O leitor propõe

Do leitor Carlos Manoel Marques

“Ao pessoal que aqui escreve :

Minha proposta economica para um país melhor : (Críticas são bem vindas)

1- Redução drástica da taxa de juros reais para valores equivalentes ao do Banco Central Europeu ou do FED norte-americano, incorporando nesta taxa o spread do risco país.

2 – Linha de crédito do BNDES (com custo real zero) para investimentos na infra estrutura de exportação/importação de uma maneira a baixar os custos dos bens
transacionados.
3 – Redução gradativa pelo BC na compra de moeda estrangeira. Este é um gasto no orçamento que deveria ser realocado para investimento interno. Ou seja, manter nivel de reservas num valor que seja internacionalmente aceitável e não mais.
4 – Fluxo de recursos externos permitidos somente para investimentos novos em produção.
5 – Permitir abertura de contas em moeda estrangeira, dentro do pais de uma maneira tal a permitir o deposito desses fluxos sem ter que passar pela autoridade do BC.
6 – Redução gradativa até “zero” do imposto de importação. Manter só o ICMS e IPI de uma maneira tal a manter equanaminidade com produtos nacionais.
7 – Redução gradual dos impostos incidentes na cadeia produtiva nacional de uma maneira tal a transferir renda para a população.
Prioritariamente em alimentos, medicamentos e vestuário. Bens da construção civil também.
8 – Aumento de impostos sobre combustíveis fósseis de uma maneira tal a incentivar desenvolvimento e comerciaização de bioenergias.
9 – Aumento gradual e significante sobre bebidas alcoolicas e fumo. Direcionar esse aumento de imposto para uso em melhorias do sistema de saúde.
10 – Imposto diferenciados para industria automobilistica priorizando menores impostos para os veículos de maior eficiencia energética.
11 – Incentivo para as industrias para que implemente projetos de cogeração jogando o excedente da energia na rede. Industria que investisse em projetos de cogeração ambientalmente responsáveis, receberiam um “selo verde” para seus produtos.

Srs, o acima disposto serve para ser criticado, comentado e acrescido com outras idéias. Vamos debater !

Ps – Pessoal, essa proposta é do leitor Carlos, não minha.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador