Índice de confiança do empresário cai 2,1% em outubro

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) passou para 72,3 pontos em setembro, o que representa uma retração de 2,1% na comparação com os 73,9 pontos registrados em agosto, de acordo com levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Esta é a décima queda consecutiva do indicador, que atingiu o menor valor da série histórica, iniciada em março de 2011. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a retração foi de 28,1%.

Segundo a pesquisa, 53,6% dos empresários do varejo com até 50 empregados acreditam que a economia brasileira irá piorar ainda mais nos próximos meses. No caso dos donos de empresas varejistas que administram companhias com mais de 50 funcionários, o porcentual aumenta: 67,5% deles acreditam na deterioração do cenário econômico.

Para a assessoria econômica da Federação, a pesquisa evidencia o aumento da decepção do empresariado, que é reflexo direto da atual turbulência socioeconômica brasileira. “O baixo volume de vendas e os demais fatores negativos, como inflação elevada, alta da taxa de juros e deterioração da confiança de consumidor, influenciam diretamente a insatisfação dos empresários”, diz a entidade.

A FecomercioSP alerta que não existem perspectivas de início de um processo de recuperação nos próximos meses e que as projeções não são animadoras. A Entidade prevê queda de 2,6% no PIB, e a moeda norte-americana pode terminar o ano acima de R$ 4.

Ao mesmo tempo, as percepções dos empresários do comércio continuam piorando e os três quesitos que compõem o indicador registraram queda. O Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) recuou 3% e atingiu 35,6 pontos em setembro, ante os 36,7 vistos em agosto. Já o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) declinou 2,7% e passou de 114,3 em agosto para 111,2 pontos em setembro. O Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) caiu 0,7%, de 70,7 em agosto para 70,1 pontos em setembro.

Na análise por porte, a variação do índice para grandes empresas (que possuem acima de 50 funcionários) apresentou maior retração em relação às pequenas, quando comparada com setembro de 2014 (-35,5%). No comparativo mensal, passou de 78,4 em agosto para 78,7 pontos em setembro. Entre as companhias com até 50 empregados, o recuo anual foi de 27,9% e, no comparativo mensal, o índice caiu de 73,8 para 72,2 pontos.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador