Uma homenagem ao povo armênio

Do Portal Luís Nassif

Do Blog de João Carlos Pompeu

Armênia 2010 – 95 anos do genocídio armênio planejado e perpetrado pelo Império Turco-otomano em 1915

Monumento dedicado aos mártires armênios do genocídio de 1915 será inaugurado no próximo dia 25 de abril

Os armênios possuíam um lindo monumento de granito e bronze em homenagem aos mártires do genocídio. Um massacre foi feito pelos otomanos contra esse povo que perdeu mais de 1.500.000 vidas. E no aniversário dos 95 anos do fato, com patrocínio do Banco Induscred e em homenagem a seu fundador, o comendador Yerchanik Kissajikian, idealizador do antigo monumento, ocorrerá sua reinauguração. Com projeto de lei do vereador Wadi Mutran, o monumento foi realocado em uma posição de destaque e totalmente restaurado e a abertura será no dia 25 de abril de 2010, às 12h30. O monumento “Homenagem ao Povo Armênio” é do escultor José Jerez Recalde e está localizado na Praça Armênia (ao lado da estação de metrô de mesmo nome).

NOVO MONUMENTO DEDICADO AOS MÁRTIRES ARMÊNIOS DO GENOCÍDIO DE 1915
“Dentro dos eventos evocativos à memória dos 1,5 milhão de mártires inocentes armênios que foram vítimas do sistemático genocídio planejado, organizado e perpetrado pelo governo turco-otomano em 1915, será realizada a inauguração do novo monumento dedicado à memória dos mártires armênios do terrível genocídio.

O novo monumento, localizado pouco distante do monumento até então existente, na bifurcação das avenidas Santos Dumont e Tiradentes, cruzamento da rua Bandeirantes, na Luz, região central da capital paulista, será inaugurado no domingo, dia 25 de abril de 2010, às 12h30, após o encerramento das missas e cultos religiosos das igrejas armênias (apostólica, católica e evangélicas). Será formada uma procissão dos fieis, que se reunirão ao redor do novo monumento e no local, além da inauguração formal do monumento, haverá uma cerimônia de Réquiem (Hokehankisd), em memória dos mártires armênios…”
Esperamos você, como nosso convidado especial!

SEMINÁRIO INTERNACIONAL “95 ANOS DO GENOCÍDIO ARMÊNIO”
O Protótipo do Genocídio dos Tempos Modernos – de 22 a 24 de abril

O Seminário Internacional “95 anos de Genocídio Armênio: o Protótipo de Genocídio dos Tempos Modernos” será realizado de 22 a 24 de abril, em São Paulo. O evento é organizado pelo Governo do Estado de São Paulo, pelo Governo da Armênia (Embaixada da Armênia em Brasília e o Consulado Geral da Armênia em São Paulo), pela Universidade de São Paulo e pelo Instituto Zoryan, do Canadá.

Na abertura oficial, K.M. Greg Sarkissian, do Instituto Zoryan, fará a apresentação “O protótipo de genocídio dos tempos modernos”.

A conferência inaugural “Genocídio armênio: memória histórica e busca da paz” será proferida por Dalmo de Abreu Dallari, professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Além disso, no primeiro dia do evento, haverá a exibição do documentário “Armênia traída, genocídio negado”, de James-Miller, da BBC.

“O genocídio armênio e o desenvolvimento do conceito moderno de crimes contra a humanidade” será a palestra de Maria Luiza Tucci Carneiro, professora do Departamento de História da USP e coordenadora do projeto “Arquivo virtual sobre Holocausto e antissemitismo: o Brasil diante do Holocausto e dos judeus refugiados do nazifascismo em 1933-1945”, apoiado pela FAPESP por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular. Steven L. Jacobs, da Universidade do Alabama (Estados Unidos), Sévane Garibian, da Universidade de Neuchâtel (Suíça), e Khatchik DerGhougassian, da Universidade de San Andrés (Argentina) são alguns dos convidados internacionais.

“A política do genocídio armênio”, “O genocídio armênio na agenda internacional”, “As lições do genocídio armênio da prevenção de genocídio” serão alguns dos assuntos do seminário.

O evento será realizado no auditório do Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, na capital paulista.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador