O debate da guerra cambial no G-20

Do Valor

G-20 deve apontar para efeitos da política monetária sobre o câmbio

MOSCOU – O G-20, grupo das 20 principais economias do mundo, vai reforçar a promessa de que suas políticas monetárias domésticas estarão centradas em estabilidade de preços e crescimento, em vez de desvalorização de suas moedas. Essa é uma das afirmações que constam da versão preliminar do comunicado que o grupo pretende divulgar no sábado, segundo dia do encontro dos ministros de Finanças e presidentes dos Bancos Centrais dos países membros.

Em busca de impulso para o crescimento anêmico de suas economias, muitos dos membros do G-20 têm recorrido a níveis sem precedentes de estímulos monetários. Em muitos casos, isso tem enfraquecido suas moedas e criado problemas para países em desenvolvimento, que recebem grandes quantidades de capital e sofrem com o fortalecimento de suas moedas.

As últimas rodadas de medidas de estímulo estão levando a novas acusações de que alguns países enfraquecem deliberadamente suas moedas para fortalecer as exportações e levar vantagem sobre outros países.

Os ministros das Finanças e os presidentes de Bancos Centrais estão fazendo sua primeira reunião deste ano em Moscou, nesta sexta e sábado, e preparam o tradicional comunicado sobre o estado da economia global, entre outros assuntos.

Uma fonte que participa da produção do documento disse à Dow Jones Newswires que as autoridades irão monitorar desvios de finalidade de suas ações de políticas monetárias.

“Política monetária deve ser direcionada à estabilidade dos preços, ao mesmo tempo em que dá suporte à recuperação econômica”, informa a versão inicial do comunicado, segundo a fonte.

As autoridades farão uma abrangente promessa de evitar políticas de defesa de interesses nacionais que prejudiquem outros países.

“Reafirmamos nosso compromisso de alcançar uma duradoura redução das desigualdades globais por meio de ações conjuntas que evitem desalinhamentos persistentes de taxas de câmbio, afastem desvalorizações competitivas, resistam ao protecionismo em todas as formas e mantenham os mercados abertos”, conclui a versão preliminar do comunicado.

A chamada guerra cambial deve ser exaustivamente debatida no encontro das autoridades econômicas do G-20. Há pouco tempo, declarações do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e de seus auxiliares sugerindo que estão perseguindo uma cotação específica para o iene, e mais fraca, causaram preocupação em outras nações.

O comunicado do G-20 não contém, porém, qualquer menção a um país ou moeda especificamente, ainda que algumas autoridades, como as russas, queiram fazer um documento mais assertivo sobre câmbio.

(Dow Jones Newswires)

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador