Média de desemprego atinge 13,5%, maior patamar desde 2012

Percentual corresponde a cerca de 13,4 milhões de pessoas sem emprego; menos da metade da população produtiva estava ocupada no ano

Foto: Reprodução

Jornal GGN – A taxa de desocupação no mercado de trabalho brasileiro caiu para 13,9% no quarto trimestre de 2020, depois de atingir 14,6% no trimestre anterior. Contudo, a taxa média de desocupação para o ano de 2020 foi de 13,5%, a maior desde 2012.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o percentual representa cerca de 13,4 milhões de pessoas na fila por um trabalho no país, e interrompe a queda iniciada em 2018, quando ficou em 12,3%. Em 2019, o desemprego foi de 11,9%.

No intervalo de um ano, a população ocupada reduziu 7,3 milhões de pessoas, chegando ao menor número da série anual. “Saímos da maior população ocupada da série, em 2019, com 93,4 milhões de pessoas, para 86,1 milhões em 2020. Ou seja, foi uma queda bastante acentuada e em um período muito curto, o que trouxe impactos significativos nos indicadores da pesquisa”, ressalta Adriana, citando um ponto específico: pela primeira vez na série anual, menos da metade da população em idade para trabalhar estava ocupada no país. Em 2020, o nível de ocupação foi de 49,4%.

“No ano passado, houve uma piora nas condições do mercado de trabalho em decorrência da pandemia de Covid-19. A necessidade de medidas de distanciamento social para o controle da propagação do vírus paralisaram temporariamente algumas atividades econômicas, o que também influenciou na decisão das pessoas de procurarem trabalho”, diz a analista da pesquisa, Adriana Beringuy. “Com o relaxamento dessas medidas ao longo do ano, um maior contingente de pessoas voltou a buscar uma ocupação, pressionando o mercado de trabalho”.

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador