Demanda das empresas por crédito recua 0,5% em setembro

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jorrnal GGN – A procura de crédito por parte das empresas caiu 0,5% em setembro na comparação com o visto em agosto, segundo dados divulgados pela consultoria Serasa Experian. Com relação ao visto em setembro de 2014, houve recuo de 14% na procura das empresas por crédito – tal retração foi a mais intensa desde setembro de 2012, quando se registrou retração interanual de 15%. No acumulado do ano, a busca das empresas por crédito caiu 0,8% frente aos primeiros noves meses de 2014.

A queda da procura empresarial por crédito foi determinada pela retração de 1% observada nas médias empresas. Nas micro e pequenas empresas a retração em setembro foi de 0,4%, ao passo que nas grandes empresas o recuo foi de 0,1% frente a agosto.

No ano de 2015, as maiores quedas na procura empresarial por crédito concentram-se nas médias empresas (queda de 18,6% perante o período acumulado de janeiro a setembro de 2014) e nas grandes empresas (recuo de 13,3%). Já nas micro e pequenas empresas, a busca por crédito avançou 0,3% no acumulado de janeiro a setembro de 2015 frente ao mesmo período do ano passado.

A avaliação setorial mostra que todos os setores econômicos registraram queda na demanda por crédito em setembro, sendo que a maior foi de 1,7% no setor industrial. No comércio o recuo foi de 0,4% e no setor de serviços a queda foi de 0,3%. Em relação aos primeiros nove meses do ano passado, o setor de serviços é o único que ainda registra expansão, de 1,1%, na demanda por crédito comparativamente ao acumulado de janeiro a setembro de 2014. Na indústria, a queda acumulada neste ano até setembro da busca por crédito foi de 7,7% e no comércio a retração de janeiro a setembro de 2015 foi de 0,9% frente ao mesmo período do ano passado.

Em termos regionais, as regiões Centro-Oeste, Norte e Sul registraram recuos da procura das empresas por crédito em setembro: 5,6%, 5,8% e 2,2%, respectivamente. No campo positivo estiveram as regiões Sudeste e Nordeste, com expansões de 1,9% e 0,7% na procura empresarial por crédito. Na relação interanual, o crescimento da procura por crédito de janeiro a setembro de 2015 apenas ocorreu na região Norte, a qual exibiu elevação de 4,1% perante o acumulado de janeiro a setembro de 2014. Nas demais regiões do país, as quedas foram de 3,9% (Norte), 3,1% (Sudeste), 1,3% (Centro-Oeste) e 0,2% (Sul).

De acordo com os economistas da consultoria, “as quedas praticamente ininterruptas da confiança empresarial, o aprofundamento da recessão econômica e as taxas de juros em níveis elevados inibiram, de forma ainda mais intensa, inibiram a busca por crédito por parte das empresas”.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador