China pode apertar política monetária no quarto trimestre de olho no crédito

Jornal GGN -O Banco Central da China, chamado de Banco do Povo, limitou as operações de liquidez pelo segundo dia consecutivo nesta terça-feira (22), à medida que reguladores dão sinais de preocupação sobre a possibilidade de a alta liquidez alimentar uma nova rodada de expansão arriscada de crédito. As taxas de empréstimos interbancários de curto prazo caíram acentuadamente desde o fim do terceiro trimestre, com a média ponderada de sete dias da taxa compromissada, recuando quase um ponto percentual ao longo dos últimos oito pregões.

Operadores e economistas acreditam que as atuais condições de alta liquidez são um sinal do Banco Central chinês, após o aperto do crédito que a autoridade monetária implementou no mercado interbancário no fim de junho deste ano. Naquele momento, algumas taxas de curto prazo chegaram a 30%. O movimento foi amplamente visto como uma advertência aos bancos para conter os empréstimos mais arriscados.

A taxa de pico foi de curta duração, mas causou pânico no mercado, e o BC chinês parece ter sido advertido pelo governo central por conta da maneira obscura como o aperto foi administrado. 

Agora, economistas estão preocupados que a autoridade monetária pode ter ido longe demais na direção oposta. A economia da China cresceu em seu ritmo mais rápido deste ano entre julho e setembro, em uma recuperação em grande parte alimentada pelo investimento, mas já surgem sinais de que a recuperação da expansão do crédito pode ter causado inflação.

A inflação anual dos preços ao consumidor subiu em setembro para o maior nível em sete meses de 2,6% para 3,1%. Dados divulgados nesta terça mostraram que os preços de imóveis residenciais novos subiram 9,1% em setembro em relação a 2012, marcando o nono mês consecutivo de aumentos anuais.

O conselheiro do Banco Central chinês Song Guoqing foi citado no jornal oficial China Securities Journal na segunda-feira (21), dizendo que o Banco Central poderia apertar a política monetária no quarto trimestre.

Com informações da Reuters

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador