Goldman Sachs acusado de fraude

Por foo

Enquanto isso, nos EUA…

Do Terra

SEC acusa Goldman Sachs de fraude

O órgão regulador da bola americana (SEC) informou nesta sexta-feira que está acusando o Goldman Sachs de fraude relacionada à estruturação e venda de títulos atrelados a hipotecas de alto risco. As ações da companhia às 12h (horário de Brasília) desabavam 9,7%, um recuo que provocava queda ampla em Wall Street, fazendo o índice S&P 500 se desvalorizar em 1%.

O Goldman Sachs e um de seus executivos, Fabrice Tourre, são acusados de terem fraudado investidores “fazendo declarações enganosas e silenciando fatos essenciais sobre certos produtos financeiros relacionados com empréstimos subprime quando o mercado imobiliário residencial começava a cair”.

O banco teria ocultado principalmente o fato de que um de seus importantes clientes, o fundo de investimentos Paulson, impulsionou a criação desse produto financeiro no exato momento que esse fundo tomou posições apostando na queda do mercado imobiliário.

“Goldman, enganosamente, permitiu a um cliente que operava contra o mercado hipotecário, influenciar fortemente para que certos títulos imobiliários fossem incluídos em um pacote de investimentos, quando, ao mesmo tempo, dizia a outros investidores que esses títulos haviam sido escolhidos por um terceiro independente e objetivo”, acusou um alto funcionário da SEC, Robert Khuzami, citado em um comunicado.

A acusação da SEC nomeia Fabrice Tourre, um vice-presidente do banco de investimentos nova-iorquino, como principal responsável por esta manobra, que remonta a abril de 2007.

O fundo Paulson pagou a Goldman Sachs US$ 15 milhões pela criação deste produto financeiro, segundo a SEC. Os investidores, por sua parte, teriam perdido no total mais de 1 bilhão de dólares na aventura.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador