Depois de quatro anos, Copom reduz Selic em 0,25%

Jornal GGN – Em decisão unânime, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu reduzir a taxa Selic em 0,25% ao ano, ficando em 14% a.a..

A diminuição da taxa básica de juros correspondeu à expectativa dos analistas financeiros, que estavam prevendo uma redução na Selic a partir deste mês.  Por meio de comunicado o Copom disse que a reversão do aumento dos preços de alimentos ajudou a controlar a inflação, mas apontou riscos para a contenção dos preços, como a incerteza sobre a aprovação do ajuste fiscal.

Além disso, o órgão do Banco Central disse que há a possibilidade de que o longo período de inflação reforce a indexação da economia.

A última redução da Selic ocorreu em outubro de 2012, quando os juros saíram de 7,5% para 7,25% ao ano, o menor nível da história. A partir de meados de 2013, a taxa começou a ser reajustada até chegar a 14,25% em julho de 2015.

Henrique Meirelles, atual ministro da Fazenda, afirmou que a redução da Selic mostra que o governo está no caminho correto para trazer a inflação para o centro da meta, estabelecida em 4,5%.

Já a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), disse que faltou coragem para o BC realizar uma redução maior da Selic.

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Qualquer semelhança entre o Copom e Moro é mera coincidência

    Depois de quatro anos, o BC reduz em 0,25% ao ano a taxa de juros. Depois de mandar para a prisão, sem provas, quase todos os petistas, o Sérgio Moro mandou prender um não petista cujos crimes saltam aos olhos dos cegos.

  2. agora vai….

    e com a gasolina 1 centavo mais barata……….acabou crise…….este é um pais que vai pra frennntiiiii, uou,uou,uou,uou,uoooou…….

  3. E os comentaristas de

    E os comentaristas de economia de radio e tv tem a coragem de dizer que a “”redução da taxa SELIC indica um sinal positivo de que a economia está se recuperando”” como se uma decisão de meia duzia de iluminados indica alguma coisa da natureza.

  4. Custos de Produção

    A influência dessa redução de 0,25 na Selic nos custos e em tese nos preços dos produtos é da mesma monta daquela redução do custo da CPMF quando a mesma foi derrubada no Congresso com o apoio dessa turma da Fiesp e adjacências. Estou esperando sentado, até hoje, a redução dos preços.

  5. Ciro Gomes avisou

    Ciro Gomes avisou, num vídeo disponível no Youtube, que os juros cairiam porque os títulos tiveram seu perfil alterado de pós para pré-fixados, ou seja, agora pode cair que os 14,25% já estão garantidos a quem emprestou ao Governo.

    Como eu nada tenho, não emprestei. Ouçam o Ciro aí, após os 3 minutos do vídeo.

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=fPWPWWFU3OI align:center]

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador