O desemprego em outubro

Da Folha.com

Desemprego registra em outubro menor taxa da série histórica, aponta IBGE 

PEDRO SOARES
DO RIO 

A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país ficou em 6,1% em outubro, ante os 6,2% contabilizados em setembro, segundo os dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O índice é o menor registrado na série histórica, iniciada em março de 2002.

Em outubro de 2009, a taxa havia sido de 7,5% 

O IBGE registrou em outubro 1,444 milhão de pessoas desocupadas, com queda de 2,4% no confronto mensal e de 17,6% ante igual período em 2009.

ApopA população ocupada, por seu turno, foi de 22,345 milhões de trabalhadores, o que indica alta de 0,3% ante setembro e de 3,9% em relação a outubro do ano passado.

Já a renda média do trabalhador cresceu 0,3% ante setembro e 6,5% frente ao mesmo intervalo no ano passado, ficando em R$ 1.515,40.

A taxa de desemprego caiu de setembro para outubro na esteira da maior oferta de postos de trabalho, gerados em número suficiente para fazer frente à procura por uma nova colocação.

De um mês para o outro, foram criadas 63 mil vagas, mais do que o crescimento do número de pessoas desocupadas (36 mil).

O IBGE mede a situação do mercado de trabalho nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre. Cerca de 44 mil domicílios são pesquisados. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador