Dilma defende projeto que reduz meta fiscal

Jornal GGN – Em coletiva de imprensa em Doha, no Qatar, a presidente Dilma Rousseff defendeu o projeto enviado ao Congresso que aumenta o limite do abatimento de superávit primário com gastos do PAC e desonerações. Ela também comparou o desempenho do Brasil com o das principais economias do mundo. “Dos 20 países do G20, 17 estão hoje numa situação de não cumpri-la, de ter deficit fiscal. Nós estamos no zero. Estamos até numa situação um pouco melhor”, disse.

Enviado por Giovane Borges

Dilma rebate críticas sobre projeto que reduz meta fiscal

Por Leandro Colon

Da Folha de S. Paulo

A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta quarta-feira (12) o projeto enviado ao Congresso que aumenta o limite de abatimento do superavit primário com gastos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e desonerações concedidas em 2014.

Segundo ela, a proposta, enviada nesta terça (11), não é uma prova de que a política fiscal de seu governo fracassou. A oposição tentar derrubá-la no Congresso.

Para a presidente, o não cumprimento da meta é uma tendência das principais economias do mundo.

Dilma recebe cumprimento na chegada a Doha, última parada antes de seguir para o G20, na Austrália

“Dos 20 países do G20 (grupo das maiores economias do mundo), 17 estão hoje numa situação de não cumpri-la, de ter deficit fiscal. Nós estamos no zero. Estamos até numa situação um pouco melhor”, disse a presidente aos jornalistas em viagem a Doha, no Qatar.

“Nós temos uma das menores dívidas líquidas sobre o PIB, 35%, e a média dos países do G20 é acima de 60%. A nossa situação é bastante diferenciada. Nenhum deles está cumprindo superavit primário”, ressaltou.

O Qatar foi a parada escolhida para ela dormir na noite passada antes de seguir, nesta quarta, para o encontro do G20 na Austrália.

A PROPOSTA

Pela proposta original da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), o governo podia abater da meta R$ 67 bilhões. Agora, o abatimento poderá ser de tudo o que for gasto com o PAC e de desonerações. Até outubro, o valor já estava em R$ 127 bilhões.

Na prática, o governo poderá compensar quase todo descumprimento da meta de superavit deste ano, que já havia sido revisada de 3,1% do PIB (Produto Interno Bruto) para 1,9% do PIB.

TOMBINI

A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara aprovou nesta quarta-feira (12) um convite para o presidente de Banco Central, Alexandre Tombini, prestar esclarecimentos sobre a redação do superavit primário.

A expectativa é de que o ministro compareça na próxima semana ao Congresso. Inicialmente, a oposição queria aprovar uma convocação para Tombini, o que tornaria a presença obrigatória, mas a base governista fechou um acordo para o convite.

 

Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não sei se entendi direito

    mas, os gastos do PAC serão abatidos, isso quer dizer que quanto mais gasta maior será o abatimento, na prática calote infinito?

     

     

    1. Se vc fosse um aluno mais atento, comentaria melhor

      Os gastos JÁ SÃO “abatíveis” por lei, filho. O que se está propondo é que sejam mais, pois mais gastos do PAC estão sendo pagos agora, neste ano.

      A míRdia oposicionista cria verdadeiros papagaios impensantes quando faz tais campanhas de sabotagem. Vejamos:

      Quando vc diz, “indignado”, que o governo está querendo dar “calote infinito”, vc está dizendo o seguinte:

      Investimentos públicos (moradia, portos, usinas, saneamento, energia, estradas, etc.) lhes são uma “acinte” que deve ser preterida por pagamento de juros aos pobres bancos.

      Das duas uma, sr. “indignado”: Ou vc não pensa ou é banqueiro.

      Suspeito que não seja banqueiro…

      1. Solução inovadora

        Bom, tem um jeito muito fácil de não pagar 1 centavo de juros, mesmo botando a SELIC em 40%: não pegar dinheiro emprestado.

        Sei que é um conceito um pouco estranho, mas nenhum governo é obrigado a vender títulos. Ele pode simplesmente gastar o que arrecada, e não precisa se sujeitar à cobrança mesquinha deste sistema financeiro internacional que tem o acinte de querer receber o dinheiro que emprestou, nos termos combinados.

        O que temos de reservas internacionais, segundo eu vi no horário eleitorial, é mais do que o suficiente para pagar. E se não for, podemos dar o calote: não vamos nunca mais precisar deste sistema financeiro internacional mesquinho, o Brasil é soberano, auto-suficiente e não precisamos. Taí a Argentina, exemplo que mostra o caminho atual.

        Falando sério, é como minha avó dizia sempre: “Todo mundo quer ir para o céu, mas ninguém quer morrer.”. Todo mundo quer crédito internacional para financiar seus projetos de país, mas na hora de pagar…

  2. Brasileiro, profissão BABACA…

    Pois é, o negócio é aguentar esse tipo de politico desmoralizado até que o inevitável PB venha. Dizer o que desse tipo de palhaçada.

    Você ai, seu BABACA, que criou seus filhos de maneira correta e disse-lhes, várias vezes, quando questionado: “Não importa se os outros TODOS fazem. ISSO É ERRADO.”

    Você não passa de um IDIOTA antiquado. Quantas vezes ouviste: “Mas TODO MUNDO FAZ!!!!”. Resposta imediata do BABACA: “Não me interessa TODO MUNDO; me interessa VOCÊ fazer o certo”. Eis uma múmia, eis um saco de moralidade abandonado pelo caminho, EIS UMA BESTA QUADRADA!!!!!!

    É muita vergonha alheia. Bom, o negócio agora é esperar pela finalização das delações premiadas, e o inevitável PB…

      1. Superavit

        Repara não Lionel! O Marcus Augusto é um dos poucos eleitores do Aécio lá no Ceará. A tese dele, é a mesma do soldado que marchando diferente dos colegas de batalhão, afirmava que ele era o unico certo.

  3. Aécio tenta mesmo derrotado

    Aécio tenta mesmo derrotado implantar a política de impopularidade.

    Não aprovado o projeto, param as obras de infraestrura e aumento o desemprego. Promessa de campanha do candidato derrotado

    1. OHooo,enquanto isso as

      OHooo,enquanto isso as torneiras de São paulo saindo barro ao inves de aguá,corte de verbas no Hospital da USP,

      Ohhoooo,Mais não é Governo Federal,não há problema. alias eu gostaria de saber por  que eu ainda tenho que me preocupar em votar em um governador do Estado,sendo que ele não tem resposabiliadade nenhuma na promoção da saude,transporte,educação e segurança?

      Me poupe o trabalho já instala logo a tal republica comunista-bolivariana.

  4. Aécim é um descaradim

    Aécio, vamos conversar sobre superávit primário?

    superavitminas1

    Aécio Neves e Fernando Henrique Cardoso abrem fogo hoje contra a revisão da meta de superavit fiscal, proposta pelo Governo que, resumidamente, permite não ter de cortar investimentos (PAC) e as isenções de impostos concedidas à indústria (desoneração fiscal), para não comprometer nem a infraestrutura nem o nível de atividade e de emprego.

    Que vergonha, Aecinho!

    Leia mais:

    http://tijolaco.com.br/blog/?p=23004

    1. Lembrando que FHC fez isso, tomando emprestado 3X do FMI

      E assim, aumentando também a necessidade de superavit…

      O famoso Rolando Lero, digo, rolar a dívida!

      Deixar pros filhos e netos (dos outros) resolver…

  5. Análise: Situação real das

    Análise: Situação real das contas do Brasil está entre as piores do mundo

    O Brasil iniciou em 1999 a política de metas de superavit primário porque os juros nacionais e os encargos da dívida pública não têm paralelo entre as principais economias do mundo.

    Esse dado põe em xeque a argumentação da presidente Dilma Rousseff segundo a qual o desempenho fiscal do país, em aguda deterioração neste ano eleitoral, é melhor que o da grande maioria dos países do G20.

    Na maior parte do mundo, o saldo das contas dos governos é apurado a partir da diferença entre as receitas totais e as despesas totais -o que no Brasil se chama de resultado nominal.

    O deficit nominal brasileiro acumulou o equivalente a 4,9% do PIB (Produto Interno Bruto, medida da renda nacional) nos últimos 12 meses, maior taxa em 11 anos.

    LEIA mais:

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/11/1547375-analise-situacao-real-das-contas-do-brasil-esta-entre-as-piores-do-mundo.shtml

     

  6. Eu chamo a presidente Dilma

    Eu chamo a presidente Dilma de incompetente, porque não há nada mais sólido além disso.Aliás , a incompetência dela é a olhos vistos. Não há discordancia sobre o assunto. E não será por incompetência que sofrerá o impedimento de mandato.

             Mas quando ela quer manipular números pra se safar da responsabildade fiscal,prova cabal da sua incompetência, aí é outro papo. Tá escrito na Constituição que se manipular números será impedida da governat.

               E escrevo isso sem acreditar da capa da revista Veja. Não, ela não é ladra.

                Mas que é de uma incompetência abissaal, ninguém duvida.

                    Em termos de prejuizo pro país,dá no mesmo ser honesta incompetente ou desonesta competente.

                      Só muda o quesito honestidade.E isso ajuda muito mesmo pros incopetentes.

                            A P F  promete acabar com o caso do Petrolão em 45 dias. Dois delatores já estão cumprindo suas penas em casa, Faltam outros 6 em andamento e uma montanha de candidatos pra delação premiada.

                    Agora, se tivermos uma incompetente ladra ou omissa, muda completamente o cenário da política brasileira.

                             E muda radicalmente.

                          Vamos aguardar.

  7. TRolls………….

     Alguns trolls ainda insistem é não se mancam que o que fazem é lsomente coro com os que pensam no qsuanto pior melhor !!!!!!!!!!!

    Vá de retro, penssimistas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. esse papo de superávit

    esse papo de superávit primário é para pagar

    mais juros aos bancos privados.

    o governo tem oproijetos sociais e de infra-estrutura que requere investimentos.

    parece simples assim

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador