Lava Jato constata que Venina participou dos golpes de Paulo Roberto, Duque e Barusco

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

 
Jornal GGN – Delegados e procuradores da Lava Jato vazaram para o Estadão documentos que comprovam o envolvimento de Venina Venola da Fonseca com os principais envolvidos nos golpes contra a Petrobras.
 
Os documentos vazados comprovam que a Petrobras abriu sindicância para apurar irregularidades em contratos da Abreu e Lima. “(Venina) Responsável, em conjunto com o Sr. Pedro José Barusco Filho, então Gerente Executivo da Engenharia, pelo encaminhamento dos DIP’s (Documento Interno do Sistema Petrobrás) de instauração de processos licitatórios e solicitação de autorização para contratação dos serviços de construção e montagem da Rnest, entre abril de 2007 a outubro de 2009, sem que os projetos básicos estivessem suficientemente detalhados”, informa comissão de sindicância da Petrobrás.
 
A comissão identificou as seguintes irregularidades:
 
– Falta de encaminhamento à Diretoria Executiva da mudança na estratégia de contratação  da empresa Alusa Engenharia. Nos documentos assinados por Venina Velosa da Fonseca e Pedro Barusco, e encaminhados à Diretoria Executiva por Renato Duque e Paulo Roberto Costa não houve comunicação de mudança nos contratos
 
– Negociação de proposta, após encerrado o processo licitatório e a respectiva aprovação da contratação pela Diretoria Executiva, da empresa Alusa Engenharia e desconsideração de desconto de R$ 25 milhões aceito pela empreiteira
 
– Falta de inclusão de empresa em novo processo licitatório, envolvendo os consórcios formados pelas empresas Odebrecht/OAS; CNCC (Camargo Corrêa/CNEC); e Queiroz Galvão/IESA
 
– Falta de emissão de parecer jurídico em quatro processos licitatórios, envolvendo as empresas Orteng; Invensys; Engevix; e Consórcio Enfil/Veolia
 
 
O link com o relatório pode ser consultado aqui
 
 
Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

126 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aldo Fornazieri tem razão. A

    Aldo Fornazieri tem razão. A esquerda precisa do PIG. Não fosse o Estadão essa denuncia não seria saboreada pelos ferozes militontos.

  2. Misturando estação

    Demorou, mas Venina começa a mostrar a que veio: apesar de ser braço direito do pilantra ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, começou anunciando que alertara a direção da empresa sobre as maracutais e que não fora escutada; no que foi desmentida. Daí aparece os contratos cedidos por ela ao namorado ou ex-marido. Agora reclama na Justiça do Trabalho assédio moral e rebaixamento salarial. O que quer ela afinal? Grana não recebida, tirar o corpo fora das maracutaias ou “limpar” a Petrobras?

     

  3. Novidade??

    Essa informação não é nova. Noso querido PIG poupou Venina enquanto ela fou útil para desgastar o Governo e a Petrobrás. O ápice foi a entrevista no Fantástico, com direito a replay no Jornal Nacional de 2ª feira. Dar essa notícia antes evidentemente enfraqueceria as acusações de Venina. Como ela já cumpriu o papel a ela destinado, agora está entregue a própria sorte. 

    1. Venina, a menina veneno, como

      Venina, a menina veneno, como tantos outros “heróis” inventados e insuflados pela GLOBO, se desmancha ao primeiro olhar mais atento. Mas, como nos outros casos, os frutos almejados, o desgaste do inimigo, já foram colhidos e milhões estão convencidos de que a operosa, combativa e valente Presidenta Graça é uma incompetente protetora de corruptos.

    2. Nao, Reco!  Da um credito aa

      Nao, Reco!  Da um credito aa policia dessa vez, pelo menos:  esse “vazamento”desnudou ambos Fantastico e rede golpe.

  4. Duque era o homem do Dirceu

    Duque era o homem do Dirceu na Petrobras. Precisa investigar a fundo esses contratos de consultoria do ” guerreiro do povo Brasileiro ” com as empreiteiras da Lava Jato. Como ta cumprindo pena em liberdade, isso mostra que as transgressões a lei continuaram desde 2005, motivo que enseja o cumprimento em regime fechado do restante.

  5. Duque era o homem do Dirceu

    Duque era o homem do Dirceu na Petrobras. Precisa investigar a fundo esses contratos de consultoria do ” guerreiro do povo Brasileiro ” com as empreiteiras da Lava Jato. Como ta cumprindo pena em liberdade, isso mostra que as transgressões a lei continuaram desde 2005, motivo que enseja o cumprimento em regime fechado do restante.

  6. Caro Nassif e demais
    Não

    Caro Nassif e demais

    Não acredito que quem faça as maracutaias, nas estatais, nas empreiteiras, entre outras, seja o funcionário comum.

    Alguns irão abrir a boca, como forma de se salvar. 

    As acusações serão direcionadas para o PT.

    Saudações

     

  7. Por retidão e isenção o

    Por retidão e isenção o Fantástico deveria divulgar essa notícia e levar os mesmo 20′ explicando aos telespectadores que erramos, que pisamos na bola, com o intuito apenas de prejudicar o governo.

    E como somos uma empresa sem viés partidário, daremos o mesmo 20′ para o governo divulgar o que quiser. 

    Inclusive falar mal da nossa empresa.

    1. Nada a ver

      Venina foi punida internamente e o Jornal Nacional sabia disso, como todo mundo que acompanha as notícias está sabendo. Não há novidade nisso. A questão é a interpretação que querem emprestar a isso, que é totalmente errada e distorce a situação. A posição de Venina é a de se defender dizendo que tentou denunciar essas e outras irregularidades, mas que não foi ouvida pela diretoria da Petrobras. Isso somente aconteceu muito tempo depois, quando as irregularidades da Rnest (Refinaria Abreu e Lima) foram apuradas, contando inclusive com as denúncias de Venina. Jamais isso pode significar que ela atuou concordando com o que estava acontecendo. A interpretação é outra, já que ninguém que estivesse conscientemente envolvida iria em algum momento procurar a diretoria da Petrobras para ao menos tentar denunciar, como está provado que ela fez, pelo menos por email e valendo-se de linguagem pouco clara ou precisa. A diretoria apenas diz que não entendeu o que ela estava dizendo. E, frise-se, ao que parece, as punições das irregularidades na Rnest só surgiram a partir do que ela denunciou no caso.

      Trecho da entrevista de Graça Foster onde ela cita a atuação de Venina na CIA (Comissão Interna de Apuração) da Rnest:

      JN – Por que ela não está falando a verdade?

      Graça Foster – Eu não sei, ela está com cinco anos, segundo ela, de documentos nas mãos e que ela preferiu, ela deu depoimento na CIA da Rnest, na comissão interna de apuração da Rnest, ela deu depoimento na comissão interna do Comperj, ela falou tudo o que ela quis falar, ela levou para casa o relato dela, o depoimento dela, ela mandou outras informações, ela anexou outras informações, isso tudo ela fez, de fato.

      Fonte: https://jornalggn.com.br/comment/539924#comment-539924

      1. O assunto de Venina ENTAO nao

        O assunto de Venina ENTAO nao era o de hoje, isso ja foi esclarecido por n blogs, e os emails adicionais ainda vao aparecer e deixar isso clarissimo tanto como os depoimentos dela aa epoca.

        Nao da pra misturar os dois assuntos!

      2. Sua linha de raciocínio é

        Sua linha de raciocínio é perfeita, Argolo.

        O email de 2009, anexado ao relatório e o que se segue a ele, o afastamento e trasnferência, não deixam dúvidas. Em 2009 ela rompeu com o esquema em que estava inserida por questões óbvias de função.

        É óbvio que quando se viu incluída no relatório como co-partícipie do esquema, esperneou.

        Algumas perguntas que tem que ser respondidas :

        Ela obteve vantagens finaceiras, recebeu grana ? Ou participou do esquema apenas com objetivos de ascender na empresa ? Ou ainda foi coagida a participar ?

        Além desse email e da discussão entre ambos, que não pode ( ou não poderia ) ter passado em branco dentro da empresa, ela alertou de outra forma algum superior ? Se não o fez, é compreensível. Enfrentar um esquema desses não é tarefa fácil.  

        Por fim, a reação da Petrobras e sua diretoria, indo à imprensa, vazando documentos, tentando desmoralizar a denunciante, que é totalmente antagônica ao que vinha acontecendo até agora, quando a empresa emudecia a cada denúncia, é sintomático. 

  8. Isso está dentro do contexto do caso

    Essas irregularidades estavam dentro das que ela abordou nos emails. A própria Foster falou na entrevista que deu ao Jornal Nacional que a apuração e as punições das irregularidades da Rnes (Refinaria do Nordeste, mais conhecida como Abreu e Lima) tomaram como parâmetro as denúncias, informações e documentos apresentados por Venina. Isso foi dito expressamente por Foster na entrevista. Quando ela trata disso na entrevista, coloca Venina como denunciante das irregularidades e não como partícipe ou co-autora.

    Não há nada aí que destoe do que aconteceu e do que vem sendo dito por Venina e pela própria Graça Foster: ela via as irregularidades, tentou denunciá-las, mas não fez com a clareza e a fimeza exigidas para a situação. O resultado é que ela acabou se comprometendo, por omissão relevante.

    No entanto, considero muito errado comparar essa postura de Venina com uma ação dolosa, como indica o título do post. Nada a ver. Lamentável. Venina todo o tempo tentou denunciar, mas não conseguiu colocar isso da forma correta. O comportamento dela é o de uma pessoa que não compactua com o que estava acontecendo (a iniciativa de tentar comunicar a diretoria, a guarda dos documentos, tudo aponta para isso, para a boa-fé), mas, por um motivo ou outro, não foi capaz de impedir as irregularidades. Interpretação contrária é aderir à tática de atacá-la injustamente e faltando com a verdade, porque acha que isso ajuda na defesa da diretoria da Petrobras, que foi procurada por Venina e nada fez, pois diz que “não entendeu” o que ela estava dizendo. Pode não ter entendido, mas ao menos confirmou que ela não está mentindo quando diz que tentou denunciar as irregularidades. Como conciliar a postura de Venina com “participação em golpes”, isso é trabalho para os estupradores dos fatos.

    1. Essa possi ilidade pode ser esquecida
      Não conseguiu denunciar nem tirar a mão do butim. Isso non ekziste.
      Tá mais do que na cara que ela ta tentando livrar o próprio toba. Pessoa honesta na mesma situação no mínimo teria mais enfase em denunciar, não ficaria quietinha esperando a tempestade passar.

      1. A possibilidade está provada nos emails

        E na própria conduta dela. Ela não ficou quietinha. Isso é falso. Por que ela exatamente não falou com todas as letras, aí eu não sei ao certo, mas posso imaginar. Ela era próxima administrativamente ao Paulo Roberto Costa, provavelmente devia muito de sua carreira a ele. Talvez tenha entrado em dilema diante da situação, não sei. Mas isso é diferente de colocá-la como uma corrupta. Se bem que ela denunciou em 2008 o pagamento de serviços não realizados, caso que culminou na demissão de Geovani de Moraes, diretor da área de comunicação. A comissão de investigação que foi aberta a partir das denúncias de Venina apurou que foram pagos R$ 58 milhões em contratos de comunicação para serviços não realizados. E identificou notas fiscais com o mesmo número para diversos serviços, num total de R$ 44 milhões. Essa é a Venina que querem taxar como corrupta. Nada a ver.

      1. Ah, isso resume tudo

        Falta você encaixar os emails nesse teu argumento. Venina denunciou, em 2008, o esquema de corrupção no setor de comunicação da diretoria de abastecimento, que culminou na demissão do diretor da área de comunicação, Geovanni de Moraes, e, em vários emails, alertou para os problemas na Abreu e Lima. Nada foi feito, porque “não entenderam”. Não entenderam e não procuraram entender, pelo visto. O resultado foi a corrupção comer no centro.

        Vc leu os emails?

        1. Pecadora arrependida

          Esse é um caso clássico de pecadora arrependida DEPOIS de ter sido pega com a mão na botija. Simples assim. No caso específico da denúncia no setor de comunicação, foi tudo apurado conforme a DENÚNCIA. Não procedeu da mesma forma no caso da  refinaria Abreu e Lima porque estava ENVOLVIDA até o longo pescoço. Isto explica o fato de ter tentado se limpar através de outras vias…

          1. A denúncia contra os pagamentos ilegais no setor de comunicação

            da Diretoria de Abastecimento prova a idoneidade de Venina e sua não aceitação dos atos ilegais praticados por Paulo Roberto Costa, então diretor de abastecimento. Conciliar essa postura de Venina com ser corrupta na Abreu e Lima ou com participação em golpes de Paulo Roberto Costa é coisa de quem estupra a lógica e os fatos. Ainda bem que sujeitos como você nunca terão o poder de decidir nada em relação a situações assim. Seria uma injustiça atrás da outra.

          2. Delação premiada

            Que bobagem! É o mesmo que afirmar que delação premiada é prova de idoneidade…

             

            Tu  não explicou por que a Venina não procedeu da mesma forma em relação ao caso da Abreu e Lima. E não vale afirmar que ela não o fez por causa de um suposto dilema em relação ao Paulo Costa. Restou PROVADO que não denunciou por que estava envolvida com as “não conformidades”.

          3. Claro que não, filhinho

            Ao tomar conhecimento das ilegalidades no setor de comunicação da diretoria de abastecimento, Venina promoveu pessoalmente as denúncias. Isso não é delação premiada, já que foi ela quem pessoalmente denunciou ao então presidente da Petrobras, Sérgio Gabrieli, fatos acerca dois quais ela não tinha qualquer participação, tanto que ela não foi punida.

            Sobre a Rnest (Abreu e Lima), os emails falam por si só. Isso não é delação premiada. Você não sabe o que é delação premiada. Isso pressupõe efetiva participação nos crimes cometidos pela organização criminosa, confissão de dolo e Venina não participava disso, nunca fez isso ou assumiu pessoalmente dolo algum. Toda a sua conduta é uma prova cabal disso. Ninguém que fosse dolosamente corrupta iria fazer o que ela fez. Quem pensa assim não sabe o que diz.

             

          4. Outra prova

            Outra prova da “idoneidade” da Venice foi o fato de a mesma ter dado contrato de 8 milhões para o seu amásio, contrato que só foi rompido após terem “oficializado” a relação. Claro que não o fez por causa da sua nobre consciência ou ética, mas porque se fosse pega, tava na rua. Aliás, união estável já é motivo de incompatbilidade e de puro oportunismo.

          5. É bom pedir aos atentos

            É bom pedir aos atentos defensores da Venina que tentem estudar o desdobramento específico deste contrato que ela fez a empresa assinar com seu futuro marido. Talvez as vantagens por ele propiciadas ao contratado já tivessem cessado à época da supostamente ética rescisão… Enfim, não é bom fixar conclusões em bases puramente especulativas. O geral aparece e é cada vez mais claro. Mas os detalhes só com o avanço das investigações serão revelados.

          6. Parece que você não conhece a legislação sobre o assunto

            Quando a empresa do futuro marido de Venina foi contratada pela Petrobras, não existia qualquer relacionamento amoroso entre eles ou ao menos não eram casados. O ônus de provar que existia algo entre eles na época da celebração do contrato é de quem acusa. Nunca irão provar nada em relação a isso, claro, o que é suficiente para tornar a acusação pura leviandade, coisa de gente que gosta de atacar a honra, o nome e a imagem dos outros sem qualquer prova e, o que é mais grave, para conscientemente defender ladrões confessos, como os gangsters que assaltaram a Petrobras por muitos e muitos anos, sem qualquer problema.

            O que aconteceu depois não muda nada. O casamento posterior à contratação não torna o contrato anterior ilegal. O que vale é a situação no momento da participação no processo de escolha da empresa que iria prestar os serviços.

            Aliás, mesmo que Venina fosse efetivamente casada com um dos sócios da empresa contratada, isso não tornaria o contrato ilegal, mas apenas eticamente contestável, pelo princípio da impessoalidade que poderia ficar comprometido, pois o Decreto 2745/1998 não inclui expressamente esse impedimento. Até diretores da Petrobras podem fazer parte da sociedade contratada, desde que não seja diretor da empresa, responsável técnico nem sócio com mais de 10% das cotas sociais, conforme item 1.5 do Decreto 2745/1998. A impessoalidade pode ser preservada se a observância dos critérios técnicos for respeitada, apesar de configurar situação que se recomenda ser evitada. Quando se lê o Decreto, a acusação contra Venina em relação a este ponto é ridícula.

            Tudo isso a isenta de qualquer responsabilidade, mais ainda quando exigiu a ruptura do contrato como condição do casamento.

          7. Ou ao menos…

            “(…) ou ao menos não eram casados(…)”  

             

            “Nunca irão provar nada em relação a isso”

             

            Tá bom, que esforço hein!

          8. Os contratos são de 2004 e 2006

            Venina se casou em 2007. O Decreto 2745/1998 não diz que uma gerente da Petrobras não pode ser casada ou ter relacionamento amoroso, não provado à época da contratação, com um dos sócios da empresa contratada. Esses são os fatos.

            O resto é leviandade. A própria Graça Foster já havia contratado a mesma empresa em 2001 e em 2002. Ela tb teve caso amoroso com o Don Juan prestador de serviços à Petrobras? Claro que não.

          9. Argolo, leia o que VOCE

            Argolo, leia o que VOCE escreveu:

            “Você não sabe o que é delação premiada. Isso pressupõe efetiva participação nos crimes cometidos pela organização criminosa, confissão de dolo e Venina não participava disso, nunca fez isso ou assumiu pessoalmente dolo algum”

            Tava facil entao, era so falar isso entao e nao entrar em “acordo de delacao”, nao era?

    1. Este vazamento ao Estadão

      Este vazamento ao Estadão parece ter motivação pessoal e não ideológica. Alguém deve ter ficado furioso com o fato dela querer agora parecer inocente e honesta, enquanto seus colegas amargam o xilindró.

  9. Primeiro, ninguém vai

    Primeiro, ninguém vai contestar como vaza um documento como esse ?

    Segundo, o teor do e-mail enviado por Venina ao Paulo Roberto Costa em 2009, que está anexado ao relatório, não deixa a menor dúvida, ela foi coagida a participar de maracutaias até um ponto em que disse basta.

    Ao se opor a continuidade do esquema, passou a ser perseguida, chamada de covarde e acusada de “querer pular fora do barco”, foi transferida, etc

    Está mais que evidente, como disse o Argolo, que o grande erro dela foi não ter levado em frente as denúncias à época, mas aqui temos que fazer algumas interrogações :

    – Será que ela não tentou fazê-lo internamente e  encontrou barreiras intrasnponíveis ?

    – Se aconteceu, poderia ter ido à imprensa. Mas daí, imagine-se em 2009 com o governo com alta popularidade e as vésperas de eleições uma gerente ir à imprensa denunciar a Petrobras. Qual seria a reação por aqui mesmo ?

    – A reação da grande maioria aqui, com uma carreira garantida dentro da Empresa, com todas as regalias que isso representa, não iria apenas aceitar ser afastado do grande esquema e seguir sua vidinha ( ou vidona ) ? Quantos teriam essa hombridade toda que reclamam de ir a imprensa para nada e perder suas regalias ?

    Agora que saiu esse relatório, que ora se torna público e o nome dela aparece como envolvida, é óbvio que tem espernear mesmo.

     

    1. O argumento que a “coagiu”,

      O argumento que a “coagiu”, nós sabemos, $$$$$$$.

      É a velha malandragem, bater a carteira e gritar pega ladrão.

    2. Ela foi coagida a participar

      Ela foi coagida a participar de maracutaias….

      Como disse o Argolo, o grande “erro’ dela foi não ter levado a frente as denuncias.

      Quer dizer que ela poderia ter encontrado barreiras “instransponíveis” ?

      Imagine, em 2009, com o governo em alta popularidade… ir à imprensa divulgar….

      PRATICAMENTE uma  SANTA,  arrependida ? ou coagida?.

      Quem conseguiu VAZAR os pensamentos e intenções da menina/moça para os srs. Argolo e Sotto ?

      1. Perfeito!

        De fato, o raciocínio do Argolo é maniqueísta. Se Venina denunciou uma maracuta uma vez, é porque é honesta e  idônea e jamais poderia ser corrompida, devendo ser absolvida de todas e quaisquer outras acusações que possam pesar contra si após essa denúncia! 

        1. Ela denunciou outras vezes, mas não entenderam

          Você continua ignorando os emails. Você tem que se perguntar por que quem recebeu os emails não procurou saber dela o que exatamente ela queria dizer com alguns trechos do email. Qualquer pessoa que não entenda um alerta, ainda mais exercendo cargos importantes, deve sanar as dúvidas e não simplesmente deixar para lá.

          Ao ignorarem os emails de Venina, permitiram que a corrupção continuasse a corroer a Petrobras. Somente isso prova o erro de quem não entendeu e não procurou entender o que estava sendo dito. Você pode defender essa omissão em não procurar entender e colocar a culpa em Venina, no que estará ajudando aos ladrões da Petrobras, que estão claramente do lado contrário a Venina.

          1. Interesse

            Como dito, ao adotar outras outras vias mais ou menos veladas ou cifradas, ao invés de simplesmente denunciar através do canal competente (ouvidoria ou numa reunião da diretoria) com todas as letras a corrupção, como aliás, fez no caso do setor dos contratos de comunicação, é uma forte evidênca de que acabou se envolvendo com as maracutaias e, não se sabe por qual motivo, se arrependeu, buscando se limpar de modo análogo ao que move um delator que espera um prêmio por sua cooperação. Não conseguiu, pois foi incluída nos 11 que foram AFASTADOS por “não conformidades”. 

          2. Não sei em que mundo denúncia mal feita é evidência de dolo

            No mundo onde vale a lógica formal consagrada na história da humanidade é que não é. Você não sabe o que é evidência, além de já ter demonstrado que não sabe o que é delação premiada, como fez agora, mais uma vez. Aliás, você é o mesmíssimo fake que disse que não se podia decretar a prisão preventiva do acusado antes do recebimento da denúncia por conveniência da instrução criminal. Para você, isso só pode ser feito após o recebimento da denúncia e no curso da ação penal, como se a instrução criminal só pudesse ser afetada negativamente a partir desse momento. Ou seja, você tem uma mente confusa, que ignora coisas básicas de lógica formal, daí essa tua conclusão aloprada de dizer que denúncia mal feita é evidência de dolo. A pessoa agiu com dolo e, por isso, mesmo que ninguém saiba, ela vai e denuncia, “de modo análogo ao que move um delator que espera um prêmio por sua cooperação” (sic). Tá sertinho isso aí hehe. Detalhe: Venina vem tentando denunciar as irregularidades na Abreu e Lima desde 2008, muito antes da operação Lava Jato. Para ser uma delatora premiada, ela tinha que ser investigada antes de fazer qualquer denúncia por conta própria, como ela fez, em várias ocasiões, mas foi ignorada, salvo num caso.

          3. Alhos e bugalhos

            Pois é, meu caro “surtado”, no caso da conveniência da instrução criminal, restou claro que você não soube discernir a diferença entre autos de inquérito e processo, mas deixa pra lá. Quanto a assertiva “denúncia mal feita não é prova de dolo”, lembro que a pessoa que a fez é funcionária GRADUADA, que inclusive já tinha denunciado antes pelos meios corretos. Portanto, a lógica dessa outra maneira de a mesma apenas insinuar denúncia é patente: Tentava se limpar de seu próprio envolvimento. 

          4. Caro fake defensor de ladrão e burro

            Quem não conhece o mínimo de processo penal e de lógica é um idiota como você, mero fake defensor de ladrão da Petrobras. Os autos do processo já existem muito antes da denúncia ser recebida, tanto que é neles que a decisão da prisão preventiva é decretada, que é neles que o delegado, o ministério público e os advogados peticionam, requerem diligências etc. Se a denúncia inicia formalmente o processo penal, num sentido de processo com contraditório, isso não impede a conclusão de que a instrução criminal pode ser afetada antes desse momento, opinião que você discorda, sendo um completo burro como você é, incapaz de raciocinar com alguma propriedade. Na tua mente de fake picareta, se colocar contra Venina não é defender ladrão da Petrobras, tipo Paulo Roberto Costa, Pedro Barusco e Fernado Duque, os que você capachamente defende, quando todos os fatos demonstram que Venina sempre esteve contra eles na Petrobras quando tomou conhecimento das irregularidades. Você é burro, desinformado e defensor de ladrão, ao mesmo tempo. É leviano o suficiente para falar sem conhecer os fatos. Você não é sério e será ignorado daqui em diante, dado o alto grau de picaretagem que exala dos teus comentários.

          5. Dono da verdade surtado

            Surtou de vez, hahaha! Meu caro Napoleão surtado, o seu problema é que você se acha o dono da verdade em tudo que comenta. Quando é exposto nas suas contradições e erros, surta e passa atacar o interlocutor. Todos aqui no Blog conhecem bem o seu perfil: É de um surtado arrogante e megalomaníaco! Hahaha!

          6. Ninguém mostrou erro ou contradição, muito menos vc

            Que é um fake que não conhece os fatos e está aqui apenas para defender os ladrões da Petrobras. Você mal sabia que Venina tinha feito uma denúncia que resultou na demissão do diretor da área de comunicação, desinformado que é. Você não sabe de nada. Quer apenas defender ladrão levianamente.

          7. Vidente

            O mesmo vidente que conheceu os pensamentos e intenções da Venina, agora também passou a conhecer os meus ao afirmar que eu não sabia disto ou daquilo. Que coisa! O cara não se emenda. Tenho séria desconfiança de que o nosso amigo “Napoleão” tem agravado os seus problemas psiquiátricos…

          8. Venina

            Porque ninguem ate agora quis fazer um levantamento da variação patrimonial dessa Venina: SEGUIR O DINHEIRO!

      2. Lenita, a defensora dos ladrões da Petrobras, tudo em nome do PT

        Não me surpreende o teu comentário. Você tem se notabilizado neste blog como uma incansável e incorrigível defensora de corruptos que de alguma forma, mesmo que remotamente, possam atingir o governo do PT. Você não tem qualquer apreço pela verdade dos fatos e com a aplicação correta da lei, mas apenas a defesa instransigente de fatos que você, em seu entedimento deturpado das coisas, considera que possam afetar negativamente o PT, quando não é nem este exatamente o caso.

        A partir dessa visão deturpada das coisas, passa a ser muito importante para você acusar toda e qualquer pessoa que de alguma forma possa ser vista como algo contrário ao Governo do PT. Você está errada, claro.

        1. Apelou!

          Ao ver seus “lógicos argumentos a toda prova” serem desmontados com um simples comentário de poucas linhas pela Lenita, o Argolo surtou e partiu para ignorância mediante esse raivoso ataque pessoal. Hahaha! Patético!

          1. Lenita não consegue desmontar nada, só a ela mesma

            É só para mostrar quem é a dita cuja. Quem lê, entenderá de imediato de quem se trata. É um fake, como você também é, pessoas que poluem este blog na indigna tarefa de defender corruptos como os que se colocam contra Venina, tais como Paulo Roberto Costa, Renato Duque, Pedro Barusco e outros gangsters que roubaram descaradamente a Petrobras e o governo do PT nada fez em 12 anos para impedir isso. Foi no mínimo incompetente.

            Pede agora para o fake Lenita explicar isso do governo do PT de Lula e Dilma não conseguir impedir a sangria na Petrobras e hoje estarem com uma bomba na mão, com a empresa caindo pelas tabelas.

            A única coisa que esse governo fez foi fechar os olhos para a corrupção na Petrobras quando as primeiras denúncias ganharam as manchetes dos jornais e passou a cantar loas em relação à empresa, ignorando completamente as denúncias. Todo mundo falando dos roubos, das falcatruas, e o PT dizendo em campanha eleitoral que a Petrobras nunca valeu tanto e blá blá blá. Pasadena foi tida como apenas um mero mau negócio, quando a verdade é que foi uma transação fraudulenta, coisa de corruptos, como hoje já se sabe. O tal Cerveró morava num apartamento de cinco milhões de reais alugado de uma empresa que só existia no papel. Eram tantos os indícios de corrupção, mas o PT insistia em negar tudo e fazer vistas grossas.

            O PT permitiu que a Petrobras fosse roubada como nunca foi. Os ratos fizeram a festa, contando, no mínimo, com a ineficiência e incompetência do Governo do PT em combater a corrupção. Hoje, sobra a estratégia de dizer que a culpa da situação é da CIA e dos que estão de olho gordo no pré-sal hahaha. Piada. É sempre uma teoria amalucada para justificar a inoperância diante da roubalheira.

          2. Poluem esse blog…

            “É um fake, como você também é, pessoas que poluem este blog (…) “

            Hahaha! Continua surtado!

          3. “você é fake” é um argumento

            “você é fake” é um argumento bastante utilizado por esse cidadão. Como sempre, Argolo argolando

          4. Salvo prova em contrário, você é fake

            Tem o perfil compatível com fake de Internet. Essa foto do avatar é classicamente fake. Fora isso, tem o modus operandi paraquedista de fórum de discussão. Não tem outra, é fake. E sempre segue obtusamente a mesma linha, sem sinais de independência no modo como encara as coisas. Não tem o traço autêntico e verdadeiro de um perfil distinguível dos perfis fakes. Tem um lado mecânico, automático, tipicamente fake. Cheira a fake, age como fake, se comporta como fake. É fake.

          5. Sr. Argolo, eu jamais me

            Sr. Argolo, eu jamais me desmontarei pq não tenho nada a desmontar. Se o sr. acompanha meus comentários, terá lido eu dizer que na penúltima eleição eu ia votar no Serra, pois acho salutar a alternância de poder. Mudei de pensamentos  à medida que a campanha andava e pude ver que não era ele a pessoa que gostaria de ver na presidência do país, e muito menos o seu partido, quando tomei conhecimento mais a fundo do verdadeiro sentido das privatizações realizadas pelo FHC e o candidato Serra. Mais recentemente,  aplaudi a Presidente Dilma quando disse que não ficaria pedra s/ pedra, pois o que mais prezo na vida é a honestidade. Tenho formação em Saúde Pública e sempre fui muito sensível à pobreza e aos pobres em geral e sempre invejei os países que conheci e que não tinham , como o nosso, essa terrível exclusão social. Desde que me conheço por gente, jamais vi um presidente melhorar tanto a vida dos pobres, como aconteceu nos governos do PT. E eu o defendo sim, pelos motivos apresentados por mim. Não pense vc que está falando com uma idiota, pq não está não. Posso não ter a facilidade de expressão como os srs. drs. advogados, só isso. O que não aceito e jamais aceitarei é ver um único partido ser escorraçado, xingado, espezinhado diariamente, por pessoas e instituições, etc  muito piores que ele. É a injustiça que me move, não a impunidade de ladrões de qualquer espécie e partido. Aceitaria de bom grado, ver o Lula algemado, se ele o merecer, mas o quero ver ladeado por outros, principalmente o sr. FHC e José Serra, além de outros que ficaram ricos c/ as privatizações e golpes do dólar. Simples assim, não é mesmo? E pelo que sinto, o sr. é um dos que mais defendem esses senhores, os outros ladrões, que não precisam de defesa, já que tem toda a imprensa os protegendo. Não precisará o sr. ser o desmontado?

  10. Nem um vintém

    Nassif,

    Chama a atenção, o fato de uma pessoa capaz e bastante experiente cometer tantos erros primários em sequência.

    Colocar o rostinho na Grobo prá tentar livrar a própria pele, pois já sabia estar no time de onze citado pela comissão de sindicância de Abreu Lima, tentar inventar um corner numa cobra criada como Graça Foster, tudo isto mostra como Venina é venal.

    De acordo com EGuimarães, Venina venal chorou sem derramar uma única lágrima, ou seja, é choro de profissional, choro de gente pilantra que ainda ousa ao entrar com ação de assédio moral. Venina não vale um vintém.  

    1. Comentário ignominioso, produto de desinformação e distorção

      Não se baseie nos blogs governistas. Eles estão distorcendo e mentindo, na cara de pau, para atacar Venina, quando pessoas como Foster não pensam dessa forma, isto é, que ela é desonesta.

      Segundo o jornal Valor Econômico, “em 2008, Venina descobriu que contratos para pequenos serviços chegaram a R$ 133 milhões entre janeiro e novembro daquele ano, ultrapassando, em muito, os R$ 39 milhões previstos.

      Segundo o jornal, Venina procurou Paulo Roberto Costa e no encontro, segundo a gerente, o então diretor de abastecimento apontou o dedo para o retrato do presidente Lula e perguntou se ela queria derrubar todo mundo.

      Venina encaminhou a denúncia ao então presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli,  que instalou uma comissão para apurar o caso. O responsável pela investigação era Rosemberg Pinto, então assessor especial de Gabrielli e hoje deputado estadual na Bahia, pelo PT.

      A comissão apurou que foram pagos R$ 58 milhões em contratos de comunicação para serviços não realizados.

      E identificou notas fiscais com o mesmo número para diversos serviços, num total de R$ 44 milhões.

      O diretor da área de comunicação, Geovanni de Moraes, chegou a ser demitido. Mas, segundo a reportagem, uma licença médica impediu que ele fosse desligado imediatamente. E Geovanni ficou mais quatro anos na empresa.”

      Fonte: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/12/ex-gerente-da-petrobras-diz-ter-alertado-pessoalmente-graca-foster-sobre-corrupcao.html

      Esses são os fatos. Venina denunciou o esquema de pagamentos ilegais a serviços nunca prestados. Como assim ela participou dos golpes de Paulo Roberto Costa???

      1. “Segundo o jornal, Venina

        “Segundo o jornal, Venina procurou Paulo Roberto Costa e no encontro, segundo a gerente, o então diretor de abastecimento apontou o dedo para o retrato do presidente Lula e perguntou se ela queria derrubar todo mundo”:

        Curioso eh que a ultima vez que tentaram me prender por trafico de drogas eu fiz o mesmo com um retrato de Obama!

        Uau!  Que coincidencia!

      2. Você está confundindo duas

        Você está confundindo duas coisas diferentes. A Venina realmente denunciou irregularidades na Gerência de Comunicação do Abastecimento, cuja Diretoria era do Paulo Roberto Costa. O Gerente de Comunicação foi afastado e posteriormente demitido.

        Agora vamos falar do que ela NÃO denunciou: irregularidades em uma refinaria cuja construção era de sua total responsabilidade, uma vez que, era a Gerente Executiva responsável pela construção das novas refinarias,e estava hierarquicamente logo abaixo de Paulo Roberto. É  disso que se trata o resultado da sindicância. Os itens mencionados no documento da Petrobras são relativos à construção da RNEST e não a qualquer problema com a Gerência de Comunicação.

        1. Claro que as imputações acima tratam da Rnest

          Não há qualquer dúvida sobre isso. Não há qualquer confusão. Apenas a constatação de que uma conduta não se coaduna à outra. Além disso, não há como conciliar uma conduta com à indicada no título do post, muito menos quando conhecemos de perto os fatos deste caso.

          Conhecendo os fatos, podemos afirmar com tranquilidade que é falsa a tua acusação de que Venina era responsável pela construção das novas refinarias. O fato dela estar hierarquicamente subordinada a Paulo Roberto Costa é um nada para infirmar essa verdade.

          Quem eram os responsáveis pelas construções das refinarias eram Renato Duque e Pedro Barusco. Todas as licitações, contratos e execução contratual das obras eram conduzidas pela área de Engenharia, sob comando de Pedro Barusco. A área Engenharia é ligada à Diretoria de Serviços, que foi comandada pelo engenheiro Renato Duque.

          Conforme a matéria do Estadão, baseando-se na defesa apresentada à CIA, “Venina chegou a propor um novo modelo de contrato que visava atender as práticas internacionais, gerando maior controle de custo e atendimento de prazos”. O advogado dela afirmou que “Esse modelo foi apresentado e aprovado pela Diretoria da Petrobrás. Ocorre que Renato Duque se opôs e enviou email à Venina com cópia ao diretor Paulo Roberto Costa, que silenciou, informando que o modelo contratual, licitações e execução das obras seriam conduzidos na forma que bem entendesse a Engenharia.”

          Sugiro que leia melhor os documentos e tome conhecimento mais de perto dos fatos para não sair fazendo falsas acusações na Internet.

          Com relação às denúncias relativas à Rnest, bem, isso eu já argumentei acima. Minha opinião é a de que Venina fez o que foi possível fazer nas condições de enorme pressão que enfrentava. Querer acusá-la, além de se colocar do lado dos ladrões da Petrobras, é de uma vilania absurda, quando ela claramente se opunha a todas ilegalidades cometidas pela organização criminosa que dilapidou a Petrobras, sob a aparente inação daqueles que deveriam impedir isso e foram ao menos alertado por Venina, por email, de uma forma suficiente para que novas informações tivessem sido requisitadas, caso não se tivesse entendido direito o que ela quis dizer. Mas não fizeram nada, absolutamente nada.

          1. A responsabilidade é da Área de Negócio

            A Engenharia na Petrobras é um órgão prestador de serviços. 

            Conduz o processo licitatorio,  fiscaliza e entrega a obra para as areas de negocio. 

            O dono do dinheiro e o responsável pela sua aplicação é o Abastecimento.

          2. “Conforme a matéria do

            “Conforme a matéria do Estadão, baseando-se na defesa apresentada à CIA, “Venina chegou a propor um novo modelo de contrato que visava atender as práticas internacionais, gerando maior controle de custo e atendimento de prazos””:

            De acordo com o relatorio interno da Petrobras nao foi um favor, foi uma irregularidade independente do que o estadao falou.  Ver 5, 5.1, 5.2, e antepenultimo grafo de 5.4.5.

          3. Você está errado novamente

            Você está errado novamente por não conhecer a divisão de tarefas que ocorreu na empresa. Há mais de 30 anos a Petrobras não construía novas refinarias. Quando o Paulo Roberto assumiu a Diretoria de Abastecimento, mesmo não sendo de lá, levou a Venina, que é geóloga, e nunca havia trabalhado no Refino. Nada contra os geóllogos, mas ocorre que a maioria absoluta dos Gerentes do Abstecimento são engenheiros mecânicos ou químicos, mais familiarizados com os processos de refino e seus equipamentos. A gerência da construção das refinarias novas foi sim colocada sob a Gerência Executiva da Venina, enquanto as já existentes e em operação ficaram com o José Cosenza, também Gerente Executivo, um degrau abaixo do Paulo Roberto e no mesmo nível da Venina. Por que você acha que ela assinava tantos documentos? Veja bem, sempre há construções, ampliações em refinarias já existentes. Mas houve algum problema na Gerência Executiva do Cosenza? Então por que houve problemas na Gerência Executiva da Venina?

          4. Foi vc quem disse que ela era responsável pela construção

            De novas refinarias. Isso é falso. Ela não assinava contratos, não executava contratos, nada disso. A função dela era outra, era fiscalizar os gastos etc.

            Quem ficava responsável pela construção, pela contratação, era a diretoria de serviços, de Renato Duque e a área de engenharia, de Pedro Barusco. Não sei por que insistir em falsear uma coisa tão óbvia e certa como essa. A diretoria de serviços contrata as construtoras, as empresas que prestam os serviços de engenharia. E a área de engenharia acompanha tudo isso, executa o contrato etc. Venina não tinha nada a ver com essas tarefas. A função dela era outra, era supervisionar os gastos da obra. O que você disse é completamente errado. É querer, intencionalmente e falseando os fatos, colocá-la como responsável pelas irregularidades em seu nascedouro, o que faz defendendo ladrões notórios como Duque e Barusco, que receberam inclusive propina. Contra Venina não pesa esse tipo de acusação. Você não conhece a divisão de tarefas e o que fala não tem amparo nos fatos e documentos do caso. Os contratos nunca foram celebrados ou assinados por Venina, por exemplo, para que ela seja considerada responsável pela construção da refinaria.

          5. Alerta??

            Argolo

            Eu não sei qual é o grau de participação dessa moça na negociata, mas ela está longe de ser heroína. Se não agiu com dolo, ao menos culpa tem.

            Quanto ao que vc chama de alerta, transcrevo parte do email de Venina da reportagem do Valor:

            “Em 7 de outubro de 2011, Venina escreveu para Graça Foster, na época, diretora de Gás e Energia: “Do imenso orgulho que eu tinha pela minha empresa passei a sentir vergonha”. “Diretores passam a se intitular e a agir como deuses e a tratar pessoas como animais. O que aconteceu dentro da Abast (Diretoria de Abastecimento) na área de comunicação e obras foi um verdadeiro absurdo. Técnicos brigavam por formas novas de contratação, processos novos de monitoramento das obras, melhorias nos contratos e o que acontecia era o esquartejamento do projeto e licitações sem aparente eficiência”.

            Nem com muita boa vontade consigo ver nas palavras acima agum alerta acerca das negociatas.

             

      3. Cobra criada oportunista

        Alessandre,

        Todo o trajeto escolhido pela venal não deixa dúvida, é venal.

        Não se trata de uma funcionária qualquer, fato citado por Graça Foster, quem faz jus a salário de R$160 mil não pode ser uma pobre indefesa. A fulana contratou, sem licitação,a empresa do então marido em 2004 e 2006, e você alega que em 2008, depois, portanto, da contratação em família,ela descobriu isto e aquilo. Em 2008 ela já estava na reta.

        Agora, somente depois de entrar no time dos 11, é que Venina resolveu sair atacando e prá isto se utilizando da Grobo, não sei como alguém consegue defender uma cobra criada oportunista como esta mulher.

        Entre o Valor Econômico e s blogs sujos, é evidente que confio bem mais nos últimos, mas vamos ver o que virá pela frente em relação a esta funcionária, posso estar me equivocando. A partir do que eu já li, eu entendo que ela não passa de uma malandra, bem de acordo com quem faz cara de choro de araque, sem derramar lágrima.

        Se fosse quem alguns gostariam que ela fosse, a fulana já teria aberto a boca lá atrás, há muitos anos, mas abrir mão de salário de 160 mil, privilégio de poucos, é complicado.

        Repito, mais à frente saberemos qual de nós dois está mais próximo da realidade.

         

      4. Em quem você acredita ?

        Companheiro “Dr” Alessandre, no fundo, no fundo, em quem você acredita mesmo, nos investigadores aparentemente independentes e apartidários da Lava Jato, que já “acharam” extreitíssimas ligações, entre a “Santa Venina” e os ora acusados, Paulo Roberto Costa, Renato Duque, Rosenberg, Gabrielli, ou nesta ex-func. que ao perder a excelente média salarial do seu cargo (cêrca de R$ 30.000 Reais mensais) e de ter perdido na justiça, sua reclamação trabalhista, “vendeu” à Globo, as denúncias ?

  11. Todo “santo” entrevistado

    Todo “santo” entrevistado pela máfia midiática, quer se transformar em ídolo, como o bandido bob jefferson. A máfia midiatica sempre cria seus ídolos de barro, ou melhor, de diarréia. Dá nojo olhar para uma coisa dessas. E chamar isso ai de musa, desculpem-me senhores, que mau gosto!

  12.  
     
    Início do motivo  do

     

     

    Início do motivo  do Campos ter rompido com o gov.federal é essa tramóia A.Lima   com a demissão do Costa..

    Venina/veneno tá  envolvida até ao pescoço .  Tenta escapulir jogando aa culpa nos outros.

    E Campos  e  Aécio . Se for feita uma averiguação para punir todos envolvidos muitas cabeças da oposição rolarão . 

    Mas parece que só desejam ferrar os petistas o que é uma lástima. 

  13. policarpo faz escola!

    A nitida preferência por numerosos atores da mídia pig por delinquentes como fonte de inspiração  e deformação hoje é uma realidadetanto para a mídia como para oportistas políticos que infestam nosso congresso.Isto foi novidade no caso policarpo-cachoeira-demostenes e virou epidemia aqui, Fala Venina, fala paulo roberto, fala alvaro dias  e associados, tem gente que gosta.

  14. Verdade!

    Então a Barbie-2015 da Globels não é aquele anjo de candura que apareceu no fantástico? E como fico eu que cri nisso piamente, que cheguei a “chorar” junto com ela?

    Assim não pode, assim não é possível!

    1. desqualificação

      Impressionante a capacidade dos petistas em detonar e desqualificar qualquer denuncia onde exponha o REI NU…Agora o apelido de Venina é Barbie?? Causa-me nojo este jeito de fazer politica agredindo e desqualificando qualquer um que sew interponha no plano de poder.

      Primeiro, se é verdade isso porque se expos da maneira como vem se expondo.

      Segundo, é funcionária de carreira e quem é sabe muito bem que é comum ser perseguida pelo governo principalmente petista, já senti isso na pele.

      Terceiro, se é de fato culpada isso não isenta essa quadrilha que se apossou da Petrobrás e dilapidou nosso patrimonio e terão que responder, talvez não aqui porque neste país sabemos bem, mas nos EUA e a dona Graça  irá ser responsabilizada pelo golpe dado e quem pagará a conta, novamente e mais um a vez é o povo, será nosso dinheiro que indenizará os acionistas prejudicados

      1. E com o dinheiro afanado do

        E com o dinheiro afanado do Metrô de SP, desde Mário Covas, do Rodoanel e da SABESP, a senhora não se sente enojada? O que não passa na Globo não existe, não é? Quem adora desqualificar (somente o PT), fica irritadíssima quando alguém faz o contrário. Em que momento a sra. ouviu alguém dizer que o fato da menina/moça poder ser culpada vai isentar os demais? Comentário mais ridículo.

      2. Nooossa, quanto nojo!

         

        Giulia, me diga uma coisinha:

        Quais são os adjetivos e apelidos comumente usados por você e sua turma de tucanos quando se referem, por exemplo, ao ex-Presidente Lula, à Presidente Dilma ou aos petistas em geral? Aposto 100 X 1 que são infinitamente mais agressivos que o “Barbie” que usei para descrever mais uma das falso moralistas fabricadas pela nossa mídia para enganar trouxas, achincalhar petistas e jogar a petrobras e o pré-sal nos braços da “Chevron” ou de outro grupo de especuladores internacionais.

  15. o vazamento do suja-jato

    o vazamento do suja-jato inundou o esquema

    obscuro da globo e da musa desnudada.

    muito estranho….

     

    os golpistas digladiam-se?

  16. Demorou demais…

    Fui do governo várias vezes em cargos de confiança, a última no governo Serra em SP e então com Kassab. Descobri várias irregularidades, juntei provas, entreguei a quem deveria tomar providências e TIREI O MEU TIME, porque não ia me envolver com aquilo. Não fiquei esperando a minha casa cair enquanto mamava um excelente salário para só depois abrir o bico.

     

    Fosse mesmo a dita cuja tão ilibada, faria o mesmo. O que não falta é imprensa para dar apoio, bastaria procurar Globo e Veja.

  17. Um comentário para descontrair…

    ♪ ♫ Venina veneno, o mundo é pequeno demais pra nós dois ♪ ♫

    Eu estava ouvindo atentamente o que esta mulher tinha a dizer. Pois, já que ela supostamente tinha (e tem o que dizer), tem que ser ouvida mesmo.

    Porém, já que há provas documentais de que ela também está envolvida, resta-me somente um trocadilho…

    Sujo falando do mal lavado….será lavado a jato.

     

    1. Quando o vazamento é contra o

      Quando o vazamento é contra o governo, tá valendo?
      Essa indignação seletiva das pessoas é o que me deixa mais intrigado.

    2. Do jeito que as coisas andam,

      Do jeito que as coisas andam, é difícil não ficar banal.

      De vez em quando eu dou uma olhadinha na Constituição, só para ter certeza de que o “vazamento” de (des)informações em processos de delação premiada não é obrigatório segundo algum artigo lá.

      Mas é o tal negócio, quando os denunciados são meus inimigos, o importante é se as “denúncias” são falsas ou verdadeiras; se foram vazadas ilegalmente, tanto faz. Quando são os meus amigos, o importante é que as denúncias foram vazadas ilegalmente, não o detalhe de serem verdadeiras ou falsas…

      O nome do filme?

      “A tenebrosa máquina de espionagem do Dr. Protógenes”.

  18. Posteriormente à entrevista

    Posteriormente à entrevista de Veneno ao Fantástico, Jabor mandou ver no Governo, e em Graça Foster. Dizia, mais ou menos: “A mulher deu cara, contou tudo que sabe, provou haver denunciado os malfeitos à Graça. Vê-se na cara dela a sinceridade, até porque o que ela tem a perder com suas declarações,…” 

    O que pega mal, ou péssimo, nessas matérias de Jabor e seus comparsas, é a estupidez. A pressa em detonar contra o Governo é tanta, que pouco importa o que será dito. E diz-se qualquer coisa. No caso, existem mil indações a serem feitas, desde a razão dessa mulher aparecer no final do ano, quando rola uma investigação desde o início de 2014. Eu, pelo menos, vi nessas declarações o que se diz em Psicologia ser um ato de defesa antecipada, por medo. Não o medo que ela diz por estar sofrendo ameaças, mas a probabilidade de saber-se envolvida no esquema de corrupção. Mecanismo de defesa foi o que Venina usou ao dar aquela entrevista.

    Se durante as investigações da Lava a Jato em Curitiba não apareceu o nome da mulher, a chance de aparecer com as investigações relaizadas internamente na Estatal existiam. Por isso ela recorreu ao expediente de se defender antecipadamente. Só que se o nome dela realmente fizer parte do esquema nojento, a gente vai saber.

    A propósito, Álvaro Dias subiu a Tribuna do Senado para exaltar Venina, e pedir que a Justiça colocasse seguranças à faavor dela, se das suas declarações uma é a de estar sendo ameaçada. 

    Esse caso tá parecendo o daquela cubana Yoani, que fizeram um maita estardalhaço, pra dar em nada. Acho que esqueceram que ela existe.

     

    1. Engraçado uma testemunha

      Engraçado uma testemunha virar acusada. Se tivesse envolvida iria abrir mão de um acordo de delação premiada? Esta estupidez só não seria maior de quem acredita nesta matéria imoral, inacreditavelmente estúpida. Mas a publicidade do banco do brasil tocando a cada segundo explica boa parte da tendência da análise.

    2. Engraçado uma testemunha

      Engraçado uma testemunha virar acusada. Se tivesse envolvida iria abrir mão de um acordo de delação premiada? Esta estupidez só não seria maior de quem acredita nesta matéria imoral, inacreditavelmente estúpida. Mas a publicidade do banco do brasil tocando a cada segundo explica boa parte da tendência da análise.

    3. Desculpa, mas essa materia

      Desculpa, mas essa materia nao inocenta a quadrilha q se instalou na Petrobras. So adicionou +1 nome. Continua tdo mundo envolvido. E a Dilma pode espernear, negar e etc… mas qm vai responder a Justica Americana e’ a Sra Foster (a msma q nao entende nada, nao ve nada e nao ouve nada!) http://oglobo.globo.com/economia/petroleo-e-energia/cidade-americana-de-providence-entra-com-acao-coletiva-contra-petrobras-graca-foster-nos-eua-14910906#

      1. Que felicidade !

        E que chique ! ver a Graça Foster ser julgada nos EU. Vai ser o máximo !

        E quem não vê nada e não houve nada, não seria a imprensa em relação aos Tucanos ? Essa gente tem a petulância de vir aqui falar umas bobagens dessa.

        1. Tem razão

          Olha, não adianta lenita, são umas amebas mesmo estes psdbistas. Não conhecem a realidade Petrobras e apenas reproduzem o que os panfletos como Globo e Veja vomitam.

          Sabe, não sou da Petrobras, mas cada dia que passa mais me parece que habituais concurseiros — em geral sem sucesso na Petrobras, portanto fustrados e raivosos com nosso maior patrimônio — se juntaram aos lesa-pátrias, que pretendem esquartejar não só a Petrobras e a  seus funcionários, em sua maioria honestos e integros, mas também pretendem destruir todo conhecimento de Engenharia Nacional.

          Amebas, a Engenharia, a  Petrobras, e o Petroleo, são nossos, Aceitem que doi menos!

  19. Santa de pau ôco.

    Caiu a máscara da Venina, ou a Globo, vai continuar mantendo-a “protegida” ?

    Omitir estes dados, relatados pelo Nassif, mesmo sabendo-se, que se realmente ela tivesse sido contra todas as irregularidades, que disse ter conhecimento, há 5 anos atráz, ela deveria ter procurado a imprensa, logo apoós ter sido demitida(por justa causa) e não esperar tanto tempo, e somente agora, aceitar delatar os seus ex-superiores, e expor-se a ser desmascarada, como vai acontecer, foi um tiro no pé.

    A conivência e/ou a cumplicidade com o que passava sob seu conhecimento, é tão criminoso, quanto o que fizeram seus chefes, que agora, respondem criminalmente, e ela, ao sair da obscuridade, vai acabar sendo envolvida tambem, e cair nas malhas da Lava Jato.

    Esperem e verão !

  20. VENINA VELOSA DA FONSECA # ORDEM NACIONAL DO MÉRITO
    VENINA VELOSA DA FONSECA # ENTREVISTA NO FANTÁSTICO
    https://www.facebook.com/OileGas/photos/pcb.863393020367259/863392187034009/?type=1&theater

    Os brasileiros dignos e horados estão orgulhosos e agradecidos pelo seu exemplo e coragem.
    http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/t/edicoes/v/ex-gerente-da-petrobras-diz-ter-alertado-pessoalmente-a-graca-foster-sobre-corrupcao/3846590/

    VENINA VELOSA DA FONSECA # EXTRATO DE RELATÓRIO FINAL DA COMISSÃO INTERNA DE APURAÇÃO
    https://www.facebook.com/OileGas/photos/a.370747892965110.83991.367832486589984/864744583565436/?type=1&theater
    • Mais uma armação da quadrilha contra uma profissional honrada.

    https://drive.google.com/file/d/0B6Jp4K9GCukbT2pPT0hMdkJQOWs/view?pli=1

    DESGRAÇA POUCA É DILMAIS # MENTIRAS INSANAS E DESLAVADAS
    • REI DEPOSTO QUE NÃO ENTREGA A COROA, PERDE A CABEÇA!
    https://www.facebook.com/OileGas/photos/a.370747892965110.83991.367832486589984/863819870324574/?type=1&theater

    http://g1.globo.com/jornal-nacional/videos/t/edicoes/v/jn-entrevista-graca-foster-com-exclusividade/3848919/

    http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/t/edicoes/v/dilma-rousseff-afirma-que-vai-manter-graca-foster-no-comando-da-petrobras/3848882/

    http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/t/edicoes/v/politicos-de-governo-e-da-oposicao-falam-sobre-a-entrevista-de-venina-velosa/3848875/

    Credibilidade e confiança não se impõem, adquirem-se com verdades!

    PETRÓLEO & GÁS # OIL & GAS
    https://www.facebook.com/OileGas

  21. Parabens Lenita. Você me

    Parabens Lenita. Você me comloveu. Você é honesta, inteligente,  coerente e informada. O problema é que quando lidamos com bandidos nos expomos e nos fragilizamos, porque eles são profissionais. Eu vou mais longe porque tenho conviccção que tudo, tudo mesmo, não passa de armação do psdb , como foi o mensalão para desconstruir o PT. Não tenho provas, mas tenho uma convicção profunda que todos os que defendem  o psdb e atacam o PT não sõa ingênuos. sabem o que estão fazendo. Tenho conviccção de que que, desgradaçadamente, existem alguns petistas envolvidos, mas, longe muito longe de comprometer o PT Quem envolve o PT, são eles, do psdb, com o único objetivo de  derrubar o partido que eles odeiam, por todos os motivos que você referiu. O psdb manda no Brasil como o traficante manda no morro.

  22. Distorção dos fatos

    A reportagem distorce os fatos. A operação “Lava Jato” não constatou coisa alguma. O relatório é da própria Petrobrás, ou seja, é a Petrobrás que acusa a Venina de ter feito coisa errada. É só analisar a notícia original, que foi deturpada por este site: http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/petrobras-atribui-a-venina-prejuizo-de-r-25-milhoes-em-conttrato/. O que espanta é ver tanto blogueiro pago com o nosso dinheiro pra inventar mentiras e distorcer fatos.

    1. Constatação

      Eis o que diz a matéria do Estadão:

       

      “Apesar de ser uma sindicância interna, cujo objeto era apurar as irregularidades administrativas e apontar as responsabilidades funcionais dos envolvidos, o documento entregue à Lava Jato no começo de dezembro remete à algumas figuras penais e cíveis, como crimes de prevaricação, fraude em licitação e improbidade administrativa por parte da ex-gerente.

      Por conta das “não conformidades”, ela e outros quatro ex-gerentes, subordinados a Costa e Duque, perderam o cargo de chefia em novembro.”

       

      De acordo com o texto acima reproduzido, se constata que o vazamento do relatório se originou da própria operação Lava Jato.

      Embora o título do post do GGN não seja um primor de isenção, possuindo nítido viés desfavorável em relação a Venina, pode-se afirmar que a constatação do conteúdo do relatório se deu no âmbito da própria operação da Lava Jato, e, quanto a nós, a partir de seu vazamento feito pelos procuradores e/ou delegados da Lava Jato.

    2. Ai os tucanos…..o negócio é

      Ai os tucanos…..o negócio é beber petróleo, tomar banho com petróleo e cozinhar com petróleo, já que se preocupam mais com ele do que com a falta de água em suas torneiras, decorrentes de má administração e leilão da SABESP. Haja saco!

  23. Venina,cúmplice de Roberto,Duque e Barusco,viu na Globo a saída.
    Olá Glória Maria, afinal, como vais indo?, crêio, que tão bem, pois, já a celebrizaram, e, até mesmo, já conseguistes inverter a equação elementar de que o Jornalista não pode e nunca deverá ser Notícia, mas o contrário ocorreu com voçê, que, do Bairro de Fátima, no Riachuelo, das mãos imaculadas dos sentimentos mais sinceros do extraordinário Amaury Monteiro, popular e engajado naquela luta contra os Gorilas, nosso chefe de reportagem, sobre o carpete verde envelhecido a forrar o chão daquela monástica e paupérrima redação da Von Martius, que, compensava esta precariedade com equipe de porte intelectual, cuja sofisticação a tornava capaz de por muitas vêzes, à la Garrincha, driblar, aquela censura feroz de Médici e Geisel. Constato, hoje, que deixastes embalar-se, pelo canto da Sereia, e, note, nem o Império Serrano nem o Roberto Ribeiro, em nada estimularam esta patética situação, a denotar a clássica corrida desenfreada rumo ao Bezerro de Ouro. Desde que íamos àquelas rodas de Samba, tu com o Hanz, o Norueguês Viking e a amiga pontual e contumaz, a Antonieta, também Jornalista e deveras atenciosa, gentil e amorosa. Como foram excelentes as Noites, cujo final tinham sempre o inevitável desenlace na aconchegante casa de vila da Antonieta. Já não vejo mais estas armações ilimitadas e dirigidas sem pudor, por personagens como Ali Kamel e seus intérpretes, leitores de Teleprompters, acomodados em sinecura, que de jornalismo nada tem, como Bonner e Chico Pinheiro, além daquela Mariana Gross que entrevistando o Garotinho, dissera peremptória, que a GLOBO já pagara o devido imposto à propósito do imbróglio gerado pela compra dos Direitos de Transmissão da copa de 2002. No entanto, até este DCM, demonstrou, que para além de corromper a funcionária da receita, ainda não apresentou o DARF. Agora, esta Messalina, ” Venina Veneno “, nada, também a ver com o Hit dos 80, Ritchie, cuja credibilidade é equivalente à um nota de Três Reais, e, já se sabe que em Cingapura ganhava Cr$ 170.000,00, mensais. Por óbvio, agora em Janeiro, com o salário mínimo aportando em Cr$ 790,00, convirás de que Venina, muito pouco provável, tenha passado por dificuldades em Cingapura, e, para tu, com tanto tempo de estrada, o sabor amargo de dar voz à personagens claramente plantados e estrategicamente postos ali, em ardilosa movimentação executada pelo Partido dos Saqueadores do Brasil, fica a certeza de que aderistes, como o Fausto, se rendendo as benesses dos Metralhas Marinhos. A mim, o consolo daquele tempo de entrega, em luta assaz cruenta, porém na trincheira da resistência, como que nas Rodas de Samba de todas as segundas – feiras, pois, ninguém é de ferro, nem tampouco de Aço… Saudações Cordiais, do Planta de Deserto, a quem, basta, tão somente, o orvalho do alvorecer…  

  24.            Vejo a todo

               Vejo a todo instante pessoas, que acompanhadas de sarcasmos, externalizam definiçôes das mais execrantes contra o PT e , até compreendo, haja visto que recursos públicos têm sido surrupiados dos cofres públicos e isso nos afeta como um todo, enquanto cidadãos, que aspiramos: Saúde; Eduacação; Segurança de qualidade, etc. No entanto, penso que devam-se ser dados os devidos enfoques aos autores e seus respectivos eventos corruptores, de forma a se estabelecer a limpeza completa, sem anistias e/ou parcialismos convenientes, como os que se observa nas delações, vazadas pelo juíz Federal de direito MORO, que partidário do PSDB, tendo inclusive sua esposa advogando para esta sigla partidária, veícula nomes de pessoas e políticos ligados ao PT e suprime pessoas e políticos ligados ao PSDB. Essa conduta, não deveria ser exaltada pelos brasileiros, já que, a intenção desse magistrado é descredenciar um partido que, apesar dos erros cometidos, ainda assim, conduz o único governo da história do Brasil, que tem apurado e deixado apurar a corrupção e puní-la sem parcialidades ou interferências. Faz-se essa observação, pois, no Governo FHC – PSDB, foi iniciado e se sistematizou esse esquema corruptor hoje apurado ( OPERAÇÃO LAVA-JATO), houveram na ocasião denúncias por parte de jornalistas como: Paulo Francis ( sofreu processo, por isso) e Ricardo Boechat ( vencedor do Prêmio Shell por essa denúncia) e, apesar de tudo o então governo FHC-PSDB, usou a maioria que tinha no Congresso para impedir a abertura de CPI e das investigações em torno disso. O que me deixa mais curioso é que ao proteger os políticos do PSDB para passá-los ao povo como opção de mudança para melhor, esse irresponsável magistrado, usado como braço do Poder Judiciário aliado às grandes corporações de manipuladoras mídias familiares, não trazem uma opção de conduta isenta, onde se possa vislumbrar um Brasil nos trilhos de uma democracia célere e imparcial. Esse magistrado, tenta elevar ao poder Central os políticos que governaram o Brasil por 502 anos, nos último anos de seu governo venderam a empresa VALE DO RIO DOCE, que havia acabado de ser reavaliada, por conta das descobertas de NIÓBIO, reavaliação que elevou o valor desta à 100 BILHÕES DE DÓLARES, mas, que foi ocultada, pois, o governo FHC – PSDB, venderia a empresa por 3,7 bilhões de dólares e os compradores extrangeiros, ainda contraíram para esta compra, um empréstimo do Banco BNDES, constituíndo aquele que verdadeiramente é o maior escândalo de corrupção mundial da história, mas, que por se tratarem de políticos ligados aos grupos das mídias dominantes, contou com o silêncio desta que até os dias de hoje, milita de forma contudente contra o PT, na tentativa de retorno ao Poder Central.

              Ainda nesse contexto, deve-se observar que a facção política associada a essa mídia manipuladora, apoiou a ditadura militar e apoia na figura do PSDB, políticos investigados pela INTERPOL e por agências de inteligência internacionais, na participação destes políticos em operações de narcotráfico internacional, dando apoio logístico através de aeroportos clandestinos no município de Claudio. Contudo, tais práticas por não serem veículadoas pelos veículos de comunicação parceiros destes políticos bandidos, somente serão desmascarados, quando a INTERPOL e autoridades internacionais alertarem o resto do mundo sobre estes envolvimentos.

  25. Vamos investigar, por conta própria ?

    Embora haja uma cumplicidade criminosa e perversa, no sentido de “abafar” o caso, sabe-se extra-oficialmente, que a Glória Maria, teria atropelado(e talvez até matado) a um simples mortal, neste fim de semana, no Rio de Janeiro, notícia que não saiu na imprensa, por razões óbvias. Quem sabe, algo a mais a respeito ?

  26. Venina é uma figura dúbia e

    Venina é uma figura dúbia e foi, para dizer o mínimo, conivente passiva. Concordo com quem disse, num dos comentários, que uma pessoa que realmente se preza já teria saído dessa a tempos, denunciado ao MP e procurado outra coisa pra fazer na vida (nem aceitaria 160 mil para fazer um curso, situação indigna). O que não quer dizer que não possa haver verdade em suas colocações (cabe às investigações averiguar). Alguns aqui fazem uma crítica literal, dizendo que quem percebe as incongruências dessa ‘denunciante’ quer desqualificá-la para amenizar o que acontece na Petrobras. Isso não é verdade. Constatar a dubiedade dessa moça não quer dizer negar a corrupção na Petrobras, eu não confundo uma coisa com outra, embora acredite que ela foi ao Fantástico a conselho do advogado para se lastrear e se garantir para logo em seguida abrir processo contra a Petrobras por danos morais e rebaixamento de salário.

  27. Venina, a erva venenosa

    Ela tentou,  com a  ajuda da também salafrária sonegadora e à beira da bancarrota Rede Globo dar uma de santinha. Não sabiam que mentira tem perna curta?

  28. Lava a jato constata que Venina participou…

    Não podemos lastrear uma mídia partidária que usa e abusa da manipulação como a globo e sair irresponsavelmente julgando pessoas. O caso Petrobrás é profundo e ramificado. Envolve seres humanos dúbios e espertos. Estes vazamentos são horríveis também e mostram certos conchavos nada abonadores, enfim que toda a verdade apareça e que a justiça seja feita para o povo brasileiro que foi e é a grande vítima destes sinistros.

  29. Venina-veneno

    Venina é paga para caluniar. O Caixa 2 da tucanalha e seus demos, desviado dos trens, metrô, Sabesp, Tráfico do Aécio e Perrella, desvios da Saúde, Educação somados à arrecadação da Privataria tucana, fornece propina para essa prostituta caluniar. Tal como no período eleitoral a Abril contratou oito gráficas em SP para imprimir a Veja com calúnias do Lula e Dilma na capa e distribuir nos pontos de ônibus, metrô e trem do Brasil inteiro. É o mesmo $ manchado de sangue inocente que paga essa lombriga caluniadeira.

     

    1. Queria houvir mais alguns

      Queria houvir mais alguns comentários teu, sobre a mulher que te deu tanto orgulho, e agora parece estar se complicando.

  30. cegueira geral
    É impressionante a imbecilidade de petistas e tucanos sendo enganados por todos os lados. Acabaram com o Brasil e vcs idolatram bandidos como se fossem heróis. Vão trabalhar e lutar por educação digna, saúde, segurança e tudo mais que pagamos muito caro para não ter. Defender quem roubou menos ou mais, ignorantes hipócritas. Roubar um ou um milhão tem o mesmo peso. São todos bandidos e vcs brigam para defendê-los.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador