Busca por crédito cai 2,4% em março, diz Boa Vista SCPC

Jornal GGN – A demanda do consumidor brasileiro por crédito caiu 2,4% em março de 2015, na comparação com o mês anterior (fevereiro de 2015), de acordo com dados divulgados pela da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). 

Na análise de longo prazo, avaliada pela variação acumulada em 12 meses (abril de 2014 a março de 2015 em comparação com os 12 meses antecedentes), a queda atingiu 9,4% no período, registrando novo recorde negativo. Já na avaliação interanual (março deste ano contra março de 2014), a busca do consumidor por crédito recuou 10,4%.
 
Considerando os segmentos que compõem o indicador, a demanda por crédito nas instituições financeiras caiu 1,7% (março contra fevereiro deste ano), e para o segmento não-financeiro também houve queda, de 2,9%, mantida a base de comparação.
 
Ainda de acordo com a entidade, o consumidor tem sido mais cauteloso em tempos de incerteza econômica. Como consequência, a demanda por crédito vem desacelerando desde meados do segundo semestre de 2014, e em março passado, houve queda tanto no resultado mensal, quanto na tendência de longo prazo (verificada pela variação acumulada em 12 meses). 

 
Contribuem também para a intensificação da queda na procura por crédito, segundo a pesquisa, fatores como a alta das taxas de juros e a inflação consistentemente elevada, que tem apertado os orçamentos domésticos. 
 
Para a Boa Vista SCPC, uma inflexão neste cenário somente se concretizará com a melhoria da confiança na economia, cenário factível após a consolidação dos ajustes de política monetária e fiscal, atualmente em curso.
 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador