Hoje: Brasilianas.org discute a independência do Banco Central

Nova edição do programa de debates, na TV Brasil, hoje, a partir das 19h30, convida especialistas a fim de avaliar a independência ou autonomia do BC. Participe encaminhando perguntas que poderão ser selecionadas ao vivo. Clique aqui
 
Atualmente, quem indica o presidente do BC no país é o Ministro da Fazenda, portanto um representante do governo, muitas vezes orientado diretamente pela presidência da república. Após a indicação, o contemplado passa pela aprovação do Senado. Para alguns especialistas, essa falta de autonomia para escolher a própria direção resulta, por exemplo, nas dotações extra-orçamentárias portanto na emissão excessiva de moedas, além da possibilidade de obtenção de recursos adicionais, via pressão política.
 
Por outro lado, existem muitas críticas quanto a independência do BC. O Prêmio Nobel de Economia, em 2001, Joseph Stiglitz, afirmou recentemente durante um encontro na sede do Banco Central da Índia, que “na crise, países com bancos centrais menos independentes, como Brasil, China e Índia, se saíram muito, mas muito melhor do que países com BCs mais independentes, como a Europa e nos Estados Unidos”. Para Stiglitz, não existe problema de instituições públicas serem responsáveis pelos Bancos Centrais, mas sim qual é política orientadora. 
 
Para debater esses argumentos, o apresentador Luis Nassif receberá o doutor em economia pela Washington University, professor do Ibmec e conselheiro sindicato do Banco Central Brasileiro no Distrito Federal, José Ricardo da Costa e Silva; e o ex-economista chefe da Federação Brasileira de Bancos, Roberto Troster e o pesquisador e diretor do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (Cecon) do Instituto de Economia da Unicamp, André Biancarelli.
 
Não perca, será na próxima edição, que irá ao ar, ao vivo, das 19h30 às 20h30, na TV Brasil. 
 
Onde sintonizar a TV Brasil:
 
UHF Analógico Canal 62 (SP)
UHF Digital Canal 63 (SP)
VHF Canal 2 (RJ), (DF) e (MA)
Net – Canais 4 (SP), 16 (DF), 18 (RJ e MA)
Sky-Direct TV – Canal 116
TVA digital – Canal 181
 
Ou assista pela internet: www.tvbrasil.ebc.com.br.
 
Para assistir as edições anteriores: http://tvbrasil.ebc.com.br/brasilianas/videos
Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Brasilianas 29 de setembro de 2014

    O Luiz Nassif com o André deram um Show.

    O Troster e o José Ricardo ficaram sem pai e sem mãe.

    O sorriso cínico do José Ricardo no final do programa dá a clara dimensão da fria em que entrou.

    O Troster  foi pior que a Dilma, não conseguia formular nem uma frase de 10 palavras, tamanho o vareio que levou.

    Estava lendo o post sobre o Waak enquanto assistia, programa de TV de altíssimo nivel Waak, é o Brasilianas do Nassif, o seu está devendo já há um bom tempo, infelizmente.

    O Troster na hora que deu o cruxifixo, digo a Veja para o Nassif, protagonizou um momento impagável da TV, vamos lembrar por anos esta cena, é antológica.

    E o André acabando com as baboseiras dos outros dois participante não tem preço KKKKKK!!!!!

  2. O relativismo das expectativas e da confiança dada a quem

    O regime de metas de inflação, com um BC cooptado por um sistema financeiro sem higidez, como o Brasileiro onde o Unibanco mostrou os verdadeiros donos dos bancos no Brasil, são entidades fantasmas, que estão aqui para enfiar ativos podres nas empresas que operam no Brasil e surrupiar nossas riquezas. 

    A inflação, por motivos de sua complexidade, como bem argumentou o André, não pode ser estimada num horizonte superior a trinta dias, como o efeito na economia real da elevação da Selic se dá no longo prazo, não é honesto falar em aumentar a Selic para combater a inflação alta instântanea. 

    Como a BC mente no seu único argumento que justifica as altas taxas aqui praticadas, o Brasil segue sem credibilidade entre os agêntes econômicos, o que dá vezo a esta bandalheira que são os Spreads bancários e os lucros exorbitantes praticados por aqui.

    Há de se mexer nesta caixa preta, onde só instituições financeiras e seus agregados lucram em cima do povo e da nação.

    O Brasil precisa retomar a senhoriagem de sua moeda e a regulamentação de seu sistema financeiro como um todo, só isto já produziria um Choque de confiança no Governo e reduziria em muito o custo Brasil, impulsionando o empreendedorismo e a industria brasileira, com geração de empregos e renda para os brasileiros.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador