O corte de juros na Coréia e a queda das ações asiáticas

Da Folha

Ações caem na Ásia após corte de juros na Coreia do Sul

As ações asiáticas caíram nesta quinta-feira. Um corte surpresa dos juros na Coreia do Sul e uma queda inesperada no emprego na Austrália aumentaram os temores sobre o crescimento econômico global, ferindo ainda mais o apetite do investidor, que já era afetado pela falta de sinalizações claras de mais estímulo norte-americano.

A ata da reunião de junho do Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos), divulgada na quarta-feira, mostrou que pode ser necessário que as condições piorem antes que as autoridades afrouxem ainda mais a política monetária para estimular a economia norte-americana, enquanto as divulgações de lucros corporativos no país e resultados fracos na Europa alimentaram expextativas para uma temporada fraca de lucros.

A decisão do banco central da Coreia do Sul de cortar as taxas de juros pela primeira vez em mais de três anos segue uma série de cortes na última semana, da Europa ao Brasil e China, visando a diminuir o impacto da crise da dívida da zona do euro.

“Ainda há preocupações nos mercados europeus e estrangeiros, mas parece que o banco central da Coreia decidiu que é necessário se unir aos esforços das recentes ações tomadas pela China e outros países”, afirmou o analista de renda fixa do Taurus Investment & Securities Kong Dong-rak.

Às 7h35 (horário de Brasília), o índice MSCI , que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, caía 2,14%. As ações australianas ampliaram as perdas depois dos dados de emprego no país e caíram 0,7%.

O emprego na Austrália caiu em 27 mil em junho, enquanto analistas esperavam estabilidade, mostrando um resultado surpreendentemente fraco e levando o dólar australiano a cair meio centavo e incentivando investidores a precificar uma chance maior de mais cortes nas taxas de juros.

As ações de Hong Kong tiveram a maior queda da região, com um recuo de 2,03%, com investidores cautelosos antes da divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) da China na sexta-feira, que deve mostrar o crescimento mais lento em mais de três anos.

O índice Nikkei do Japão cedeu 1,48%.

Em Cingapura, as ações desvalorizaram-se 0,58%, enquanto o mercado em Taiwan teve queda de 1,75%. Na contramão, os papéis de Xangai subiram 0,46%.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador