Home Editoria Economia Isso não é comigo

Isso não é comigo

0

A VarigLog, o “fundo abutre” que a controla conseguiu, finalmente, adquirir a Varig a preço de banana. É a maior prova de como o Brasil, como um todo, está institucionalmente despreparado para resolver questões estratégicas.

Em todo o processo de crise da empresa, manteve-se à frente a Fundação Rubem Berta, mesmo com todos os sinais de que ela era a maior interessada em inviabilizar qualquer negócio que a tirasse da frente da operação. Boicotes e mais boicotes, planos de reestruturação deixados de lado, suspeitas das mais variadas sobre a atuação dos membros da FRB, nada foi suficiente para que fossem afastados do jogo.

Nem mesmo uma nova Lei de Recuperação de Empresas foi suficiente para tal. Nem mesmo um comitê de grandes credores conseguiu esse feito.

O governo assistiu a tudo passivamente, de Fernando Henrique Cardoso a Lula, vendo mês após mês a empresa erodindo, seus principais ativos sendo vendidos para tapar buraco. Depois, um processo de venda tumultuado, no qual as principais incertezas jurídicas não foram antecipadamente resolvidas, afastando candidatos à compra da empresa.

Não tenho informações suficientes sobre quem é o principal responsável por esse desastre. Talvez seja o lema nacional “isso não é comigo”, usado até por quem deveria ser o responsável por evitar esse prejuízo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile