O comércio entre EUA e China

Do Terra

EUA reiteram à China necessidade de reduzir desequilíbrio comercial

Os Estados Unidos reiteraram à China nesta terça-feira, em reunião com o ministro de Assuntos Exteriores chinês, Yang Jiechi, a necessidade de reduzir o desequilíbrio na balança comercial entre as duas nações.

Em comunicado, a Casa Branca indicou que o conselheiro de Segurança Nacional, Tom Donilon, manteve uma reunião com Yang nesta terça para preparar a visita de Estado do presidente da China, Hu Jintao, no dia 19, em encontro que contou por alguns momentos com o líder americano, Barack Obama.

Obama “reforçou seu compromisso em construir uma relação bilateral exaustiva em seu alcance, positiva em suas conquistas e cooperativa por natureza”, indicou a Casa Branca. Donilon, por sua vez, ressaltou “a importância de esforços efetivos para reduzir os desequilíbrios, tanto na economia global como no comércio entre EUA e China”, segundo o comunicado.

EUA e China mantêm diferenças sobre a cotação do iuane, que segundo Washington se mantém artificialmente baixo, o que beneficia de modo injusto as exportações chinesas em detrimento das suas. Pequim prometeu permitir uma maior flutuação gradual de sua divisa, que fechou o ano com a cotação de 6,5896 unidades por dólar, a mais alta em 17 anos.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador