Os movimentos dos EUA para afastar seus concorrentes no comércio internacional

Sugerido por Nilva de Souza

Da Carta Capital

Quando os EUA entram em cena
 
A economia norte-americana volta a ensaiar hábitos paquidérmicos para afastar seus concorrentes no comércio internacional
 
por Rui Daher
 
A economia norte-americana volta a ensaiar hábitos paquidérmicos para afastar seus concorrentes no comércio internacional
 
Ao assumir o Federal Reserve, banco central norte-americano, Janet Yellen foi clara: seu único objetivo será defender os interesses soberanos dos EUA. O que nunca deixaram de fazer, mesmo quando travestidos de invasores em defesa da democracia.
 
Assunto menor para momento tão importante, não mencionou que essa soberania inclui não pagar o que devem ao Brasil, após condenação na OMC (Organização Mundial do Comércio), em 2005, por irregularidades na concessão de subsídios aos produtores de algodão.
 
Não honrar passivos internacionais é algo que em passado não muito remoto fez brasileiros tremerem de medo. A Argentina o fez e até hoje é mal recebida em círculos diplomáticos e financeiros tradicionais. “Onde os fracos não têm vez”, por certo.

 
Depois de substituírem a Inglaterra na hegemonia mundial, colocarem a economia a seus pés com a II Guerra e o Acordo de Bretton Woods, e eliminarem a polarização da Guerra Fria, agora, os EUA se veem ameaçados de dividirem seu protagonismo com a China, em sua ascensão a maior economia do planeta.
 
Calma, americanófilos de plantão, sem pânico. Arsenais de guerra continuarão contando mais do que economias para manutenção de poder. Se você tivesse que escolher entre perder a casinha lá na Marambaia ou a vida, qual seria a opção?
 
Na última safra, o Brasil investiu forte na cotonicultura. Desestimulados com os preços do milho, os agricultores atacaram de soja e algodão. Enquanto a área de milho diminuiu 5%, soja e algodão aumentaram 7% e 22%, respectivamente.
 
Mesmo agora, com as segundas safras em plantio e enfrentando problemas climáticos pontuais, estão previstos redução na área de milho e aumento na de algodão. A meu ver, uma aposta equivocada. A manada produtora foi nessa direção e acredito que, muito cedo, o milho recuperará seus preços.
 
A produção brasileira de caroços e plumas concentra-se 85% nos estados de Mato Grosso e Bahia. A CONAB prevê o Brasil colher 2,5 milhões de toneladas de caroço de algodão e 1,6 milhão do produto em pluma.
 
Com a demanda interna de pluma estagnada nos últimos anos, próxima de 900 mil toneladas, efeito de câmbio defasado e importações prejudiciais às indústrias têxtil e de confecções, um volume significativo precisará ser direcionado à exportação.
 
É aí que os EUA entram em cena.
 
Em processo de tirar a cabecinha para fora do pântano que a sugou em 2007/2008, a economia norte-americana volta a ensaiar hábitos paquidérmicos para afastar seus concorrentes no comércio internacional.
 
Assim como, anualmente, o Brasil divulga seu Plano de Safra, o governo dos EUA acaba de apresentar, para aprovação no Congresso, o “Farm Bill”. Depois de ensaiar restrições a subsídios e incentivos para amainar os perrengues de lá, não é de duvidar que o plano venha cheio de traquinagens para trazer os perrengues para cá.
 
Um deles, no algodão. Segundo a ABRAPA, Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, mecanismos de garantia de preços e seguros podem causar distorções de até 15% nas cotações do produto.
 
Quer dizer, não pagam e ainda apertam o torniquete.
 
Há quem critique nossa dedicação ao Mercosul e a diversificação de nossos destinos de exportação, supondo verdadeira a pérola que fez inesquecível o embaixador Juracy Magalhães (1905-2001): “o que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil”.
 
Ao Brasil foi dada autorização de retaliar os EUA em itens à nossa escolha. Temerosos, bonzinhos ou cordiais, vimos adiando cumpri-las, valendo-se de acordos e promessas, que se transformaram em prestações mensais, há cinco meses atrasadas. Casas Bahia?
 
Nesta semana, o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, em reunião na CAMEX, Câmara de Comércio Exterior, considerou o momento ainda não adequado para retaliar. Depois de nove anos.
 
Desconsiderou, inclusive, duas sugestões enviadas por mim.
 
Na área de produtos, impor taxas altíssimas para importação de molhos barbecue. Quem sabe evitaríamos estragar o sabor de nossas carnes.
 
E, na área de propriedade intelectual, internarem os deputados federais Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Marco Feliciano (PSC-SP) numa comunidade Amish norte-americana. Por 30 anos.
Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. agora é a vez

    Agora é a vez de impor um governo democrático no petróleo da Venezuela.

    Os eua são uma democracia estruturada para homens brancos de negócios.

  2. O que mais gostei mesmo foi

    “internarem os deputados federais Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Marco Feliciano (PSC-SP) numa comunidade Amish norte-americana. Por 30 anos.”

    Sugestão aceita, onde eu assino!

    Agora o atraso na retaliação brasileira no caso do algodão é inexplicável. Por que no dia do Brasil ser condenado, terá que pagar cash.

  3. kkkkkkk

    “Desconsiderou, inclusive, duas sugestões enviadas por mim.

     na área de propriedade intelectual, internarem os deputados federais Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Marco Feliciano (PSC-SP) numa comunidade Amish norte-americana.”

     

    kkkkkkkkkkkkk 

    Apoiado

  4. demais ajudantes

    Não podemos esquecer a ajuda do nosso amado pig, quinta coluna paga e financiada pelo eua podre democracia de negociatas e as suas campanhas para entrega das petrobazes nativas, afinal somos péssimos administradores e se antigamente espelhinhos e miçangas eram sonhos de consumo hoje um apartamentinho em Miami é suficiente.

  5. Hipocrisia e realidade

    Em toda história é sabido que os impérios não são diferentes em suas estratégias de manter o poder. Com os EUA não seria diferente. Quando houver a futura e inevitável queda , nascerá um novo lider imperialista que usará e fará os mesmos procedimentos de dominação. O nosso querido Brasil , se um dia chegar a esta condição (logicamente se a humanidade ainda existir) também será um imperialista selvagem.

  6. Os EUA já eram

    Os Estados Unidos da América devem somente para a China 1,44 trilhão de dólares. Para o Japão os norte-americanos devem 1,17 trilhão de dólares. Para o Brasil devem pouco mais de 200 milhões de dólares. Na verdade, os EUA devem para todo mundo, ninguém cobra por que eles não tem como pagar e se isto acontecer quebra o sistema monetário internacional.

    O Brasil não precisa mais dos EUA para nada, tudo o que vendemos para os EUA, mais ou menos uns 20% de nossas exportações, pode ser direcionados para a China, Japão e Europa. Graças ao Lula acabou a dependência intelectual e econômica aos tiranos lá de cima.

    1. Quanta besteira junta. Quem

      Quanta besteira junta. Quem comprou BONUS do Tesouro americano cujo prazo de vencimento é de TRINTA anos, não tem como “”COBRAR””, tem que esperar o vencimento e eles podem pagar emitindo dinheiro.

      Os EUA são o UNICO pais grande importador de MANUFATURADOS do Brasil, não compram commodities, o Brasil não tem como vender esses manufaturados para a China, DE JEIRO NENHUIM e nem de graça. O grosso dessas manufaturas são produzidas no Brasil por subsidiarias de empresas americanas que exportam para suas matrizes, só a Caterpillar do Brasil  exporta 1 bilhão de dolares por ano.

      Mais, o Brasil IMERECIDAMENTE ainda goza do Sistema Geral de Preferencias que ISENTA as nossas exportações de manufaturas de tarifas nos EUA, esse Sistema  é para paises muito pobres, nós já estamos numa faixa superior mas os Estados Unidos ainda nos mantem do SGP por razões politicas.

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador