O empobrecimento da balança comercial brasileira, por Luis Nassif

Quando se analisam os produtos da Indústria de Transformação, o que se vê é uma pauta dominada exclusivamente pelo tratamento de commodities agrícolas e minerais.

foto: Reprodução

Nos últimos meses, houve um aumento das exportações e das importações, sinalizando a saída gradativa da crise pelo mundo, Com esse movimento, aumentou o saldo comercial brasileiro.

Na análise do saldo comercial por grupo de produtos, percebe-se o crescimento dos produtos Agropecuários, da Indústria Extrativa e o aumento do déficit da Indústria de Transformação.

Na análise histórica fica mais nítido o aumento do déficit comercial na Indústria de Transformação.

Na composição das exportações percebe-se a queda da Indústria de Transformação. Mesmo assim, permanece como o maior grupo de exportações, trazendo a falsa impressão de uma pauta de exportação com bom valor agregado.

Quando se analisam os produtos da Indústria de Transformação, o que se vê é uma pauta dominada exclusivamente pelo tratamento de commodities agrícolas e minerais.

Percebe-se uma tendência de continuidade do aumento das exportações e das importações. A curva de três meses reflete a tendência de aumento de curto prazo. Na ponta, mostra um arrefecimento nas exportações

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

3 comentários

  1. A desindustrialização é crescente desde a década de 90, quando oportunistas pegaram carona em ótimos programas de qualidade assegurada, para através de barreiras técnicas, introduzidas, conciente ou inconcientemente pelos organismos gestores CONMETRO/INMETRO, diferenciarem os semi acabados de maior representatividade produzidos no Brasil, daqueles produzidos no restante do mundo, criando reserva de mercado e ferindo de morte ínumeras pequenas e médias empresas brasileiras.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome