IGP-DI cai um ponto percentual em abril

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) caiu 1,03 ponto percentual em abril, ao recuar de 1,48%, em março para 0,45% em abril.

Os dados foram divulgados hoje (7) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas e com o resultado de abril o IGP-DI fecha os primeiros quatro meses do ano com alta acumulada de 3,22%. Em 12 meses (taxa anualizada), o IGP-DI avançou 8,1%.
 
O Índice reflete a variação dos preços coletados entre os dias 1º e 30 do mês de referência. Em abril de 2013, o IGP-DI fechou com deflação (inflação negativa) de 0,06%.
 
O recuo nos preços entre março e abril foi influenciado pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que registrou variação de 0,27%, em abril – recuo de 1,64 ponto percentual em relação a março (1,91%).
 
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) também contribuiu para a queda da inflação, ao fechar abril com variação de 0,77% – queda de 0,08 ponto percentual em relação ao mês anterior (0,85%).
 
Três das oito classes de despesa que compõem o IPC apresentaram decréscimo em suas taxas de variação. A contribuição de maior magnitude para o recuo da taxa do índice partiu do grupo Educação, leitura e recreação, que saiu de uma inflação de 0,94% para deflação de 0,77%.
 
Já o Índice o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou, em abril, taxa de variação de 0,88%, resultado 0,60 ponto percentual menor do que os 0,28% de março.
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador