Moody’s mantém nota do Brasil, mas alerta para dívida

Jornal GGN – A agência de classificação de risco Moody’s vai manter a nota do Brasil neste ano, caso os indicadores econômicos se estabilizem. De acordo com cálculos da instituição, o país deve ter crescido 2,1% no ano passado e pode avançar 2% em 2014.

Ainda segundo a agência, o superávit primário (economia feita pelo governo para pagar os juros da dívida) ficou por volta de 1,8% no ano passado e deve subir para 2,1% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2014.
 
A Moody’s deverá reavaliar o desempenho da economia no fim do semestre, e espera que a dívida bruta brasileira aumente de 60,4% do PIB em 2013 para 61,9% em 2014. No entanto, se crescer muito mais do que isso, a nota brasileira será revista.

Em setembro do ano passado, a Moody’s mudou a perspectiva da nota de risco de crédito do Brasil de positiva – que previa chance de elevação da classificação – para estável. No mercado financeiro,  há o temor que a Moody’s ou outra grande agência de classificação de risco, como a Standard & Poors, corte a avaliação do Brasil.

Uma redução da classificação de risco pode provocar a saída de investidores estrangeiros do País. Também pode dificultar e elevar o custo de empréstimos das empresas e do governo brasileiro no exterior.

 
O relatório apresentado nesta segunda-feira (6) também apontou a estabilização da dívida em relação ao tamanho da economia como fator decisivo para a nota do país.
 
Com informações do jornal O Estado de S. Paulo
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os nervosinhos do mercado

    Porque os nervosinhos do mercado estão excitados: 1 – poupança bate recorde de captação (R$ 71 bi); 2 – indústria automobilística cresce 9,9%; 3 – índice de desemprego é o menor em toda a historia, 4,6%; 4 – inflação sobre controle desvaloriza colar de tomate de Ana Maria Braga; 5 – recorde na venda de ingressos para Copa do Mundo. A Copa já é um sucesso; 6 – número de falência cai 8,9%; 7 – PIG e “calunistas” desacreditados perdem audiência; 8 – urubólogos não acertam uma previsão; 9 – juristas renomados questionam a submissão do STF as pressões da mídia e a execução das “leis” pelo seu presidente; 10 – Dilma lidera pesquisas de intenção de voto e o Cambaleante não consegue decolar. São muitos os motivos para a direita anti-povo ficar nervosa. Dá-lhe Dilma!!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador