Itaú acredita que crescimento não manterá ritmo do 1º tri

Do Brasil Econômico

Economia não manterá ritmo de crescimento do 1° tri

Lucas Bombana

Para o Itaú, os segmentos de agropecuária e investimentos terão desaceleração em seu ritmo de expansão.

O Produto Interno Bruto (PIB) do país referente ao primeiro trimestre de 2013 será divulgado amanhã, às 9h, pelo IBGE, e a expectativa do mercado é que o nível da atividade doméstica tenha se fortalecido na passagem de outubro a dezembro de 2012 a janeiro a março do ano corrente.

A estimativa do Itaú, por exemplo, indica aumento de 2,3% do PIB nos três primeiros meses de 2013, após o avanço de 1,4% nos três últimos do ano precedente.

Já o IBC-Br, prévia do PIB divulgada pelo BC, mostrou incremento de 1,05% no primeiro trimestre, que seguiu a alta de 0,62% da aferição anterior.

O crescimento da formação bruta de capital fixo, pelo lado da demanda, e o avanço da safra agrícola, do lado da oferta, impulsionaram a economia doméstica neste início de ano, de acordo com o banco.

Na avaliação da instituição financeira, no entanto, ainda há uma elevada concentração do crescimento, o que significa que não está havendo uma disseminação suficiente dos indicadores de atividade para que o crescimento do primeiro trimestre se mantenha adiante.

“Acreditamos que a economia continuará se expandindo moderadamente ao longo do ano, a taxas menores do que a observada no primeiro trimestre”, pondera a equipe econômica do Itaú, em relatório.

A agropecuária e os investimentos devem continuar a aumentar ao longo do ano, a taxas menores.

“Os primeiros sinais do segundo trimestre já são de um avanço mais lento da economia”, nota o banco.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador