O fechamento da fábrica da Vulcabrás

Do Estadão

Vulcabras fecha unidade e demite 800 trabalhadores em Parobé-RS

Empresa atribui medida à perda de competitividade das exportações e à concorrência no mercado nacional dos calçados produzidos no exterior

PORTO ALEGRE – O grupo Vulcabras/Azaleia confirmou nesta segunda-feira, 9, o fechamento de sua unidade de produção de calçados de Parobé (RS) e a demissão dos 800 empregados da fábrica. A empresa atribuiu a medida à perda de competitividade das exportações brasileiras e à concorrência, no mercado nacional, dos calçados produzidos no exterior, facilitadas pelo câmbio.

“Na atual conjuntura econômica brasileira, os setores intensivos em mão de obra têm sido obrigados a realizar ajustes em função de vários fatores adversos que já foram extensivamente diagnosticados, mas que seguem intocados pela política econômica e, incompreensivelmente, com perspectivas cada vez mais claras de consolidação”, diz um trecho do texto.

“Temos feito progressos no ajuste a esta conjuntura, mas a crescente participação de calçados importados no mercado interno e a perda de competitividade nas exportações não favorecem uma expansão expressiva dos nossos volumes de venda”, prossegue a nota. “Assim, os ajustes de produtividade que preferencialmente – para nós e nossos colaboradores – poderiam ser feitos com ”maior produção com os mesmos meios” têm que ser feitos na base de ”mesma produção com menores meios”, impondo-nos a dura tarefa de acelerar as reduções de custos para a velocidade determinada pelo avanço das variáveis externas à companhia”.

A empresa também considera que apesar de “relativo, pequeno”, por cortar 800 vagas de um total de 44 mil que o grupo têm em suas fábricas e reduzir a produção de 250 mil para 242 mil pares de calçados por dia, o ajuste se tornou uma “medida penosa, porém necessária”.

O grupo vai manter em Parobé as diretorias de Marketing e Desenvolvimento de Produtos, de Tecnologia e de Planejamento, bem como as áreas de Suprimentos, Logística e Recursos Humanos, com cerca de 1,5 mil profissionais. A cidade da encosta da serra do nordeste do Rio Grande do Sul foi o berço da Azaleia, fabricante de calçados femininos e esportivos criada em 1958 e vendida para a Vulcabras em 2007.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador