Os problemas de assistência técnica e garantia da Apple

Por lucianofernandesjr

Sr. Nassif:

Muitas vezes temos uma falsa impressão da imagem que grandes corporações nos impõem, seja através da propaganda maciça, seja através da mídia coaptada pela remuneração obtida através das inserções publicitárias.

Há vários episódios e, se tiver interesse, os descreverei. Mas meu objetivo por enquanto  é descrever um episódio singular que envolve a empresa Apple, empresa associada a inovações e mitos, como de Steve Jobins,a imagem de ética e inovação que parece sólida como um muro de concreto.

Mas em minha profissão aprendi a distinguir entre todo o aparato propagandista e pretensamente legal e a realidade que se esconde atrás deste, realidade que a alienação não nos permite enxergar, um impulso irracional extensamente utilizado não só por esta empresa, como é regra de empresas inescrupulosas (e destas a exceção é rara, senão quase inexistente).

Dito isto, vamos aos fatos.

1-Adquiri um produto da empresa Apple, mais especificamente, um tablet denominado Ipad há exatos sete dias. Pois bem, no sexto dia, houve a quebra acidental causada por mim da superfície inferior do vidro do aparelho.

2-Entrei em contato com a assistência técnica para agendar o conserto (que seria pago por mim obviamente).

3-Para minha surpresa fui informando que a quebra de qualquer componente do aparelho acarreta a perda da garantia do aparelho e que a Apple não troca peças de produtos avariados.

4-Para piorar ainda mais indicam quem troca o componente quebrado, na conceituadíssima Rua Santa Ifigênia, mas com a ressalva de que a garantia estaria totalmente cancelada.

5-Entrei em contato com o suporte da Apple no seu 0800 e fui informado que se houver quebra do vidro, ou uma mínima trinca poderiam indicar uma assistência que efetuasse o serviço, mas desde minha comunicação a garantia estava cancelada.

6-Indaguei sobre os termos da Garantia que afirmavam que esse fato e depois de mais de meia hora o atendente conseguiu localizar um link (já que inexiste qualquer documento dos termos da garantia que acompanhem o produto) onde não afirma nada sobre a perda da garantia.

7-Argumentando com o atendente perguntei a este se compraria o produto se soubesse dessas condições. “De maneira alguma” foi sua resposta. Ciente de que estava errrado passou a ligação para seu supervisor.

8-Usando a mesma argumentação este afirmou também que jamais adquiriria o produto se tivesse conhecimento destas restrições e chegou ao surrealismo de informar que era a Apple e não ele que impunha as condições.

9-Perguntei-lhe se eu estava ligando para a HP ou outra companhia obtendo como resposta que era do suporte da Apple, mas não tinha nada a ver com isto, que a condição imposta era da companhia e não dele.

10-Dirigi-me a loja que me vendera o produto, onde obtive a informação de que a Apple não tem assistência técnica que conserte produtos, somente os troca, pois “não compensa armá-los” e que indicam pessoas que executam o serviço com a consequente perda da garantia. O gerente afirmou que a própria loja estava com um monitor de um Imac trincado e se quisessem consertá-lo teriam que recorrer a terceiros.

11-Sem me ater das consequências legais da omissão das condições de garantia (no termo afirma que só a Apple pode manusear seus produtos mas não possui assistência técnica para consertá-los no Brasil) proponho que esta companhia escreva em todas as caixas de seus produtos:

COMPRE UM APPLE. SE QUEBRAR LEVE ONDE QUISER E PERCA A GARANTIA.

12-Espero alertar os leitores deste blog (o qual me incluo) para as práticas desta companhia que numa ponta é acusada de utilizar trabalho escravo (mas confessso que pouco sei) e na outra omite criminosamente as condições de manutenção de seus produtos.

13-E mais, alertar que por detrás de sua pretensa ética e inovação se esconde o que há de mais mesquinho, a busca do lucro atropelando qualquer conceito ético ou legal ( nem preciso dizer  que já  acionei judicialmente  esta empresa)

Obrigado desde já pelo espaço.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora