Desesperado, Macri adota a maior taxa de juros do mundo na Argentina

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Mauricio Macri, presidente da Argentina

do Portal Vermelho

Desesperado, Macri adota a maior taxa de juros do mundo na Argentina 

Argentina de Mauricio Macri teve seu primeiro momento de pânico financeiro: em uma semana, a saída de capitais foi recorde e desvalorizou a moeda local em 8%. Com isso, o Banco Central Argentino subiu a taxa básica de juros de 27,5% para 40%, a maior do mundo.

Inicialmente saudado pelo mercado financeiro, Macri agora vê a economia da Argentina em crise e suas tentativas de reformas declinando. Em apenas oito dias, foram anunciadas três altas na taxa de juros do país, pegando o mercado e os investidores de surpresa.

Na primeira semana de maio, Macri teve de enfrentar uma grende fuga de capitais, o que o obrigou a desvalorizar a moeda local em 8% perante dólar, que chegou a ser cotado a 23 pesos.
O grau de insegurança e instabilidade da economia, foi chancelado pelo Banco Central argentino, que aumentou os juros básicos de 27,5% para estratosféricos 40% – superiores aos 21,78% praticados pelo governo bolivariano – batendo o recorde mundial em termos de taxa nominal, pegando os investidores de surpresa, segundo apontou o jornal O Estado de S. Paulo.

O Banco Central argentino apontou uma perda de credibilidade desde o fim de dezembro, quando a equipe econômica de Macri anunciou que deixaria de perseguir uma inflação ao redor de 10% e passaria a ter 15% como meta. Também contribuiu para esse caos econômico a valorização do dólar.

Em 2017, a inflação ficou em 24,8% e as projeções para 2018 são de mais de 20%.

Enquanto isso, a população pobre passou dos 4,7% registrados em 2013, último ano a ser medido anteriormente à posse de Macri, a nada menos de 32% da população total. O desemprego, que atingia 6% em 2015, aumentou em mais de 50%, passando aos 9,3% do ano passado.
 

Leia também:
Maduro assume compromisso de derrotar a guerra econômica na Venezuela

 

Do Portal Vermelho

 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É educativo ver como todo

    É educativo ver como todo país periférico que comete o erro de praticar o capitalismo sem controles sempre acaba em crise cedo ou tarde, e sempre da mesma forma.

  2. #

    Os coxinhas da Argentina tanto bateram na “esquerdinha Cristina” que agora conseguiram o que queriam: afundar o país.

    A Argentina já havia dado calote de 75% em sua antiga dívida externa, pelo jeito vai repetir a dose.

     

    1. Março de 1999

      Pergunte para os argentinos o que eles acham da estilingada dos juros para 45% que o Armínio deu, em março de 1999, em sua reunião do COPOM, após assumir o Bacen no lugar do Chico Lopes.

  3. Fez o mesmo que Armínio Fraga no governo FHC!

    Boa oportunidade para relembrar o governo FHC!!! Muita gente elogia a “responsabilidade fiscal” e a “estabilidade econômica” só não conseguem mostrar um único indicador sócio-econômico que reflita essas afirmaticas.

    Se seguir o mesmo caminho de Armínio Fraga o destino é óbvio: QUEBRA -> FMI.

    O papo furado neo-liberal levou mais alguns bilhões de dólares dos trouxas da América Latina e colocou mais alguns milhões abaixo da linha de pobreza!

    Em toda crise internacional os USA e Inglaterra já tem um fundo garantido de bilhões na América Latina… é só eleger um panaca liberal branquinho e bonitinho abaixo do equador…. e aguardar alguns bilhões fluindo para seus cofres.

    Agora pra Argentina serão só mais algumas décadas pagando FMI e sendo obrigada a adotar políticas neo-liberais para receber financiamento… até que a economia se deteriore tanto a ponto do papo furando neo-liberal midiático parar de funcionar… e o ciclo se repete infinitamente.

    Não importa o quanto as políticas liberais dêem errado na América Latina… mesmo assim elas estão certas!!! Para as elites locais a única opção de desenvolvimento é ficar tentando o sucesso…. mesmo que milhões morram de fome.

  4. Tremer

    O Vampirão decidiu que desta primazia não abriremos mão. Bateremos a taxa da Argentina rapidinho. Tremer já sentiu a pressão do povo nas ruas no rolê do edificio incendiado em sampa. O polvo não abre mão da liderança!

    Barroso já faz palestra na Inglaterra, Dodge acompanha sejumoro aos USA, a popular fabrica de chocolate muda para a India, enfim, os sinais estão todos ai. A mayor taxa de juros voltará a ser nossa e nobody tasca!

    Brasil sil sil sil.

  5. Quando macri se elegeu, a

    Quando macri se elegeu, a mídia reacionária e os manifestoches comemoraram a vitória de um “liberal” sobre a esquerda. Quando a Ar-rentina começou a despencar ladeira abaixo, começaram a chamar macri de social-democrata. Logo estarão dizendo que macri é comunista daqueles que comem criancinha no café da manhã.

    1. Boa

      Lá como cá.

      ou vice-versa 

      Brasileños mandem Lula!

      Lulacá

      Solidariedade aos los hermanos.

      Vamos dar las manos, porque tamus fu, ferrados.

  6. A Argentina elevou os juros a

    A Argentina elevou os juros a 40%. É evidente que o país vai quebrar. Os barões da mídia (donos da #RedeGlobo incluídos) estão fazendo boquinha de siri. De fato, é bem provável que eles estejam estão especulando na Argentina. Não ficarei surpreso se descobrirem que eles pagam propina para Mauricio Macri para saber quando devem realizar os lucros e tirar suas fortunas daquele país antes dele afundar. Isso explica inclusive a chegada de tropas dos EUA naquele país. O que Macri quer é garantir que os abutres (inclusive brasileiros) consigam tirar o dinheiro do país no momento exato sem oposição do povo e dos militares argentinos. 

    https://www.hispantv.com/noticias/argentina/375511/fuerzas-eeuu-ejercicios-militares-macri-congreso

    1. É assim que se faz negócios

      É assim que se faz negócios na América do Sul, na visão das “elites” locais. E fica a dica de se perguntar porque o Brasil, estando em situação similar, ainda não recebeu tropas americanas para “exercícios”: é porque as forças armadas brasileiras são incapazes de defender o próprio território ou porque elas já foram devidamente compradas por interesses externos?

    2. Segundo a Forbes, a fortuna

      Segundo a Forbes, a fortuna dos marinhos que era 35 bi em 2016 passou para 7 bi em 2017. Onde foram parar esses 28 bi de diferença?

  7. MORRO DE RIR

    QUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁ

    QUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁ

    QUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁ

    QUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁ

    QUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁ……

    BRASIL? EU SOU VOCÊ AMANHÃ!  É O QUE DEVE DIZER ESTAR A DIZER A ARGENTINA……..

  8. É a receita neoliberal: levar

    É a receita neoliberal: levar o país ao endividamento e deixá-lá refém da banca. O Brasil não afundará antes da Argentina porque  Lula deixou reservas de US 400 bilhões, mas é questão de tempo até que sejam transferidas aos abutres.

  9. Tá nítido agora, Nassif?

    Porque Lula ou nada?

    Não precisa desenhar.

    Querem referendar isso pelo voto?

    Tem quebrar essa corrente, esse moto contínuo, o círculo vicioso.

     

  10. Desesperado?
     

    Como assim, cara-pálida?

    Siga o dinheiro e veja se o macri e seus comparsas não tem grandes somas investidas na argentina?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador