IPCA e mercado de trabalho americano afetam negócios na sexta-feira

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – A bolsa de valores brasileira conseguiu reverter as perdas apuradas no começo do pregão e fechou o dia em alta, mas isso não quer dizer que as negociações de sexta-feira terão um caráter mais favorável, devido a série de expectativas que norteiam a inflação oficial doméstica e os números do mercado de trabalho norte-americano.

 

O Ibovespa (índice da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo) fechou a quinta-feira em alta de 0,16%, aos 52.884 pontos e um volume negociado de R$ 7,282 bilhões. Com o resultado, o índice da bolsa acumula perda mensal de 1,16% e de 13,24% no ano.

 

Entre os indicadores macroeconômicos divulgados, destaque para os pedidos de auxílio-desemprego no mercado de trabalho dos Estados Unidos: de acordo com o Departamento de Trabalho, o total de trabalhadores que entrou com seu primeiro pedido de auxílio-desemprego caiu em 11 mil, para um total de 346 mil solicitações na semana até 1º de junho. A estimativa dos mercados era de 345 mil pedidos.

 

No Brasil, os agentes acompanharam a divulgação da ata do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), que sinalizou que a autoridade monetária pode endurecer sua estratégia de política monetária, o que diminui ainda mais a atratividade das aplicações em renda variável. “Essa aceleração dos juros talvez seja uma forma de atacar a inflação, assim como procura trabalhar a questão cambial sem que seja via swap”, comenta o analista Elad Revi, da corretora Spinelli. “A queda de hoje foi algo mais pontual mas, de uma forma geral, precisamos de indicadores lá fora para manter um certo otimismo. E aqui, precisamos de todo um cenário diferenciado, ou ao menos mais bem ‘gerido’”.

 

Segundo Revi, vários setores na bolsa estão reduzindo seu desempenho devido a novas variáveis existentes, e quase todas elas sofrem influência direta ou indireta do governo. “Ao meu ver, o índice está representando nada mais do que a falta de boas expectativas. Não tem nenhum catalisador que leve o índice lá para cima. E vamos andar de lado até encontrar algum catalisador”.

 

Quanto ao comportamento do dólar, informações do serviço Broadcast, da Agência Estado, indicam que a moeda negociada no balcão fechou o dia em queda de 0,42%, a R$ 2,1220, devido a queda da divisa norte-americana internacional e as preocupações existentes com a inflação doméstica.

 

A agenda de eventos da sexta-feira destaca a divulgação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) referente ao mês de maio, além dos números da produção industrial regional pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No setor externo, destaque para os dados do mercado de trabalho (taxa de desemprego e relatório de emprego) dos Estados Unidos, aliado aos dados de crédito ao consumidor, e a balança comercial da Alemanha.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador