestada por outros Premio Nobel, não apoia de modo algum qualquer tese de que economias emergentes crescem por si só sem incremento de ganhos de produtividade como resultado de agregação de mais konw ao capital novo;

          A teoria de Solow é contraria à crença de que um Pais cresça só porque tem territorio e povo, se não tiver os fatores de incremento de know how, como educação e inovação. Por essa teoria jamais o Mexico crescerá mais que a Alemanha, que tem um capital teconologico imensamente maior que o Mexico, Solow é um referencial que vai contra a tese de crescimento a partir de tecnologia antiga, só porque no Pais mora muita gente.

           

  3. Essa esquerdalha nao tem

    Essa esquerdalha nao tem jeito

    Parece criança…rs

    A China nao pode ser aliada no Brasil e os interesses dela sao inevitavelmetne contrario aos nossos

    E vice versa.

    A China precisa de naçoes que aceitem suas condiçoes , ou seja que comprem muito dela , se endividem com ela enquanto ela entulha os mercados desses paises com seus manufaturados

    O Andre esta corretissimo, nao ha como os BRICS serem amiguinhos ao estilo Mercosul …rs

  4. sobre a cadeira no

    sobre a cadeira no CS

    Essqueçam 

    Nessa discordo do Andre

    Jamais os EUA e nenhum outro pais do CS ira conceber a ideia de ceder assento para ninguem

    Lugar no conselho é como respeito, nao se pede!

    A China como optou por se impor via força miilitar foi convidada tanto ao conselho como à ONU mesmo que ao custo da expulsao de Taiwan…rs

    As coisas na vida sao assim, ninguem aceita dividir poder com quem nao tem, só há respeito entre ” IGUAIS ” no mundo da geopolitica… 

  5. A base da análise do JIm

    A base da análise do JIm O´Neal são os modelos de crescimento da teoria econômico. No longo prazo, é óbvio que países como Brasil, Índia, Rússia e China estarão entre as maiores economias do planeta: já possuem território, população, e vem rapidamente acrescentando capital, é só questão de tempo.

    O resto é só mimimi de analfabetos em economia que só sabem falar besteira, como o sr. MarMotta Araújo.

  6. “A Rússia já é um ator

    “A Rússia já é um ator importantíssimo no globo terrestre e todas as projeções futuras aumentam a projeção política, econômica e bélica da Rússia, não o contrário!”

    Essa e a desculpa?

     

  7. Previsão para 2050? É mais

    Previsão para 2050? É mais que temerário para um ano tão longínquo no futuro. Dificilmente o panorama político econômico internacional nesse futuro distante se assemelhará a qualquer cenário projetado agora. Ainda tem muita água para correr debaixo da ponte.

     É um engano também considerar que há uma relação direta e automática entre o tamanho da economia de um país e sua relevância no cenário politico internacional, influencia mas não determina. O Brasil é a sétima economia mundial mas tem pouca relevância no jogo político internacional. E o que dizer do Japão, terceira ou quarta economia mundial, dependendo do critério, mas politicamente no mundo é um apêndice dos americanos. 

  8. Grande porcaria de

    Grande porcaria de expectativa;  Brasil passa a ser o 4º PIB e fica em 11º em renda per capta. Ou seja, espera-se que a riqueza do Brasil continue vindo dos seus recursos naturais e não do trabalho especializado do seu povo.

    1. Absolutamente nada a ver

      Hoje o Brasil tem a sexta economia do mundo mas não está nem entre os 50 primeiros países no quesito PIB per capita. É evidente que se chegarmos em 2050 nos termos das projeções apresentadas isto será um inexorável e indesmentível avanço.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador