Confiança do consumidor brasileiro sobe em setembro

Índice avançou e atingiu seu maior índice desde fevereiro

Jornal GGN – O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas (FGV) subiu 1,0% em setembro na comparação com agosto, atingindo o maior nível desde fevereiro.

De acordo com informações da própria FGV, divulgadas nesta terça-feira (24), o ICC avançou para 114,2 pontos, ante 113,1 pontos em agosto, quando havia subido 4,4% em relação ao mês anterior.

O Índice de Confiança do Consumidor indica a sensação do consumidor em relação à sua situação econômica pessoal e do país no curto e médio prazo, o que impacta diretamente no seu comportamento atual de consumo.

O índice também levanta outros dados como a intenção de compra de bens duráveis (habitação e automóvel), evolução dos preços e a capacidade de economizar contra os gastos mensais. O ICC é mensurado bimestralmente no Brasil. 

Redação

1 Comentário

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  1. A interpretação do ICC, pela Folha de São Paulo.

    O GGN, ao contrário da maioria dos jornais tradicionais, mostra em letras garrafais e palavras claras, o significado histórico e visível, das palavras ” Confiança do Consumidor” enquanto naqueles jornalões,  estes índices foram citados nos rodapés das páginas economicas, e interpretados não como um voto de confiança nas instituições, mas como uma “corrida” dos consumidores às gôndolas das lojas de alimentos duráveis, para protegerem-se contra uma inflação, que inercialmente, só eles enxergam.

    Foi assim, neste sentido, que a Folha divulgou esta pesquisa da FGV.

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