Gato no telhado de Meirelles

O gato do presidente do Banco Central Henrique Meirelles já subiu no telhado. A entrevista de Lula ontem, no café da manhã com os jornalistas, foi o primeiro sinal público de sua nova disposição de colocar um basta na imaturidade do Banco Central.

Parte dos argumentos que ajudaram no convencimento de Lula foram recolhidos aqui no Blog pelo vice-presidente José Alencar. Especialmente os comentários informando que, em qualquer lugar do mundo, cabe ao Banco Central seguir as diretrizes do MInistério da Fazenda, especialmente em relação ao câmbio e aos juros.

Luis Nassif

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ora bolas. Se a dita
    Ora bolas. Se a dita imaginaria independência de bancos centrais foi o que provocou essa desgraça toda, como podem querer continuar nos moldes conservadores??
    Já er hora né não?

  2. Creio que o Governo do
    Creio que o Governo do Presdente Lula concedeu autonomia aos dirigentes do Banco Central do Brasil, mas não estipulou um prazo, o que torna o prazo indeterminado, podendo alterar a qualquer momento, e o Presidente do Banco Central e alguns diretores já estão no Banco Central quase 6 anos.

    Desde de 2007 o Banco Central do Brasil vem errando nas projeções, em 2008 os erros foram devidamente atestados pela projeção de superávit nas correntes para 2008 realizada no final de 2007, e revisada a cada susto que a reliadade apresentava.

    Fora isso ainda tem o relatório de inflação divulgado dias antes da quebra de uma importante instituição financeira americana, onde afirmava que estava ocorrendo um descompasso entre a oferta e demanda no Brasil, e o enorme déficit em conta corrente era perfeitamente financiável pelo investimento estrangeiro direto, e que o dolár encerraria o ano em R$ 1,70, e que nada mudou nem mudaria.

    A trapalhada foi completada com ata e dezembro de 2008, quando afirmou que a crise provocada pela quebra de uma importante instituição financeira americana, era grande o sufciente para injetar quase 150 bilhões de reais via liberação do compulsório, provocar uma correção cambial no Brasil e no mundo, derrubar os preços da commodities, a demanda interna, mas não era sufciente para derrubar os juros da selic nem que fosse 0,05% nominais, mesmo passado mais de três meses que uma importante instituição financeira americana havia quebrado e que milhões de brasileiros estarem em severo risco de enfrentar o inferno do desemprego.

    A inflação de demanda no Brasil não se confrmou, a crise financeira inciada em agosto de 2007 falou mais alto. Os juros da Selic estavam em 11,25% nominais, os membros COPOM além de não reduzirem, aumentaram para incríveis 13,75% nominais ao ano, enquanto no mesmo período o FED, Banco Central Americano, reduziu os juros americanos de 5,25% para 0%.

    Precisamos mais do que mudar a trajetória dos juros no Brasil, a crise econômica internacional exige que todos os instrumentos da política monetária sejam utilizados no cambate a inflação, e não apenas os juros da Selic, mas também os juros da Selic.

    Com um ajuste no compulsório, no IOF, no superávit primário, é possível reduzir os selic e viabilizar a redução dos custos da rolagem da dívida pública, os custos financeiros da empresas e das pessoas fisicas.

    Mesmo que os juros da Selic sejam reduzido em 5% nominais ao longo de 2009 ainda assim, os juros da selic continuarão no terreno positivo.

  3. Excelente, prezado jornalista
    Excelente, prezado jornalista Luis Nassif.
    Essa “tese” da independência do Banco Central é absurda.
    Prefiro correr o risco de uso político do BC do que ter o governo puxando para um lado e o Banco Central do Brasil puxando para o outro.

  4. O país tem de recuperar o
    O país tem de recuperar o comando do seu próprio dinheiro, mas não pode demorar, pois a velocidade das ações nas altas finanças escapa aos olhos dos leigos.

    Um dinheiro justo, honesto e confiável teria o condão de restabelecer a auto-estima do brasileiro e colocar o pais, rico como é , na posição de líder na recuperação das economias mundo afora.

    Lula tem chance única de passar a história como O ESTADISTA.

  5. Sugestão para a presidência
    Sugestão para a presidência do Banco Central: Delfim Neto e para a diretoria de política monetária: João Sicsu, do IPEA.

  6. Ja passou da hora de se tomar
    Ja passou da hora de se tomar uma providencia .Ta na cara que esses caras do BACEN esta trabalhando pra outros interesses.

  7. Não sei nada sobre sobre a
    Não sei nada sobre sobre a capacidade do tal Sr. Mas sei que sempre foi a cara mais destoante do Governo Lula e quando ele mostra os dentes, arrepia-me a espinha; sua imagem se transforma, na minha retina, em um grande vampiro com a boca escancarada, pronta para morder a primeira vítima.
    XÔ, vampirão.

  8. O país não pode mais contar
    O país não pode mais contar com o BC; governo deve investir pesado no gasto social.

    O consenso nacional para derrubar a taxa de juro, unanimidade que agora arregimenta até conservadores de carteirinha, chegou tarde demais, na opinião da economista Maria da Conceição Tavares. Ela acredita que o BC irá fazê-lo em gotas de sereno, a partir de janeiro de 2009, quando esse simbolismo já não terá mais capacidade de reverter a dinâmica deflagrada pela crise.

    Expectativas pessimistas e revisões em planos de investimento puseram-se em marcha ao longo da omissão persistente da política monetária comandada por Henrique Meirelles nos últimos anos. A ortodoxia encastelada no BC fez a sua escolha. E a cumpriu com fidelidade. “O Brasil não pode mais contar com o BC”, diz Conceição. Seus membros prestaram um desserviço ao país para servir ao rentismo, que os ancora e protege.

    “A partir de agora, o Banco Central tornou-se uma peça menor no xadrez econômico”, resume e prossegue calmamente. “Reduziu-se a um estorvo apenas; uma irrelevância diante dos fatos, das urgências e das possibilidades que se colocam para a economia e o governo. Essa gente já não consegue mais sequer me provocar indignação, apenas cansaço”.

    Leiam a entrevista completa, aqui

  9. Eqto isso no resto do Mundo
    Eqto isso no resto do Mundo …a Luta pelo fim da mentalidade Cabeça d Planilha continua:

    Vídeo: http://www.charlierose.com/view/interview/9713

    Texto:
    http://www.fooledbyrandomness.com/Ft-Bystanders.pdf – aqui 1 Trecho : “…how can we displace a fraud?
    Not by preaching nor by rational argument (believe us, we tried). Not by evidence.
    Risk methods that failed dramatically in the real world continue to be taught to students in business schools, where professors never lose tenure for the misapplications of those methods. As we are writing these lines, close to 100,000 MBAs are still learning portfolio theory – it is uniformly on the programme for next semester.

    An airline company would ground the aircraft and investigate after the crash – ( But ) universities would put more aircraft in the skies, crash after crash.

    The fraud can be displaced only by shaming people, by boycotting the orthodox financial economics establishment and the institutions that
    allowed this to happen.
    Bystanders are not harmless. They cause others to be bystanders.
    So when you see a quantitative “expert”, shout for help, call for his disgrace, make him accountable;
    Do not let him hide behind the diffusion of responsibility;
    Ask for the drastic overhaul of business schools (and stop giving funding);
    Ask for the Nobel prize in economics to be withdrawn from the authors of these theories, as the Nobel’s credibility can be extremely harmful;
    Boycott professional associations that give certificates in financial analysis that promoted these methods;
    Remove Value-at-Risk books from the shelves – quickly And

    Do not be afraid for your reputation. Please act now. Do not just walk by. Remember the scriptures: “Thou shalt not follow a multitude to do evil.”

  10. Nassif, vc leu a entrevista
    Nassif, vc leu a entrevista recente da Maria Conceicao Tavares a Carta Maior? Essa mulher eh sensacional, ela tem cada tirada espetacular! 🙂 Ela disse “esquecam o que diz Meirelles e o BC. Eles nao tem mais importancia nenhuma”. Claro, essa eh parte da retorica dela, mas vai no ponto – o pior pra essa turma eh o desprezo, e a Conceicao pegou na veia!

    Em tempo, o novo site esta espetacular! Parabens 🙂

  11. Será que tem jeito de voltar
    Será que tem jeito de voltar o tempo e exonerá-lo dois anos atrás ? se não tiver, de qualquer forma, fica aí a sugestão.
    É irritante demais vermos que existem ótimas oportunidades, termos idéias e pique para implementá-las e sermos reféns de caprichos de pessoas comprometidas somente com elas.
    Caramba, não perceberam ainda que as pequenas empresas são a mola propulsora de qualquer economia?
    Se ele sair,
    Graças a Deus!!!
    Tô custando a acreditar, será que finalmente tirarão o dedo dos meus negócios?
    Aliás, os cinco dedos.

  12. Nassif,
    É muito alvissareiro
    Nassif,
    É muito alvissareiro que levante essa lebre, mas como termos uma informação mais embasada sem conhecermos o teor da entrevista do Presidente Lula?
    Onde está a dita cuja? Por que não postá-la aqui!

  13. Nassif, tomara que dessa vez
    Nassif, tomara que dessa vez ninguém vá lá tirar o gato do telhado, pq ele já subiu várias vezes esse ano…
    Parabéns pelo novo formato do Blog.

  14. Até que enfim o presidente
    Até que enfim o presidente reagiu. Estou pagando prá ver. Pela entrevista da Maria Conceição Tavares, precisamos de uma máquina do tempo para Lula mudar sua postura há alguns anos atrás. Um dia chegaremos lá.

  15. No acumulado em doze meses
    No acumulado em doze meses até outubro de 2008, os juros apropriados na rolagem da dívida pública alcançaram R$159 bilhões (5,63% do PIB).

    O crédito referencial para taxa de juros em outubro de 2008 alcançou volume de R$ 652,5 bilhões, 60% do estoque total das operações de crédito do sistema financeiro de outubro de 2008.

    A taxa média de juros das operações de crédito referencial alcançou 42,9% a.a, R$ 279,9 bilhões, sem considerar o IOF, despesas contratuais e as tarifas bancárias.

    Os juros da rolagem da dívida pública e os juros das operações de crédito referencial somados representam R$ 438,9 bilhões.

    Creio que há espaço para reduzir em pelo menos 20% os juros da dívida pública e do crédito referencial ao longo de 2009, equivalente a quase R$ 90 bilhões.

  16. Maria da Conceição Tavares.
    Maria da Conceição Tavares. Em minhas lembranças, não sei se Mercadante embarcou na canoa dela ou vice-versa. O fato é que os discursos de ambos, há uns 10 anos, eram muito semelhantes. Mercadante, então o principal nome da área econômica do PT, fortíssimo candidato ao Ministério da Fazenda num possível governo Lula, perdeu todo o cartaz quando vaticinou, dentre ouros, o fracasso do Plano Real.

  17. A economia internacional
    A economia internacional vinha de um forte de crescimento do PIB, puxado pela economia americana. E apesar de um forte e brusca queda dos juros americanos desde do terceiro trimestre de 2007, promovida pelo FED a economia mundial continua marchando em direção a recessão.

    A China que vinha com crescimo acima de 10% ao ano, mesmo praticando queda de juros, deve reduzir bastante o ritmo de crescimento do PIB em relação ao períoodo aonerior a quebra de uma importante instituição financeira americana.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador