Menor taxa de desemprego desde 2002

Por Nonato Amorim

Nassif & Amigos, “nunca antes na história desse país…” Abs. (Quem sabe essa não sai naquele quadro infame da CBN, “a boa notícia”)

Brasil tem menor taxa de desemprego para janeiro desde 2002, diz IBGE

CIRILO JUNIOR

da Folha Online, no Rio

A taxa de desemprego média no Brasil em janeiro foi de 7,2%, acelerando frente aos 6,8% registrados em dezembro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Trata-se da menor taxa para um mês de janeiro desde o início da série histórica, iniciada em 2002.

Na comparação com janeiro de 2009, por sua vez, o índice recuou em 1 p.p. (ponto percentual) –à época a taxa estava em 8,2%.

A renda média do trabalhador cresceu 1,1% em janeiro ante dezembro, ficando em R$ 1.373,50. Em relação a janeiro de 2009, no entanto, houve queda de 0,4%.

No mês passado, o IBGE registrou uma média mensal de 1,7 milhão de pessoas desocupadas –menor contingente para um mês de janeiro na série. Em relação a dezembro, houve aumento de 6% nesse contingente. Sobre janeiro de 2009 houve retração de 10,7%.

A população ocupada média em janeiro foi de 21,6 milhões de trabalhadores –maior contingente para um mês de janeiro. Isso indica queda de 1% sobre o resultado de dezembro. Na comparação com janeiro de 2009, houve incremento de 2,1%.

O IBGE mede a situação do mercado de trabalho nas regiões metropolitanas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE) e Porto Alegre (RS).

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador