Painel do dia

Lucro do Goldman impulsiona ações de bancos europeus

As ações do setor financeiro subiam acentuadamente na Europa, depois que o gigante bancário dos EUA Goldman Sachs anunciou, surpreendentemente, bons resultados no primeiro trimestre. Os resultados mais fortes que o esperado levam à esperança de que a crise financeira mundial pode estar finalmente começando a ceder. Em Londres, as ações do grupo bancário Lloyds subiram 10,6%, Barclays avançou 11,4% e Royal Bank of Scotland (RBS) ganhou 4,8%. As ações dos principais bancos na França e Alemanha também subiram fortemente, ajudando a impulsionar os mercados acionários.

Clique aqui

Zapatero anuncia “estratégia integral” para recuperar o emprego

O chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, se comprometeu a implementar nos próximos meses uma “estratégia integral” que concentre toda a atividade do governo e ministérios, não só os econômicos, em torno da recuperação do emprego. Zapatero reuniu-se esta manhã com o seu grupo parlamentar, dando seqüência à reforma do Executivo (com a substituição de alguns ministros). A mudança foi realizada pelo presidente devido à necessidade de uma “nova fase” do governo, e de um plano para frear a crise. A Espanha é o país da Comunidade Européia que sofreu as quedas mais acentuadas do nível de emprego.

Clique aqui


SEC investiga Bank of America

A Comissão de Câmbio e Valores Mobiliários (SEC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos está analisando se o Bank of America (BofA) violou a lei ao não revelar aos acionistas sobre o plano do banco Merrill Lynch de pagar US$ 3,6 bilhões em bônus antes de votarem a favor da fusão entre os dois bancos. O Merrill pagou o bônus em dezembro, dias antes de ter sido adquirido pelo BofA, e um mês antes de serem normalmente distribuídos. O BofA comprou o Merrill Lynch em 15 de setembro de 2008, por US$ 50 bilhões.

Clique aqui


Coréia do Sul teme crescimento da China

A Coréia do Sul expressou na segunda-feira a sua preocupação com a ascensão da China como potência econômica mundial, e sublinhou a necessidade de agir preventivamente para conter a crescente influência do vizinho gigante na comunidade internacional. O Ministério de Estratégia e Finanças da Coréia disse, em um “material de referência” de oito páginas, que a influência crescente da China provavelmente vai intensificar a concorrência entre os dois países, em especial nos mercados de exportação e de energia.

Clique aqui


Com economia frágil, Cingapura ajusta moeda

O banco central de Cingapura abrandou a política monetária nesta terça-feira, enquanto a economia da cidade-estado registra a sua maior contração no primeiro trimestre, devastada pela queda na demanda de exportações. A Autoridade Monetária de Cingapura baixou a banda de negociação do dólar cingapuriano, fixando as condições para o enfraquecimento da moeda local. No entanto, o BC disse que vai manter uma posição neutra, mantendo a banda cambial estável e na mesma amplitude. O anúncio foi feito quando o governo informou que o PIB caiu inesperadamente 19,7% no primeiro trimestre, na taxa anualizada, o pior desde 1976, quando o governo começou a compilar suas estatísticas.

Clique aqui


Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador