Indústria tem faturamento de R$ 3,6 trilhões em 2019, diz IBGE

Nem mesmo encolhimento de empresas e de mão de obra afetou a lucratividade; indústria extrativa respondeu por 6,1% do total

Agência Brasil

Jornal GGN – Nem mesmo a queda no número de empresas em atividade e da mão-de-obra ativa na indústria comprometeu o faturamento do setor: dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o segmento faturou R$ 3,6 trilhões no ano de 2019.

De acordo com a Pesquisa Industrial Anual (PIA) 2019 divulgada nesta quarta-feira (21/07), as indústrias extrativas responderam por 6,1% do faturamento da indústria, o que equivale a um incremento de 1,5 ponto percentual (p.p.) e o maior valor percentual em dez anos, mesmo que ainda represente a menor parcela da indústria.

O levantamento destaca ainda a extração de petróleo e gás natural, que nesse período aumentou a sua participação em 1,6 p.p. e alcançou 1,7% do faturamento industrial total. A atividade extrativa mais relevante, contudo, foi a extração de minerais metálicos, que concentrou 3,6% da indústria nacional como um todo.

Entre as atividades das indústrias de transformação, destaca-se a fabricação de produtos alimentícios (20,5%), que não só foi a atividade com a maior parcela de faturamento na série de dez anos como a que mais avançou no período, perfazendo um ganho de participação de 3,3 p.p. nesse período.

Já a fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias teve a maior perda de representatividade na indústria (3,1 p.p.), passando da 2º para a 4ª posição no ranking, e concentrando 9,2% do faturamento total da indústria em 2019.

De acordo com o IBGE, a concentração de mercado no setor industrial no Brasil aumentou 2,4 pontos percentuais em 2019, atingindo 24,7% – o maior patamar da série iniciada em 2010.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador