Federal Reserve anuncia medidas para injeção de recursos no mercado

Autoridade monetária norte-americana volta a comprar títulos do Tesouro e dívida corporativa, o que não ocorria desde a crise financeira de 2008

Sede do Federal Reserve, em Washington (EUA). Foto: Reprodução

Jornal GGN – O Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos) anunciou seu comprometimento em efetuar compras ilimitadas de títulos do Tesouro norte-americano e da maioria dos títulos lastreados em hipotecas, além da compra de dívida corporativa. O objetivo da estratégia é fortalecer os mercados financeiros e as empresas que estão em dificuldade devido à pandemia do coronavírus.

Segundo o jornal britânico Financial Times, as medidas anunciadas “acrescentam poder de fogo monetário aos esforços dos Estados Unidos para apoiar sua economia em meio à pandemia do coronavírus, que deve gerar uma forte queda na produção nas próximas semanas”.

Uma das medidas anunciadas é a compra de títulos de dívida corporativa no mercado secundário – processo que foi interrompido durante a crise financeira de 2008.

A autoridade monetária também anunciou um financiamento-ponte para os grandes financiadores que tenham grau de investimento (investment grade) em sua nota de risco, em troca das compras de dívidas corporativas recém-emitidas pelo Federal Reserve.

As empresas poderiam adiar o pagamento do valor principal e dos juros para economizar capital por até seis meses, mas não poderiam recomprar ações ou pagar dividendos se aderirem a essa alternativa.

“O Federal Reserve está comprometido em usar toda a sua gama de ferramentas para apoiar famílias, empresas e a economia dos EUA em geral neste momento desafiador”, afirmou a autoridade monetária, em nota.

“Enquanto houver grande incerteza, ficou claro que nossa economia enfrentará graves perturbações. Esforços agressivos devem ser efetuados nos setores público e privado para reduzir as perdas de emprego e renda, e promover uma rápida recuperação quando as interrupções diminuírem ”, afirmou.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador