‘Carne de ossos’ custa até 60% mais do que em 2020

Enquanto 19,1 milhões de pessoas passam fome, proteínas menos nobres como carcaça temperada, pé de galinha e pescoço ficaram mais caros

Dorso de Frango. Foto: Reprodução/copacol.com.br

Jornal GGN – O aumento dos preços das carnes também atingiu os chamados cortes de terceira, que têm sido mais procurados por serem de custo menor em tempos de crise e insegurança alimentar.

Itens como carcaça temperada, pé de galinha e pescoço, além de outras partes de boi, vaca e porco, ficaram mais caros: o preço do pescoço de frango subiu 15,79% em setembro na comparação dos 12 meses, segundo dados da consultoria Safras e Mercados obtidos pelo portal G1. Já o preço da carcaça temperada de frango subiu 45% e o dorso, 60%. Entre os suínos, a maior alta foi no espinhaço (23,91%), que é a “coluna” do porco, e na orelha (20%).

Uma rede de açougue ouvida pelo portal diz que as chamadas “carnes de ossos” – que são os cortes menos ou não nobres – ficaram 100% mais caros entre o início da pandemia de covid-19 e agora, uma vez que foi necessário equiparar o valor com o restante das carnes. Enquanto isso, a venda de carnes de primeira caiu 22%.

Clique aqui e veja como colaborar com o jornalismo independente do GGN

Enquanto os preços de itens menos nobres ficaram mais caros, 55,2% dos domicílios os habitantes conviviam com a insegurança alimentar, um aumento de 54% desde 2018 (36,7%). Em números absolutos, 116,8 milhões de brasileiros não tinham acesso pleno e permanente a alimentos, segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, desenvolvido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN).

Desse total, 43,4 milhões (20,5% da população) não contavam com alimentos em quantidade suficiente (insegurança alimentar moderada ou grave) e 19,1 milhões (9% da população) estavam passando fome (insegurança alimentar grave). O levantamento foi realizado em 2.180 domicílios nas cinco regiões do país, em áreas urbanas e rurais, entre os dias 5 e 24 de dezembro de 2020.

Leia Também

Insegurança alimentar atingiu até quem tem renda, diz pesquisa

Pesquisa aponta avanço da insegurança alimentar pelo país

Vinte milhões de pessoas passam fome no Brasil, segundo pesquisa

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador